Revisando os Conjuntos Numéricos através da metodologia ativa Rotação por Estações

Atividade realizada dia 08/04/2025

Os bolsistas do PIBID do subprojeto de Matemática/campus Bagé, com auxílio da Professora Supervisora Nathália Batista da escola E.E.E.B. Professor Justino Costa Quintana realizaram uma atividade nas turmas de primeiro ano do Curso Normal com o uso da metodologia ativa “Rotação por Estações” a fim de revisar os Conjuntos Numéricos. Através desta aplicação pode-se identificar e classificar os números, além de comparar os diferentes Conjuntos Numéricos e associar os numerais a diferentes pontos da reta numérica, como também conhecer brevemente a história dos números. A atividade contou com recursos e materiais didáticos produzidos pelos bolsistas para o ensino do conteúdo citado, buscando uma abordagem com fundamentação histórica e integração da metodologia ativa de Gamificação. A dinâmica foi realizada em um período de duas horas-aula e contemplou as seguintes estações:

1ª Régua das Frações (Representação dos números racionais);

2ª Jogo da Memória (Conjunto dos números reais);

3ª Varal dos Inteiros (Conjunto dos números inteiros);

4ª Jogo no Wordwall (quiz sobre o Conjunto dos Irracionais);

5ª História do surgimento dos Conjuntos Numéricos (um breve resumo).