Pibid – Letras Português e o Movimento de Ocupação Cultural das Bibliotecas Escolares na EEEB Professor Justino Quintana

Durante o período de observação participante, em que os/as bolsistas de iniciação à docência do Subprojeto Letras Português (núcleo 1) estiveram se aproximando da rotina escolar, uma das questões observadas pelos/as pibidianos/as foi a necessidade de estarmos mais próximos das bibliotecas escolares. Pensando nisso, organizamos um movimento de ocupação cultural das bibliotecas escolares: trata-se de um evento mensal de compartilhamento do espaço cultural representado pela biblioteca e também de celebração do livro enquanto artefato cultural.

            No mês de abril de 2025, nos reunimos na biblioteca da EEEB Professor Justino Quintana para uma leitura em público de escritos e escritores marginais e/ou malditos por assim dizer. E, no mês de setembro de 2025, realizamos uma ocupação dedicada à temática da Guerra dos Farrapos. A temática do mês de agosto – mês popularmente conhecido como “mês do cachorro louco” – foi escolhida com intuito de dessacralizar o acesso ao texto literário, daí que tenhamos escolhido para ler autores rechaçados (ou marginalizados) em seu tempo. Já no mês de setembro, em que no Rio Grande do Sul costuma-se celebrar o “dia do gaúcho”, procuramos ampliar e problematizar – através de diferentes leituras como Clarissa Ferreira, Simões Lopes Neto, João da Cunha Vargas, Oliveira Silveira – a imagem tradicional do gaúcho.

Nessas ocasiões, estiveram presentes, além dos/as pibidianos/as, alunos/as do Ensino Médio e professores da área de História e de Literatura da escola. Foi um excelente momento de socialização de diferentes repertórios culturais e ampliação dessas referências, além do exercício da escuta e da leitura em público.