Defesa de Trabalho de Conclusão de Curso (2022-1): Jaque

ATIVIDADE EXPERIMENTAL PROBLEMATIZADA (AEP): QUALIFICANDO ESTRATÉGIAS NO ENSINO DE QUÍMICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA

JAQUELINE CAMARGO SENA RÉGIO

Orientador: André Luís Silva da Silva

Banca: Elenize Nicoletti e Mara Goi

Trabalho de Conclusão de Curso (TCC-II) apresentado ao Curso de Ciências Exatas – Licenciatura da Universidade Federal do Pampa, como requisito parcial para obtenção do Título de Licenciado em Ciências Exatas – Química.

Em 17/08/2022

RESUMO

Este trabalho de conclusão de curso, em sua fase de planejamento, tem como finalidade investigar e discutir a potencialidade de um plano de ensino, pautado pelas conexões entre a Atividade Experimental Problematizada (AEP) e a Alfabetização Científica (AC), em contribuição aos processos de ensino-aprendizagem em Química. Neste propósito, tem-se como problema de pesquisa investigar as potencialidades do emprego da AEP no ensino e na aprendizagem da Química, tendo-se como atenção possíveis associações entre objetos de conhecimento da Química e realidades cotidianas. A proposta possui como público-alvo uma turma do 1° ano do Ensino Médio, de uma escola localizada no município de Santana da Boa Vista, pertencente à rede pública de educação. Para tanto, pesquisa ocorrerá em caráter qualitativo, e a técnica da Análise Textual Discursiva (ATD) será utilizada na análise das respostas dos alunos, a partir da aplicação de questionários. Espera-se com este trabalho perceber a potencialidade da AEP, em conjunto com AC, em qualificar os processos de ensino-aprendizagem em Química, a partir da sua organização teórica-metodológica, tendo em vista o desenvolvimento de interesse e participação dos alunos, destacando-se a experimentação didática.

Palavras-chave: Atividades experimentais, Química, Cotidiano.