PIBID INSTITUCIONAL UNIPAMPA | Site de publicações e divulgações do Projeto PIBID-UNIPAMPA | Página: 4

Participação do Pibid – Letras Português na retomada do Cineclube do João Severiano e homenagem à professora Zila Leticia Goulart Pereira Rego

Nem sempre a atuação do Pibid na escola implica a criação de novos projetos, ocorre às vezes de atuarmos em apoio a projetos que já estão em andamento e, eventualmente, colaborarmos com a retomada de algum projeto que, por qualquer motivo, estava descontinuado. Refere-se a este último caso (o da retomada), nossa experiência com o Cineclube da EMEF Dr. João Severiano. Desde quando começamos as reuniões de planejamento do clube do livro no João, entre julho e agosto de 2025, duas questões começaram a ganhar forma: 1) a retomada do cineclube como uma ação articulada ao clube do livro por meio de uma temática que aproximasse as duas ações e 2) o reconhecimento à professora Zila Leticia Goulart Pereira Rego por sua trajetória na formação de professores de literatura e na formação de leitores.

            Conseguimos equacionar essas questões no evento realizado na Unipampa, campus Bagé, no dia 24/09/2025. Na ocasião, realizamos a exibição audiovisual do que chamamos de “Diferentes olhares sobre o 20 de setembro” e dedicamos a tarde para assistir trechos dos filmes “Netto perde sua alma”; “O tempo e o vento” e o documentário “Manifesto Porongos”. Ao final da sessão, realizamos um momento simbólico do Clube do Livro em homenagem à professora Zila (contando inclusive com sua presença), momento em que divulgamos que o Clube do Livro da EMEF João Severiano passará a se chamar Clube do Livro Professora Zila Leticia Goulart Pereira Rego.

            Ao final dessa tarde de cinema, discussões e homenagens, contamos ainda com uma belíssima apresentação da banda do IMBA (Instituto Municipal de Belas Artes Rita Jobim Vasconcelos – Bagé-RS), que apresentou um repertório integralmente composto por trilhas de cinema. Um dia memorável para o nosso projeto do Pibid, para a EMEF João Severiano e para o campus Bagé da Unipampa.

Pibid Letras Português promove oficinas de escrita de roteiros e apresentação teatral na EEEB Professor Justino Quintana

O que era para ser apenas alguns encontros de uma oficina de escrita de roteiros ministrada pelos/as pibidianos/as no componente “Escrita Criativa”, ofertado para o Ensino Médio da Escola Justino Quintana, acabou virando um espetáculo teatral com o protagonismo dos estudantes da escola. Ao longo dos meses de maio, junho e agosto, os/as alunos/as da escola elaboraram o seu próprio texto teatral partindo da seguinte provocação: que história eu quero contar? Daí para a elaboração de uma sinopse e, por fim, de uma escrita detalhada da história, que, num primeiro momento esteve mais cerca de um conto e, finalmente, após a reescrita, apresentou-se mais próximo a um roteiro de peça teatral com apresentação; desenvolvimento de um conflito e resolução.

A ideia inicial era apresentar os roteiros para um grupo de teatro local escolher, dentre todos, um para encenar. Contudo, no decorrer das oficinas, os/as alunos/as da escola foram criando gosto pelo trabalho e, para nossa surpresa, quiseram eles/as mesmos/as encenar dois dos textos elaborados: “A Briga” e “A Casa Mal-Assombrada”. Soma-se a isso o fato de a Escola Justino Quintana ter um teatro recentemente reformado, o que, claro, tornou-se uma atrativo a mais. Por fim, dessa rica experiência, tivemos dois trabalhos de pesquisa aprovados para apresentação oral no 16º SIEPE e, para a conclusão desse trabalho, estamos elaborando um making of das oficinas – que será publicado na página do Instagram do núcleo (https://www.instagram.com/pibidportugues.nucleo1/) – e uma coletânea com todos os roteiros escritos.

Subprojeto Letras Portguês participa da X Jornadas Binacionales de Educación Superior e II Jornadas Trinacionales de Educación Superior em Rivera UY

O Trabalho “Autoria e protagonismo na formação de professores de português pelas lentes da interlocução escrita em diário de iniciação à docência” foi uma das comunicações apresentadas na Jornada Binacional de Educação Superior, evento que tem o objetivo de fomentar a colaboração e o diálogo acadêmico entre as comunidades educativas da região (UY; AR; BR) em seus processos de descentralização e democratização da Educação Superior. A apresentação ocorreu em 05/09/2025.

A comunicação, cujo resumo foi escrito em coautoria entre os professores Adriano de Souza (coordenador de núcleo do Pibid) e Flávia Azambuja (supervisora do Pibid) e apresentada pelo coordenador do núcleo, teve como objetivo: a) discutir a autoria e o protagonismo na formação inicial de profissionais de educação linguística, a partir da análise de excertos de interlocução escrita em diário de iniciação à docência produzidos pelos/as pibidianos/as; b) discutir o conceito de autoria na formação docente – a partir da noção de “professor-autor” e professor-autor-formador” de Garcez e Schlatter (2017); c) discutir em que medida a prática de interlocução escrita em diário de iniciação à docência se constitui como um “evento formativo” nos termos de Costa e Schlatter (2019) e Azambuja, Dornelles e Costa (2021), isto é, como um “evento propício para aprender a ensinar”; e, por fim, d) discutir  como as pistas de interlocução escrita analisadas indicam protagonismo e autoria na formação de professores.

 

Referências

AZAMBUJA, F.; DORNELLES, C.; COSTA, E. V. A análise linguística intercultural em eventos de formação de professoras de Português como Língua de Acolhimento. SCRIPTA, v. 25, n. 53, p. 296-329, 1º quadrimestre de 2021.

COSTA, E. V.; SCHLATTER, M. Eventos de formação de professores: uma perspectiva etnográfica sobre aprender a ensinar. Trab. Ling. Aplic., Campinas, n(56.1): 37-63, jan./abr. 2017.

GARCEZ, P. de M. SCHLATTER, M. Professores-autores-formadores: Princípios e experiências para a formação de profissionais de educação linguística IN: MATEUS, E.; TONELLI, J. R. A. (orgs.). Diálogos (im)pertinentes entre formação de professores e aprendizagem de línguas [livro eletrônico]. São Paulo : Blucher, 2017.

LEITURAS TEÓRICAS QUE ENRIQUECEM O PERCURSO FORMATIVO DOCENTE

Durante um período de sete meses, os bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), com a contribuição das escolas parceiras E.E.E.M. Silveira Martins, Colégio Estadual Profº Waldemar Amoretty Machado e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSUL), realizaram a leitura e discussão da obra “Ensino de língua portuguesa e a Base Nacional Comum Curricular: Propostas e desafios (BNCC – Ensino Fundamental II)”, dos autores organizadores Sweder Souza e Andréia Rutiquewiski, através de encontros feitos na Unipampa, Campus Bagé.

O objetivo do estudo foi compreender e aprofundar os conhecimentos sobre a Língua Portuguesa dentro da BNCC, na rotina de reuniões gerais do grupo, a cada encontro era discutido um capítulo e a partir dele os bolsistas faziam comentários analíticos sobre os temas abordados. Esse estudo garantiu aos bolsistas um maior entendimento sobre o componente de Língua Portuguesa e suas contribuições na sala de aula. Os capítulos em estudo detalhavam os eixos das práticas de linguagem do documento oficial hoje em vigor para regulação dos currículos nacionais.

Créditos: BID Gabrielly Santos da Rosa e C.A. Prof. Nathan Bastos de Souza

PIBID LETRAS – PORTUGUÊS PARTICIPA 13ª GINCANA DO IFSUL

Na manhã de 17/10/2025, os BIDs e a supervisora Josiane realizaram uma atividade para a 13ª Gincana do IFSUL.

A atividade denominada “Passa ou Repassa” contou com a participação das 14 turmas dos cursos integrados do Instituto, que responderam perguntas relacionadas à Língua Portuguesa, em um momento descontraído e de muita diversão.

PIBID LETRAS – PORTUGUÊS PARTICIPA DE II MOSTRA LITERÁRIA E CULTURA NA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO SILVEIRA MARTINS

Na manhã desta quinta-feira, 23/10/2025, aconteceu na Escola Estadual de Ensino Médio Silveira Martins a II Mostra Literária e Cultural, na qual os alunos de Terceiro ano, das turmas 131 e 135, apresentaram seus trabalhos elaborados em sala de aula com a temática “Violência contra a mulher” junto com a professora Eduarda Silva e as bolsistas do PIBID Letras Português.

A tarefa apresentada pelas turmas foi resultado das sequências didáticas preparadas e aplicadas pelas bolsistas Andressa Souza De Freitas, Kerolin Flores Munhoz, Lucia Maria Cespedes Gehling, Luciane Pereira Goncalves, Mariane Ximendes De Souza nas referidas turmas durante o mês de setembro e outubro deste ano.  A sequência didática aplicada sob a forma de oficina tratava de notícias sobre feminicídios e os estudantes produziram fanzines com a temática, assim como cartazes, para a mostra que ocorreu na escola.

Créditos: BID Mariane Ximendes De Souza e C.A. Prof. Nathan Bastos de Souza

Fotografias: BIDs Andressa Souza De Freitas e Mariane Ximendes De Souza

PIBID LETRAS – PORTUGUÊS PARTICIPA DE MOSTRA CIENTÍFICA DAS ESCOLAS ESTUDUAIS DO RIO GRANDE DO SUL

A participação dos bolsistas Franciele e Nicolas nas duas fases da Mostra Científica das Escolas Estaduais do Rio Grande do Sul, com o projeto Escape Room Educativo, representou uma experiência significativa para ambos. O projeto foi desenvolvido pela turma do 3º ano do Colégio Estadual Professor Waldemar Amoretty Machado, sob a supervisão da professora Juliane Porto, com o objetivo de promover uma aprendizagem dinâmica e interativa por meio de desafios educativos.

Durante o evento, nós desempenhamos o papel de observadores e colaboradores na montagem do espaço expositivo, estando diretamente envolvidos nos processos de organização e no trabalho coletivo necessários para a realização de uma mostra científica. Ao acompanharmos o empenho dos estudantes e o envolvimento da comunidade escolar na apresentação do projeto, pudemos perceber a relevância das metodologias inovadoras no contexto educacional.

A experiência favoreceu momentos de troca de saberes e reflexões sobre o papel do docente na construção de práticas pedagógicas criativas. Nos proporcionou, também, uma compreensão mais ampla sobre a importância da articulação entre ensino, pesquisa e extensão na formação de professores. Em síntese, a participação na Mostra Científica foi uma vivência enriquecedora, que contribuiu para o desenvolvimento acadêmico e pessoal nosso, além de reforçar o compromisso com uma educação transformadora e participativa.

GINCANA DA SEMANA DA CRIANÇA TÉO VAZ OBINO

Na semana do Dia das Crianças, os PIBIDs de Matemática e Música da Escola Téo Obino realizaram uma gincana que envolveu matemática e música, contando com a participação das turmas dos anos finais da escola. Entre as atividades dos bolsistas de Matemática, destacaram-se a “Corrida do Saco Matemática”, na qual os alunos, além de correr, deveriam responder a um desafio matemático ao final; e a “Dança da Cadeira da Matemática”, em que cada aluno precisava ocupar uma das cadeiras e, ao final da música, responder rapidamente a contas matemáticas. Atividades como a “Amarelinha Africana” também foram incluídas, promovendo o desenvolvimento da coordenação motora, o raciocínio rápido e o trabalho em equipe, além de estimular o contato com diferentes culturas. Os bolsistas de Música desenvolveram atividades como o “Qual é a Música”, que desafiou os participantes a reconhecerem canções por trechos tocados; o “Complete a Música”, que testou a memória musical dos alunos, que precisavam continuar a letra após a interrupção do som; e o “Uma palavra, uma música”, em que eram sorteadas palavras aleatórias, e os alunos deveriam pensar em uma música que tivesse a palavra em questão. A gincana proporcionou aos alunos momentos de cooperação, criatividade e aprendizado que foram além da sala de aula, reforçando o compromisso do PIBID com práticas pedagógicas distintas e inovadoras. A integração entre bolsistas fortaleceu ainda mais os
vínculos escolares e a formação docente em uma experiência repleta de
aprendizado e diversão.

Atividade realizada no dia 06/05/2025

Em comemoração ao Dia Nacional da Matemática, os bolsistas ID, juntamente com a supervisora Nathália Batista, do PIBID, organizaram uma atividade especial na E.E.E.B. Professor Justino Costa Quintana. A ação aconteceu durante um recreio estendido e contou com diversos jogos e desafios matemáticos distribuídos pelo pátio da escola. Durante a prática, os estudantes do Ensino Fundamental (Anos Finais) e do Ensino Médio (Curso
Normal) participaram de atividades lúdicas com foco no desenvolvimento do raciocínio lógico e na resolução de problemas por meio da gamificação. Além disso, a proposta também contemplou outras abordagens relevantes, como o uso das quatro operações básicas e o valor posicional através do Ábaco.

Participação do PIBID na 13ª Gincana de Aniversário do Campus Bagé/IFSUL

No dia 16 de outubro de 2025, os bolsistas do PIBID – Subgrupo de Matemática participaram da 13ª Gincana de Aniversário do Campus Bagé do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSUL). O evento já é considerado tradicional na instituição e é realizado anualmente como parte das comemorações de aniversário do campus. A gincana tem por objetivo
promover a integração entre os estudantes, incentivar a coletividade, desenvolver ações solidárias voltadas à comunidade e proporcionar momentos de convivência entre as turmas e os cursos técnicos integrados de nível médio.

Na edição de 2025, a gincana teve duração de cinco dias e contou com diversas provas em diferentes modalidades, incluindo desafios, atividades culturais, solidárias, esportivas e intelectuais. A participação do PIBID ocorreu por meio da condução de duas atividades realizadas simultaneamente: “Torta na Cara” e “Desafio com Blocos Lógicos”. Na primeira, os alunos precisavam responder corretamente a perguntas de raciocínio lógico e conteúdos matemáticos básicos, exigindo rapidez e concentração. Na segunda, os participantes foram desafiados a encaixar blocos lógicos em um tabuleiro, recebendo pontuação conforme o tempo e a precisão na execução da prova.

Essas dinâmicas tiveram como finalidade estimular o raciocínio lógico, possibilitando um olhar sobre a matemática em um momento de brincadeira e competição. O resultado foi bastante positivo pois acabou reforçando a importância do aprendizado da matemática aliado à diversão e contribuindo para o desenvolvimento e formação em diferentes aspectos dos alunos envolvidos.