Desfile do Dia Nacional dos Surdos em Jaguarão

O desfile contou com a participação especial da Escola Castanho Branco, UNIPAMPA, prefeitura de Jaguarão. O desfile sobre Dia Nacional dos Surdos foi uma amostra para as pessoas assistirem nas ruas e relembrarem as lutas dos direitos e cidadãos brasileiros para valorizar a língua e cultura surda.

Confira as imagens do evento:

“Os surdos: o jeito de ser na sociedade brasileira” – por Márcio Aurélio Friedrich

O Brasil comemorou no dia 26 de setembro o Dia Nacional dos Surdos, data que representa uma oportunidade para relembrar os desafios e as lutas por melhores condições de vida dos surdos. Foi uma grande conquista dos surdos a assinatura da Lei n° 10.436/2002, que oficializou a Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS e o Decreto 5.626/2005 que, dentre outras regulamentações, tornou obrigatório o ensino de LIBRAS nos cursos de formação de professores. Com isso, abriu-se as portas para a educação bilíngue, que possibilita o aprendizado dos surdos diretamente em LIBRAS.

Surdos são cidadãos brasileiros, com direito à comunicação em LIBRAS, necessitando de intérpretes para auxiliar na comunicação em serviços públicos. Essa iniciativa é importante para a população surda poder utilizar as atividades de tradução/interpretação em LIBRAS para realizar, por exemplo, consultas médicas, acesso à justiça, ao mercado do trabalho, ao ensino nas escolas e universidades e em vários outros lugares. Isso melhora a qualidade de vida para os surdos.

A melhor forma de incluir os surdos na sociedade brasileira é através da acessibilidade a todos os espaços com a comunicação em LIBRAS. Como nos espaços midiáticos, onde pode-se introduzir o intérprete de LIBRAS para traduzir as informações faladas para quem não pode ouvir, através de legendas. Sem isso, muitos surdos tem acesso restrito às informações. Muitas universidades hoje possibilitam aos surdos a acessibilidade através de tradutores/intérpretes da LIBRAS. É por isso que devemos buscar a qualificação profissional constantemente.

Além da formação, a pessoa surda pode mostrar que tem habilidades, conhecimentos e talentos. Somos dotados de cultura, identidades e hábitos da comunidade. Temos orgulho de ser surdo, porque nos sentimos felizes com nossa língua e cultura. Nossa única diferença é que não ouvimos a voz, mas somos mais visíveis, por isso temos a comunicação. Não queremos ser chamados de coitados, macacos, marginalizados, mudos, mudinhos, mudões, surdos-mudos, dentre outras expressões postas pelos que não são surdos. Isso significa a nossa desvalorização e discriminação. Torço e luto para que toda a sociedade seja acessível aos surdos.

Sonho com o dia em que poderei me comunicar em Libras em qualquer rua, em qualquer cidade, em qualquer lugar em que for, pois as pessoas saberão da importância da LIBRAS como uma língua com a qual nós, surdos, nos comunicamos.

Temos direto não só de ir e vir, mas, também, de nos comunicar. Parabéns a nós, surdos!

Tradução em português por Cristiane Terra (Rio Grande)