NInA recebe livros acessíveis da Fundação Dorina Nowill para Cegos

O Núcleo de Inclusão e Acessibilidade (NInA), desde o mês de março, passou a receber livros em formato braile, falado e digital acessível da Fundação Dorina Nowill.

Os primeiros exemplares recebidos pelo núcleo foram: 1 Dicionário de Português Houaiss em formato áudio, 4 volumes do Atlas Geográfico da editora Melhoramentos em braile e fonte ampliada e 30 livros de clássicos infantis. O NInA ficará responsável pela distribuição destes livros aos campi de acordo com a área de interesse. Duas coletâneas dos clássicos infantis já foram entregues aos interfaces do NInA nos campi: dia 10 de junho aconteceu a entrega ao campus Bagé e no dia 12 de junho foi a vez do campus Jaguarão receber os livros.

NInA entrega livros acessíveis no campus Jaguarão

A Fundação Dorina Nowill se dedica à inclusão social das pessoas com deficiência visual por meio da produção e distribuição gratuita de livros acessíveis, diretamente para pessoas com deficiência visual e para cerca de 2.500 escolas, bibliotecas e organizações de todo o Brasil, contemplando – desde 2010 – a Universidade Federal do Pampa (Unipampa) através de iniciativa do campus Alegrete que, atualmente, conta com cerca de 300 exemplares em formatos acessíveis em seu acervo.

Esta ação contempla o Projeto de Desenvolvimento Institucional 2014-2018, eixo Aperfeiçoamento Institucional, em seu objetivo 3 – Garantir às pessoas com deficiência condições de acesso e permanência na Universidade, iniciativa Acervo pedagógico e cultural voltado para questões que visem garantir condições de igualdade às pessoas com deficiência, indicador Planejamento de ações para adequação do acervo pedagógico e cultural apresentado.

Uma outra ação neste mesmo sentido foi a inscrição da Unipampa junto ao Instituto Benjamin Constant (IBC), no Rio de Janeiro, para recebimento de livros em formato áudio, de uso exclusivo por pessoas cegas.