Defesa de Dissertação – MARCELO DO NASCIMENTO (16/09)

MESTRADO PROFISSIONAL EM QUÍMICA EM REDE NACIONAL ProfQui

PRINCÍPIOS TERMOQUÍMICOS POR MEIO DA ATIVIDADE EXPERIMENTAL PROBLEMATIZADA (AEP): UMA PROPOSTA DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA CRÍTICA

COMISSÃO EXAMINADORA: Drª. Fabiana da Silva Kauark (Instituto Federal do Espírito Santo); Dr. Paulo Rogerio Garcez de Moura (Universidade Federal do Espírito Santo); Dr. André Luís Silva da Silva (Universidade Federal do Pampa) e Prof. Dr. Prof. Dr. Juliano Souza Ribeiro (Instituto Federal do Espírito Santo)

Resumo: O presente trabalho tratou dos princípios da Termoquímica a partir da Aprendizagem Significativa Crítica, com abordagem teórica-metodológica da Atividade Experimental problematizada (AEP), no desenvolvimento de habilidades cognitivas, na perspectiva da Taxonomia de Bloom Revisada (TBR). A pesquisa foi do tipo de pesquisa-intervenção com abordagem qualitativa, utilizando os instrumentos de avaliação dos conhecimentos prévios dos princípios de termoquímica e também da análise fenomenológica sobre Aprendizagem Significativa Crítica nos estudantes da turma da 2ª série da escola de EM estadual “EEEFM Hunney Everest Piovesan”, no munícipio de Cariacica-ES. O tratamento qualitativo dos dados da pesquisa foi realizado por meio do software pNota. Os resultados apresentados demonstraram que os estudantes desenvolveram habilidades cognitivas na aquisição de conhecimento dos princípios da termoquímica em termos de lembrar, entender, aplicar, analisar, avaliar e outros, evidenciando com maior alcance de uma aprendizagem significativa crítica, chegando até o nível da dimensão do processo cognitivo criar de TBR. Foi elaborado um guia didático no formato de e-book sobre os princípios da termoquímica para os docentes de química com a finalidade de desenvolver as habilidades cognitivas nos estudantes de ensino médio.