PIBID INSTITUCIONAL UNIPAMPA | Site de publicações e divulgações do Projeto PIBID-UNIPAMPA | Página: 4

Atividade realizada no dia 16/10/2025 – Matemática Bagé

No dia 16 de outubro de 2025 os bolsistas do PIBID – Subgrupo de Matemática participaram da 13ª Gincana de Aniversário do Campus Bagé do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSUL). O evento já é considerado tradicional na instituição e é realizado anualmente como parte das comemorações de aniversário do campus. A gincana tem o objetivo de promover a integração entre os estudantes, incentivar o trabalho em equipe, promover e desenvolver ações solidárias voltadas a comunidade e, também proporcionar momentos de convivência entre as turmas e os cursos técnicos integrados de nível médio. Nesta edição de 2025, a gincana teve duração de cinco dias e contou com muitas provas em diferentes modalidades contando com desafios, atividades culturais, solidárias, esportivas e intelectuais. A semana de realização da gincana é aguardada com grande expectativa pelos estudantes e servidores da instituição.
A participação do PIBID aconteceu por meio da realização de duas atividades que aconteceram simultaneamente: “Torta na Cara” e “Desafio com Blocos Lógicos”. Na primeira, os alunos precisavam responder corretamente a perguntas de raciocínio lógico e conteúdos matemáticos básicos que necessitavam de resposta rápida e muita concentração. Já na segunda, os participantes foram desafiados a encaixar blocos lógicos em um tabuleiro tendo pontuação de acordo com o tempo e a precisão da realização da prova.
Essas dinâmicas tiveram como finalidade estimular o raciocínio lógico, além de possibilitar um olhar sobre a matemática em um momento de brincadeira e competição. O resultado foi bastante positivo pois acabou reforçando a importância do aprendizado da matemática aliado à diversão e contribuindo para o desenvolvimento e formação em diferentes aspectos dos alunos envolvidos.

Intervenção na escola-04/09/2025 (Grupo da Tarde)

A intervenção realizada na escola teve como tema polinômios. Devido à forte chuva, estavam presentes apenas 10 alunos.

A atividade escolhida foi o“Tabuleiro Corrida dos Polinômios”, que tinha como objetivo trabalhar exercícios sobre polinômios de forma lúdica e interativa. Para isso, a turma foi inicialmente dividida em 3 grupos, garantindo a participação de todos. Cada grupo, por sua vez, escolhia uma carta contendo uma questão sobre polinômios.

As regras da dinâmica eram as seguintes:

Acerto: o grupo podia continuar avançando no tabuleiro.

Erro: o grupo precisava voltar para 2 casas.

Essa abordagem permitiu que os alunos praticassem os conceitos de polinômios de maneira divertida e colaborativa, promovendo tanto o aprendizado quanto o engajamento da turma, mesmo com um número reduzido de participantes.

Durante a intervenção, foi possível perceber que os alunos apresentavam dificuldades principalmente na multiplicação de polinômios e na aplicação da regra de sinais. Entretanto, com a explicação detalhada e o apoio dos bolsistas, eles perceberam que esses conceitos não são tão difíceis quanto imaginavam. Muitos alunos participaram ativamente, chamando os bolsistas para tirar dúvidas e esclarecer conceitos diretamente na sala de aula.

Essa abordagem permitiu que os alunos praticassem e compreendessem melhor os polinômios de maneira divertida e colaborativa, mesmo com um número reduzido de participantes.

Intervenção geometria

No dia 10 de novembro de 2025, o subgrupo da manhã da escola Instituto Municipal de Educação Augusta Maria de Lima Marques realizou uma intervenção pedagógica para introduzir conceitos básicos de geometria. A atividade contou com a apresentação de um resumo elaborado pelos pibidianos, seguida da resolução coletiva de exercícios no quadro, promovendo uma interação prática e teórica com os alunos na instituição localizada em Caçapava do Sul, RS.

 

Intervenção Sistema de Equações

No dia 13 de outubro de 2025, o subgrupo da manhã da escola Instituto Municipal de Educação Augusta Maria de Lima Marques realizou uma atividade de reforço sobre sistemas de equações do primeiro grau. Foi elaborado um resumo passo a passo com exemplos, que foi entregue a cada aluno para facilitar o entendimento. Em seguida, os pibidianos explicaram o conteúdo no quadro e auxiliaram os alunos na resolução de exercícios, promovendo uma aprendizagem prática e eficaz dos conceitos básicos da disciplina.

 

Intervenção Monômios

No dia 25 de agosto de 2025, o subgrupo da manhã da escola Instituto Municipal de Educação Augusta Maria de Lima Marques realizou uma atividade de preparação para a prova de recuperação, envolvendo quatro grupos de sete alunos cada. A dinâmica contou com cinco urnas contendo papéis com partes de monômios e quatro dados com operações matemáticas (soma, subtração, multiplicação, divisão, potência e todas). Os alunos jogavam o dado para definir a operação a ser feita com os monômios sorteados e realizavam os cálculos em folhas separadas. A atividade foi supervisionada por pibidianos, que acompanharam a organização dos grupos, e evidenciou que os alunos que precisavam de revisão demonstraram pouco interesse, enquanto os que já haviam alcançado a média estavam cansados do conteúdo. Esta intervenção buscou reforçar os conceitos matemáticos de forma interativa na escola situada em Caçapava do Sul, RS.

ABI – Subgrupo Química em ação

Durante o mês de novembro, o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) o subprojeto ABI – Interdisciplinar, subgrupo de Química, manteve-se ativo e participativo em intervenções escolares e em eventos acadêmicos. Nesse período, o Subgrupo introduziu o conteúdo de ligações químicas e, em seguida, desenvolveu uma atividade lúdica fundamentada na Atividade Experimental Problematizada (AEP), aproximando teoria e prática de maneira dinâmica.

Além das ações em escola, o Subgrupo marcou presença em três eventos: a 17ª SIEPE, em Bagé (RS), o IntraPIBID, também em Bagé, e o Investigação na Escola, em Pelotas (RS). No IntraPIBID, o grupo apresentou uma oficina baseada na AEP, fortalecendo o diálogo sobre metodologias ativas e compartilhando práticas formativas com outros licenciandos.

Destaca-se a relevância da participação em eventos acadêmicos para a formação de bolsistas de iniciação à docência, ampliando repertórios e consolidando experiências profissionais. Ressalta-se ainda o papel do PIBID dentro da escola, contribuindo tanto para o desenvolvimento dos bolsistas quanto para a aproximação efetiva entre universidade e educação básica.

A Literatura como elemento interdisciplinar

No INTRAPIBID, evento realizado em Bagé no dia 28 de novembro de 2025, os coordenadores de área dos Subprojetos Alfabetização e Letras de Jaguarão realizaram uma oficina em parceria, intitulada “A Literatura como elemento interdisciplinar”. Os professores Patrícia Moura e Luís Marozo iniciaram a oficina com a leitura silenciosa de dois poemas e, posteriormente, uma dinâmica de troca de palavras que expressaram as sensações produzidas pela leitura. Experienciar a troca de ideias e sensações sobre os poemas lidos permitiu ampliar a produção de sentidos sobre os mesmos e provocar a interdiscursividade em um momento de expressão das emoções.

Jogos Pedagógicos – Feira do Livro Binacional

No dia 21 de novembro de 2025, das 18h às 22h, no Largo das Bandeiras de Jaguarão, bolsistas do Subprojeto Alfabetização expuseram os jogos pedagógicos criados através do PIBID na Feira do Livro Binacional da cidade. Participaram da atividade as discentes Maria Gabriela Bastos, Marília Hernandez, Gabriela Cerqueira e Aline Gonçalves.Foi um belo momento de interação com a comunidade jaguarense e uruguaia, que promoveu a divulgação dos conhecimentos produzidos no âmbito do Pibid Alfabetização.

CEGV LIGADO AO PIBID DA SOCIOLOGIA É CONVIDADO A APRESENTAR TRABALHO VOLTADO A TEMÁTICAS RACIAIS NO IFFAR-SB

Muito se discute sobre questões raciais e o preconceito existente na nossa sociedade brasileira. Vivemos em um país laico, com a possibilidade de existir diferentes práticas religiosas, bem como as de matrizes africanas. Assim, temos diferentes culturas em um único país de dimensões continentais.

Hoje, ao entendermos a história do período escravocrata, percebemos as atrocidades cometidas pelos detentores da supremacia da raça branca, pessoas que acreditavam e negligenciaram a existência de outras etnias em um único espaço geográfico.

Ademais, dos ecos da liberdade e da esperança de encontro, surge uma carta que possibilitaria a um filho, que foi retirado de sua mãe ainda pequeno, saber sobre a história de sua mãe. Uma triste realidade é relatada no livro Um Defeito de Cor, de Ana Maria Gonçalves (2009), que nos mostra a cruel face humana de pessoas que sentiam prazer em gerar dor e medo em povos de etnias africanas. Um livro com mais de 800 páginas, entretanto, de leitura rápida, pelo simples motivo de nos instigar a continuar a lê-lo sem parar.

Posto isso, o Colégio Estadual Getúlio Vargas (CEGV), onde acontece o PIBID Interdisciplinar da Sociologia, foi convidado pelo Projeto de extensão – Na Encruza. Educação para as Relações Étnico-Raciais IFFar-SB a participar de um evento e compartilhar o desenvolvimento de uma minissérie audiovisual ocorrida nos arredores da escola e em demais espaços do município.

Portanto, aconteceram dois encontros entre os dias 24 pela parte da tarde e dia 25 pela manhã no auditório do IFFar-SB. Inicialmente foi aberto este momento juntamente com os pibidianos, professores e alunos da instituição e demais participantes tratando sobre a importância de contemplar uma mulher negra escritora e jornalista que ocupa um lugar de honra na Academia Brasileira de Letras gerando visibilidade para a comunidade negra e demais etnias. Um encontro cheio de aprendizados e ensinamentos sobre a temática racial, que tão pouco é desenvolvido nos dias de hoje.


Texto elaborado por Guus A. Dorneles

Conservação de Peixes e Tubarões

A intervenção pedagógica realizada no dia 19/11/2025, com as turmas do 2º B, 2º C e 2º D do Ensino Médio da Escola XV de Novembro, no âmbito do PIBID, sob responsabilidade da bolsista Kellen Pujol e supervisão da professora Ana Caroline Gonçalves Medina, teve como foco o estudo dos peixes, com ênfase especial na conservação dos tubarões e na percepção crítica sobre práticas de pesca predatória e pesca de arrasto.

A aula teve caráter prático e investigativo, proporcionando aos alunos o contato direto com diferentes espécimes de peixes de água doce conservados em álcool, permitindo observar detalhes morfológicos e compreender melhor suas características anatômicas. Além das amostras em álcool, foram apresentados outros materiais biológicos, como um ovo de raia (conhecido como “bolsa de sereia”), um cavalo-marinho conservado e um pequeno esqueleto, ampliando o repertório dos estudantes sobre a diversidade dos organismos aquáticos. Essa observação direta despertou grande interesse e entusiasmo nos alunos, que demonstraram curiosidade e participação ativa.

A intervenção também abordou questões ambientais, especialmente relacionadas à conservação dos tubarões. Discutiu-se o consumo de “cação”, termo utilizado comercialmente para carne de tubarão, e os riscos associados, incluindo a presença de metais pesados, como o mercúrio, que se acumulam no organismo desses animais e podem ser prejudiciais à saúde humana. Os alunos foram orientados sobre como a pesca predatória, a pesca de arrasto e práticas cruéis, como a retirada de barbatanas (finning), contribuem para o declínio populacional dos tubarões.

Foi exibido um vídeo informativo para gerar impacto e reflexão, seguido de debate sobre como a mídia, especialmente filmes como Tubarão, contribuiu historicamente para criar medo e distorcer a imagem desses animais.

A atividade foi bem-sucedida, pois integrou teoria e prática, sensibilizando os estudantes para a importância da conservação marinha e para o papel ecológico fundamental desempenhado pelos tubarões.