Data da atividade: 18/03/2026
No dia 18 de março de 2026, os estudantes do 4º semestre do Curso Integrado em Informática do Campus Bagé do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) participaram do lançamento de uma atividade planejada com o objetivo de tornar o estudo da Geometria mais dinâmico, envolvente e significativo. A proposta, baseada na construção de um Jardim Geométrico, foi apresentada com suas etapas, critérios, objetivos e orientações, incentivando a criatividade, a organização e o protagonismo dos alunos ao longo de todo o processo.
A atividade será desenvolvida ao longo de, aproximadamente, quatro semanas, período em que os estudantes contarão com o suporte dos bolsistas e da professora supervisora. Durante esse tempo, irão planejar o jardim, selecionar ideias, realizar os cálculos necessários — como áreas e orçamentos — e organizar suas propostas em um projeto estruturado. Ao final da segunda semana, os grupos deverão apresentar seus projetos contendo os cálculos de área e orçamento, possibilitando a realização de ajustes necessários antes da execução.
Na etapa seguinte, os estudantes darão continuidade ao desenvolvimento de suas propostas, considerando as orientações recebidas. Ao final da quarta semana, será realizada a apresentação do Jardim Geométrico construído, evidenciando todo o processo desenvolvido pelos grupos.

