Defesa de Dissertação – MARCELO DO NASCIMENTO (16/09)

MESTRADO PROFISSIONAL EM QUÍMICA EM REDE NACIONAL ProfQui

PRINCÍPIOS TERMOQUÍMICOS POR MEIO DA ATIVIDADE EXPERIMENTAL PROBLEMATIZADA (AEP): UMA PROPOSTA DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA CRÍTICA

COMISSÃO EXAMINADORA: Drª. Fabiana da Silva Kauark (Instituto Federal do Espírito Santo); Dr. Paulo Rogerio Garcez de Moura (Universidade Federal do Espírito Santo); Dr. André Luís Silva da Silva (Universidade Federal do Pampa) e Prof. Dr. Prof. Dr. Juliano Souza Ribeiro (Instituto Federal do Espírito Santo)

Resumo: O presente trabalho tratou dos princípios da Termoquímica a partir da Aprendizagem Significativa Crítica, com abordagem teórica-metodológica da Atividade Experimental problematizada (AEP), no desenvolvimento de habilidades cognitivas, na perspectiva da Taxonomia de Bloom Revisada (TBR). A pesquisa foi do tipo de pesquisa-intervenção com abordagem qualitativa, utilizando os instrumentos de avaliação dos conhecimentos prévios dos princípios de termoquímica e também da análise fenomenológica sobre Aprendizagem Significativa Crítica nos estudantes da turma da 2ª série da escola de EM estadual “EEEFM Hunney Everest Piovesan”, no munícipio de Cariacica-ES. O tratamento qualitativo dos dados da pesquisa foi realizado por meio do software pNota. Os resultados apresentados demonstraram que os estudantes desenvolveram habilidades cognitivas na aquisição de conhecimento dos princípios da termoquímica em termos de lembrar, entender, aplicar, analisar, avaliar e outros, evidenciando com maior alcance de uma aprendizagem significativa crítica, chegando até o nível da dimensão do processo cognitivo criar de TBR. Foi elaborado um guia didático no formato de e-book sobre os princípios da termoquímica para os docentes de química com a finalidade de desenvolver as habilidades cognitivas nos estudantes de ensino médio.

Defesa de Dissertação – GILIARD CARLETI (15/09)

MESTRADO PROFISSIONAL EM QUÍMICA EM REDE NACIONAL ProfQui

ESTUDOS DOS PROCESSOS OXIDATIVOS DA VITAMINA C: UMA APLICAÇÃO DA ATIVIDADE EXPERIMENTAL PROBLEMATIZADA (AEP)

COMISSÃO EXAMINADORA: Drª. Fabiana da Silva Kauark (Instituto Federal do Espírito Santo); Dr. Paulo Rogerio Garcez de Moura (Universidade Federal do Espírito Santo); Dr. André Luís Silva da Silva (Universidade Federal do Pampa) e Prof. Dr. Joselito Nardy Ribeiro (Universidade Federal do Espírito Santo)

Resumo: O ensino de Química na educação brasileira apresenta muitos desafios principalmente em relação à maneira descontextualizada como ele é trabalhado em sala de aula fato que promove um distanciamento do aluno ao saber científico. Como forma de mudança deste cenário, e visando promover uma aprendizagem significativa, esse trabalho utilizou o processo de ensinar Ciências denominado Atividade Experimental Problematizada (AEP) para promover o aprendizado de princípios de Eletroquímica a partir da contextualização das propriedades antioxidantes da vitamina C. O objetivo desta pesquisa foi elaborar e aplicar uma sequência didática, no viés da Atividade Experimental Problematizada (AEP), com a temática sobre as propriedades antioxidantes da vitamina C para a aprendizagem significativa dos princípios eletroquímicos, dos alunos do ensino médio da EEEFM Polivalente de Linhares I, localizada na cidade de Linhares-ES. Os sujeitos da pesquisa constituíram-se dos alunos da 2ª série do Ensino Médio de uma escola da rede estadual de ensino do estado do Espírito Santo, no município de Linhares. Enquanto que a metodologia de pesquisa adotada foi do tipo pesquisa-intervenção com a abordagem qualitativa em que analisou-se os níveis cognitivos dos alunos alcançados nas questões contidas em um instrumento de coleta de dados, por meio do software computacional denominado pNota. O produto educacional produzido foi um Guia Didático contendo uma sequência didática no viés da Atividade Experimental Problematizada (AEP). Após a análise dos dados constatou-se que a aplicação da SD (problematização, contextualização, experimentação, sistematização e socialização) permitiu um avanço nas aprendizagens dos conhecimentos químicos, evidenciados nos níveis cognitivos avaliados.