Defesa de Trabalho de Conclusão de Curso (2022-1): Willian

ATIVIDADE EXPERIMENTAL PROBLEMATIZADA (AEP): UMA PROPOSTA INVESTIGATIVA AO ENSINO DA QUÍMICA

WILLIAN DA SILVA FRANÇA

Orientador: André Luís Silva da Silva

Banca: Rafhael werlang e Anelise Schmidt

Trabalho de Conclusão de Curso (TCC-I) apresentado ao Curso de Ciências Exatas – Licenciatura da Universidade Federal do Pampa, como requisito parcial para obtenção do Título de Licenciado em Ciências Exatas – Química.

Em 18/08/2022

RESUMO

Neste Trabalho de Conclusão de Curso, em sua fase de planejamento (TCC-I), abordam-se as temáticas da experimentação investigativa e Atividade Experimental Problematizada (AEP). Têm-se como Problema de Pesquisa: Quais são as possibilidades de um processo de ensino, baseado na AEP, fomentar conexões, estabelecidas pelos alunos, entre a Química tratada em sala de aula e seus problemas cotidianos? Desta forma, procura-se estimular o caráter investigativo e participativo dos alunos, por meio de experimentos, avaliando o processo de construção do conhecimento, no âmbito da componente de Química da Educação Básica.

Palavras-chave: Ensino de Química; Experimentação; cotidiano.