Campus Alegrete promove curso sobre a gestão do desenvolvimento inclusivo da escola

Estão abertas as inscrições para o curso A Gestão do Desenvolvimento Inclusivo da Escola – Ensino a distância (EaD), promovido pelo Campus Alegrete – Universidade Federal do Pampa (Unipampa).  O curso será realizado no período de junho a novembro de 2016 e estão sendo ofertadas 25 vagas, tendo como principal público-alvo profissionais da  Educação Básica que atuam em escolas públicas no município de Alegrete. A carga horária total do curso é de 80 horas e os conteúdos programáticos abrangem desde a conceituação, histórico, legislação e políticas públicas envolvendo a inclusão no Brasil, principalmente no que se refere ao ambiente escolar, até metodologias e princípios referentes ao planejamento inclusivo na escola e para a disponibilização do Atendimento Educacional Especializado – AEE.

O objetivo é proporcionar aos cursistas espaços de discussão e construção de conhecimentos relativos à gestão da prática inclusiva nas escolas, segundo a intérprete de libras da Unipampa, Roberta Messa. Nesse sentido, haverá reserva de cota de vagas para professores, com prioridade para aqueles que atuem com alunos com necessidade de inclusão, o que deverá ser comprovado por meio de documento fornecido pela equipe diretiva da escola. O restante das vagas  ficará disponível para outros profissionais e o preenchimento das mesmas se dará de acordo com a ordem de inscrição.

De acordo com Roberta Messa, a proposta surgiu pela crescente demanda dos profissionais que trabalham no âmbito educacional e buscam espaços de formação continuada ligados à perspectiva da Educação Inclusiva, sendo assim pretendesse discutir as possibilidades e os limites das práticas pedagógicas voltadas ao acesso e a aprendizagem plena dos sujeitos que constituem o espaço escolar. O curso será desenvolvido na modalidade de Ensino a Distância, por meio da plataforma Moodle, facilitando o acesso aos materiais e a interação com os cursistas. O primeiro encontro será presencial e os demais encontros serão EaD.

As inscrições podem ser feitas até o dia 15 de maio de 2016, por meio do link disponível  no item Agenda NInA, na página do NInA,  campus  Alegrete.

Programa

Módulo I – Introdução e Fundamentação Aula Inicial: Roda de Conversa História da Inclusão; Conceito e características e trajetória da inclusão escolar; Legislação e Políticas Públicas voltadas à Inclusão no Brasil.

Módulo II – Inclusão Social e Diversidade; Igualdade – direito de todos; Conceitos de Inclusão Social e Diversidade; Inclusão ou integração na escola.

Módulo III – Planejamento Inclusivo – Princípios do planejamento inclusivo na escola; Metodologias de ensino aplicadas a pessoas com deficiência; AEE – Conceito, estrutura e finalidade.

Módulo IV – Metodologia e produção do trabalho final – Fundamentos metodológicos; Elaboração de um relato de experiência que subsidiará a produção de uma revista digital.

02/05 a 15/05 Período de inscrições via internet

16/05 a 20/05 Período de organização do processo seletivo

23/05 Divulgação do resultado final

11/06 Início do curso – 1ª aula presencial, às 9h na sala 101 do campus Alegrete- Unipampa