PIBID INSTITUCIONAL UNIPAMPA | Site de publicações e divulgações do Projeto PIBID-UNIPAMPA | Página: 3

PIBID INTERDISCIPLINAR DA SOCIOLOGIA DA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO TRICENTENÁRIO APROVA E APRESENTA TRABALHOS NO 17° SIEPE EM BAGÉ

O grupo de Pibidianos da escola Tricentenário submeteu trabalhos para avaliação e apresentação no 17° Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (SIEPE). Os trabalhos submetidos têm por objetivo relatar a experiência dos pibidianos em decorrência de suas atividades na escola integrante. Sendo assim, o primeiro trabalho irá relatar a experiência do Pibid no ensino regular e integral do ensino médio, abordando a realização de projetos próprios dos pibidianos e integrados a alguns existentes na escola. Por outro lado, o segundo trabalho aborda as experiências com o EJA (educação de jovens e adultos) que ocorre no período da noite, sendo uma modalidade marcada pelo perfil heterogêneo dos estudantes, em sua maioria com trajetórias interrompidas, responsabilidades familiares e demandas profissionais que influenciam diretamente sua relação com a escola. Em ambos relatos, identifica-se uma necessidade de abordagem mais dinâmica para o melhor
aprendizado e foco dos alunos em um determinado conteúdo, como por exemplo, o uso dos
Chromebooks disponibilizados pela escola para os estudantes realizarem pesquisas, produzir slides, etc. Portanto, os dois relatos se justificam visto que, as experiências de iniciação a docência proporcionada pelo PIBID são essenciais para a formação docente, aproximando o aluno de licenciatura ao cotidiano escolar em suas várias camadas. O 17° SIEPE ocorreu de 4 a 6 de novembro, os relatos foram apresentados por um Pibidiano de cada grupo, Andressa Antunes e Bruno Pereira.

Texto elaborado por Gianna Cacciatore

COLÉGIO ESTADUAL GETÚLIO VARGAS VINCULADO AO PIBID DA SOCIOLOGIA PROVA E APRESENTA TRABALHOS CIENTÍFICO NO 17° SIEPE

Atualmente, muito se discute sobre diversos temas raciais com o objetivo de diminuir o preconceito existente nos mais variados ambientes sociais. Com isso, oColégio Estadual Getúlio Vargas vinculado ao PIBID da sociologia desenvolveu um estudo interdisciplinar capaz de reunir a socialização dos alunos e pibidianos no desenvolvimento do projeto intitulado Narrativas da Resistência de uma Mulher Negra na História: ‘’Um defeito de cor’’ aprovado para ser apresentado no décimo sétimo Salão de Inovação, Ensino, Pesquisa e Extensão.
Pesquisa essa que visa criar uma minissérie audiovisual baseado no livro de Ana Maria Gonçalves, Um Defeito de Cor, que tem por objetivo protagonizar os estudantes do Ensino fundamental anos iniciais, finais e médio, como forma de trabalhar questões raciais e a interdisciplinaridade com as diferentes áreas do conhecimento das grades curriculares dos alunos. Envolvendo a leitura e interpretação da obra, o diálogo guiado pela professora responsável e a criação e elaboração de um material audiovisual como forma de compreensão da temática racial.
Diante desse contexto racial, percebemos diversos abusos cometidos por homens que se sentiam detentores do poder e da supremacia da raça branca. Não é de se espantar pelas violências relatadas no livro de Ana Maria Gonçalves (2009) a fragilidade humana de rebaixar outras etnias como forma de satisfação pessoal.
Desse modo, o Brasil como por exemplo no período escravocrata tinha como principal meio econômico o tráfico de pessoas negras como mercadorias a serem vendidas e exploradas. (Silva, 2025). Das barbáries ao futuro marcado com a difícil reparação histórica que muito provavelmente não será feita.
Acerca disso, como objetivo geral do projeto, desenvolver nos alunos uma consciência histórica e cultural sobre a população negra no Brasil por meio da leitura crítica do romance Um Defeito de Cor. Estimulando a produção criativa e coletiva dos alunos em relação ao assunto proposto. Gerar esse debate de inclusão social nos traz não só conforto para diversas pessoas que se sentem desconfortáveis em uma sociedade majoritariamente composta por pessoas brancas, mas sim protagonismo e referência para esses estudantes. Dados do IBGE (2022, n. p.) apontam que ‘’[…] em 2022, cerca de 43,5% (88,2 milhões de pessoas) se declararam brancas, 10,2% (20,6 milhões) se declararam pretas, 0,6% das pessoas (1,2 milhão) se declararam indígenas e 0,4% (850,1 mil) se declararam amarelas. Uma porcentagem bastante significativa que nos mostra a existência de pessoas negras no nosso país e a diversidade existente de diferentes etnias que compõem o nosso Brasil.

Texto elaborado por Guus Dorneles

PIBID – SOCIOLOGIA DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS HUMANAS DA ESCOLA PADRE FRANCISCO GARCIA

Apresentado no dia 05/11/2025 no SIEPE – Salão de inovação, ensino, pesquisa e extensão Uma perspectiva da comunidade escolar sobre o impacto do PIBID em São Borja: Escola Padre Francisco Garcia, A pesquisa tem o objetivo de compreender como a comunidade escolar vê o Programa, entende sua contribuição e avalia a sua relação entre universidade e escola. A técnica de pesquisa utilizada foi a de aplicação de um questionário do tipo fechado, baseado em respostas de nível de intensidade (Muito, Sim, Mais ou Menos, Não). A metodologia foi quali-quanti e que visa uma abordagem mista e uma compreensão mais completa do fenômeno, o método foi a estatística descritiva para organizar, resumir e
descrever os aspectos importantes de um conjunto de características observadas e para comparar tais características entre dois ou mais conjuntos. Os resultados apresentados são observações positivas por parte dos participantes como: “toda forma de incentivar para que os jovens permaneçam estudando e contribuindo no meio escolar é muito válida!” ou “A nossa escola […] está de portas abertas aos maravilhosos pibidianos. Venham estagiar aqui!”. Isso confirma a contribuição prática do PIBID para a realidade escolar local.

Portanto podemos afirmar que após a primeira amostragem feita na escola O PIBID, constitui para a formação de futuros docentes, e ressaltamos a importância do projeto na formação docente, possibilitando o primeiro contato com a educação Básica.

Créditos:
Notícia: Caroline Trindade de Paula.
Fotografia: José Luciano Gattiboni Vasques.
Alunas do trabalho científico: Caroline Trindade de Paula, Isabely Camargo Flores.

Barquinho Pop Pop – Energia e Sustentabilidade

No III Trimestre de 2025, os pibidianos Edjane, Tiago e Caroline, sob a supervisão da professora Andreia, realizaram a intervenção na Escola Estadual de Ensino Médio XV de Novembro, em São Gabriel/RS. A atividade intitulada “Barquinho Pop Pop”, teve como foco a introdução dos alunos aos conceitos de conversão de energia, ligando calor e movimento.

O objetivo geral da atividade era construir uma embarcação movida a vapor, permitindo que os alunos explorassem os princípios de conversão de energia e refletissem sobre a sustentabilidade e o funcionamento das máquinas térmicas. Entre os objetivos específicos, estavam aplicar conceitos de termodinâmica, identificar transformações de energia térmica em cinética e incentivar a criatividade através do uso de materiais reutilizáveis.

A metodologia começou com um vídeo demonstrativo que mostrou como o barquinho funciona. Em seguida, os alunos se dividiram em grupos e foram desafiados a criar seus próprios protótipos usando materiais como caixas de leite, latinhas de alumínio e canudos. Durante a montagem, os conceitos de calor, transformação de energia e funcionamento de máquinas térmicas foram discutidos de maneira interativa e envolvente.

Quando chegou a hora de testar os barcos, a sala ficou cheia de animação! Os alunos colocaram os protótipos em um recipiente com água e observaram o movimento dos barcos, além de ouvirem o som do vapor. A atividade foi um sucesso, trazendo uma nova perspectiva sobre o tema e fugindo da rotina da sala de aula. No final, os alunos saíram empolgados, com um entendimento mais claro sobre a relevância das máquinas térmicas e a importância de pensar em soluções sustentáveis.

Saúde Mental e Prevenção de Riscos Biológicos e Psicossociais na Juventude

A intervenção “Saúde Mental e a prevenção de riscos biológicos e psicossociais na juventude” foi realizada no dia 14/11/2025, na Escola de Ensino Médio XV de Novembro, em São Gabriel. A ação foi conduzida pelas pibidianas Ana Carolina Machado e Helen Katrine, do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Unipampa, sob a supervisão da Professora Andreia Bueno.

A atividade focou na turma do terceiro ano, um público em fase crucial de transição e desenvolvimento. O objetivo central da intervenção era a compreensão da intrínseca relação entre a Saúde Mental e a exposição a riscos biológicos, destacando como o estado emocional e psicológico pode afetar a vulnerabilidade e a capacidade de autoproteção contra agentes biológicos (como em doenças infecciosas) e o estresse psicossocial.

Promoveu-se a sugestão e discussão de práticas de autocuidado efetivas para a promoção de saúde e o fortalecimento da resiliência mental.

A intervenção utilizou uma metodologia que combinou a exposição de conteúdo com a participação ativa dos alunos. Os materiais utilizados garantiram tanto a apresentação de informações visuais e conceituais (via projetor) quanto a execução da atividade prática (via cartolina).

O ponto alto da intervenção foi a atividade prática com a produção de cartazes. Os alunos foram desafiados a criar cartazes abordando três tópicos cruciais: Vulnerabilidade, Ações de Autocuidado e Local de Apoio.

O relato final destaca que a aula foi extremamente positiva, com os alunos demonstrando boa participação e empolgados com a realização do trabalho prático. Essa alta taxa de engajamento é um forte indicativo de que o tema foi relevante para o público e que a metodologia escolhida foi eficaz na promoção da reflexão e da conscientização sobre a importância da Saúde Mental como pilar da prevenção de riscos.

Feira da Matemática: atividades extensionistas

No dia 05 de novembro de 2025, ocorreu a Feira da Matemática no Colégio Estadual São Patrício (Cesp),em Itaqui. A atividade teve como objetivo socializar recursos didáticos construídos no âmbito do Pibid que podem facilitar a aprendizagem de conhecimentos matemáticos em sala de aula. A feira foi organizada em formato de ilhas onde pibidianos interagiam com os estudantes da escola de modo a promover um ambiente agradável e propositivo à mobilização de conhecimentos. Também havia ilhas com materiais construídos pelos próprios estudantes do Cesp. Agradecemos o espaço e valorização que o colégio proporciona ao Pibid e à formação de professores.

Pibid-Programa institucional de Bolsa de Iniciação a Docência, do Subprojeto Alfabetização de Jaguarão no 17º SIEPE

Nesta quarta-feira,dia cinco de novembro de dois mil e vinte e cinco, as bolsistas Pibid-Programa institucional de Bolsa de Iniciação a Docência, do Subprojeto Alfabetização de Jaguarão, participaram juntamente com sua supervisora Jenifer Duarte Da Costa Moraes do 17º Siepe, que aconteceu na cidade de  Bagé/RS.

Nesta Data, as bolsistas: Adriana, Milaine e Núbia, apresentaram os respectivos trabalhos: “Literatura infantil e inclusão: Uma experiência lúdica na pré-escola”, “Educação infantil como porta de entrada para alfabetização” e “Repensando uma prática desenvolvida com um aluno que tem diagnóstico de TEA”. A participação no evento contribuiu para a formação acadêmica e profissional das bolsistas através de importantes discussões que emergiram no decorrer das apresentações.

Aula prática sobre artrópodes

No dia 30 de outubro de 2025, a pibidiana Kellen Pujol, aluna da Unipampa Campus São Gabriel, realizou na Escola de Ensino Médio XV de novembro, a intervenção intitulada como “Aula prática sobre artrópodes”, tendo como supervisora do trabalho a professora Ana Carolina Machado.
A intervenção foi realizada com a turma do segundo ano (2D). O trabalho realizado tem por objetivo que os alunos aprendam as características desse filo, além de desmistificar que esses animais não são associados somente animais peçonhentos e sim que eles têm uma grande importância ambiental. Ainda, os alunos desenvolveram a habilidade de conhecer esses diferentes grupos.
Para a referida intervenção foram utilizados os seguintes materiais: caixa entomológica (insetário), Siri conservado em álcool, barata de Madagáscar, algumas ecdises de cigarras, livro didático e uma tabela comparativa.
Para contextualização: o filo Arthropoda constitui-se em um grupo de animais diversificados, ocupando diversos ambientes tanto terrestres, como aéreos e aquáticos, desempenhando papel fundamental para manutenção da biodiversidade. Dentre os artrópodes, podemos citar as classes Insecta (borboleta, gafanhoto, formiga e besouro), Arachnida (aranhas, escorpiões, ácaros, opiliões e carrapatos), Crustacea (siri, camarão, caranguejo e tatuzinho-de-jardim), Miriápodes (centopéia e piolho-de-cobra).
Apesar da sua grande importância, muitos alunos os associam somente a animais peçonhentos e a pragas, gerando percepções negativas. O objetivo da atividade foi apresentar e discutir o filo Arthropoda, brevemente acompanhada da teoria composta por aula expositiva dialogada, aplicada com a prática para identificar características anatômicas e fisiológicas, relacionadas ao meio em que vivem, além de possibilitar a compreensão da diversidade presente.
Ao final da intervenção os alunos se sentiram empolgados com a aula prática, pois essa metodologia foge do contexto da sala de aula. Nesse contexto a aula foi positiva e com feedback avaliativa pelos alunos que puderam relacionar a importância desse grupo.

Halloween do PIBID

No dia 17 de outubro de 2025, o grupo de pibidianos da Unipampa Campus São Gabriel realizou sua festa de Halloween, ou como também é popularmente conhecido, o Dia das Bruxas.

A casa de uma das nossas pibidianas foi o local escolhido para realizar a reunião quinzenal de todo o grupo, bem como para realizar a festa anual de Halloween. Compareceram os alunos, professores integrantes do PIBID e alguns outros professores da instituição, havendo grande confraternização entre todos que ali se encontravam.

Sobre as origens do Halloween, sabemos que elas remontam ao festival de Samhain, dos antigos celtas, que marcava o fim do verão e a colheita, e era considerado um período em que o véu entre os mundos dos vivos e dos mortos se tornava mais fino. Com a influência cristã, surgiu a festa de “Todos os Santos”, originalmente celebrada em maio, mas foi movida para 1º de novembro pelo Papa Gregório III.

Já a tradição de pedir doces evoluiu de costumes medievais de “souling”, onde as pessoas pediam bolos em troca de orações pelos mortos. O uso de abóboras iluminadas, conhecido como “Jack-o’-lantern”, também tem origens em uma lenda irlandesa sobre Jack, que não pôde entrar no céu nem no inferno.

A festa de Halloween, ou Dia das Bruxas, é uma celebração popular no dia 31 de outubro, marcada por fantasias assustadoras, decorações temáticas e a brincadeira de “doces ou travessuras”.

Assim, a festa de halloween realizada pelos nossos pibidianos foi um sucesso, marcando a confraternização entre todos que participam do projeto.