Defesa de Dissertação – GILIARD CARLETI (15/09)

MESTRADO PROFISSIONAL EM QUÍMICA EM REDE NACIONAL ProfQui

ESTUDOS DOS PROCESSOS OXIDATIVOS DA VITAMINA C: UMA APLICAÇÃO DA ATIVIDADE EXPERIMENTAL PROBLEMATIZADA (AEP)

COMISSÃO EXAMINADORA: Drª. Fabiana da Silva Kauark (Instituto Federal do Espírito Santo); Dr. Paulo Rogerio Garcez de Moura (Universidade Federal do Espírito Santo); Dr. André Luís Silva da Silva (Universidade Federal do Pampa) e Prof. Dr. Joselito Nardy Ribeiro (Universidade Federal do Espírito Santo)

Resumo: O ensino de Química na educação brasileira apresenta muitos desafios principalmente em relação à maneira descontextualizada como ele é trabalhado em sala de aula fato que promove um distanciamento do aluno ao saber científico. Como forma de mudança deste cenário, e visando promover uma aprendizagem significativa, esse trabalho utilizou o processo de ensinar Ciências denominado Atividade Experimental Problematizada (AEP) para promover o aprendizado de princípios de Eletroquímica a partir da contextualização das propriedades antioxidantes da vitamina C. O objetivo desta pesquisa foi elaborar e aplicar uma sequência didática, no viés da Atividade Experimental Problematizada (AEP), com a temática sobre as propriedades antioxidantes da vitamina C para a aprendizagem significativa dos princípios eletroquímicos, dos alunos do ensino médio da EEEFM Polivalente de Linhares I, localizada na cidade de Linhares-ES. Os sujeitos da pesquisa constituíram-se dos alunos da 2ª série do Ensino Médio de uma escola da rede estadual de ensino do estado do Espírito Santo, no município de Linhares. Enquanto que a metodologia de pesquisa adotada foi do tipo pesquisa-intervenção com a abordagem qualitativa em que analisou-se os níveis cognitivos dos alunos alcançados nas questões contidas em um instrumento de coleta de dados, por meio do software computacional denominado pNota. O produto educacional produzido foi um Guia Didático contendo uma sequência didática no viés da Atividade Experimental Problematizada (AEP). Após a análise dos dados constatou-se que a aplicação da SD (problematização, contextualização, experimentação, sistematização e socialização) permitiu um avanço nas aprendizagens dos conhecimentos químicos, evidenciados nos níveis cognitivos avaliados.