Vencendo barreiras na educação e construindo a acessibilidade

Na noite de 11 de maio foi ministrada pelo professor André Daniel Paixão, nas dependências da Escola Municipal Professor Miranda, a palestra “Vencendo barreiras na educação e construindo a acessibilidade”. O principal intuito do evento foi incentivar estudantes surdos da referida escola, que estão cursando o Ensino Fundamental na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), a prosseguirem suas vidas escolares e almejarem uma carreira profissional bem sucedida.

O tema central da palestra foi a superação de André, que nasceu ouvinte, mas perdeu a audição progressivamente a partir do primeiro ano de idade, em consequência de uma doença. O professor relatou toda a trajetória vivida até tornar-se docente na Universidade Federal do Pampa, citando momentos significativos como a decisão de sua mãe de mudar da cidade natal Chapecó (SC) para Porto Alegre (RS), em busca de uma educação adequada às necessidades de André. O preconceito enfrentado durante todo percurso acadêmico, as barreiras linguísticas e a falta de intérprete de LIBRAS (sua língua materna) foram citados como os maiores desafios. Após superar tantos obstáculos, a escolha pela profissão docente foi fundamental na vida do professor, que percebeu nesta opção uma oportunidade de transformar dificuldades em conquistas, utilizando sua própria história como exemplo e incentivo.

O convite ao professor André foi realizado pela intérprete de Libras e professora de Língua Portuguesa Eliege Moreira, servidora do Núcleo de Inclusão e Acessibilidade (NInA) da UNIPAMPA, que também atua esporadicamente no campus Bagé traduzindo e interpretando para o respectivo professor. Sendo assim, o evento recebeu o apoio do NInA/UNIPAMPA e contou com a presença de sua coordenadora, Mônica Brasil Caumo, que destacou a atuação da UNIPAMPA como um modelo de gestão humanizada, realçando a importância do ensino gratuito e de qualidade ofertado pela instituição nos municípios de sua abrangência.

A Coordenadora fez um breve relato do trabalho realizado pelo NInA, setor responsável pela articulação de ações que visam contribuir com o desenvolvimento e implantação de políticas de inclusão e acessibilidade na UNIPAMPA. Destacou ainda a oportunidade concreta de qualificação e inclusão que a Universidade oferece a todos, salientando que as limitações não podem ser encaradas como barreiras intransponíveis para os estudantes e que os mesmos podem realizar todos os seus sonhos, desde que persistam rumo aos seus objetivos. Ao final, um dos estudantes presentes pediu a palavra e manifestou sua gratidão pelo evento, parabenizando o professor André e destacando que “os sonhos são possíveis sempre que houver luta e persistência”.