Defesa de Trabalho de Conclusão de Curso (2022-1): Gabriela

ENSINO EXPERIMENTAL DE QUÍMICA VIA ATIVIDADE EXPERIMENTAL PROBLEMATIZADA (AEP): POSSIBILIDADES E DESDOBRAMENTOS

GABRIELA ABASCAL

Orientador: André Luís Silva da Silva

Banca: Elenize Nicoletti e Carolina Jauris

Trabalho de Conclusão de Curso (TCC-I) apresentado ao Curso de Ciências Exatas – Licenciatura da Universidade Federal do Pampa, como requisito parcial para obtenção do Título de Licenciado em Ciências Exatas – Química.

Em 18/08/2022

RESUMO

Os métodos de ensino estão fortemente baseados na apresentação de conceitos e, muitas vezes, não permitem aos alunos que dialoguem entre si e debatam acerca das temáticas tratadas em sala de aula, caracterizando-os como agentes passivos, que recebem conteúdos prontos. No ramo das Ciências, onde a Química está inserida, existe uma perceptível dificuldade em aproximar os conhecimentos de sala de aula e cotidiano, com desenvolvimento de aprendizagens significativas. Nesse propósito, a experimentação é uma alternativa que estimula os alunos e pode diminuir esta distância. Este trabalho tem como centro de pesquisa o uso da Atividade Experimental Problematizada (AEP) e suas contribuições para um aprendizado significativo na sala de aula. O público-alvo são estudantes do primeiro ano do Ensino Médio de uma escola privada de Caçapava do Sul/RS, tendo em vista o conteúdo de Funções Inorgânicas. Os instrumentos de geração e análise de informações serão a captura de áudio de seminário a ser proposto, seguido por transcrição da gravação das falas, as quais serão analisadas pela metodologia da Análise Textual Discursiva (ATD). Sendo assim, espera-se consolidar uma proposta de intervenção junto aos alunos capaz de favorecer aprendizagens significativas e lançar luz a outros entendimentos e possibilidades didático-pedagógicas.

Palavras-chave: Ensino de Química; experimentação; Teoria da Aprendizagem Significativa.