No Subprojeto Biologia cada bolsista é responsável por um projeto didático, embora a atuação conjunta e participativa seja muito incentivada entre o grupo de bolsistas ID de cada escola e também entre escolas. Abaixo estão relacionados os projetos elaborados e que estão em execução nas escolas parceiras do PIBID Biologia.
O grupo de bolsistas atuantes na Escola Estadual de Ensino Médio Dr. José Sampaio Marques Luz desenvolve os seguinte projetos didáticos, sob a supervisão da Professora Stefânia Guedes de Godoi:
Projeto: Montando e Desmontando Física – Bolsista Pedro Goulart da Cunha Neto
O projeto tem como objetivo equipar o laboratório de ciências da Escola Estadual Dr. José Sampaio Marques Luz com materiais adequados à realização de experimentos práticos, para que os educadores da área de Física possam fornecer aos seus educandos uma vivência prática dos conteúdos ministrados em aula teórica, facilitando o equilíbrio entre prática e teoria. Acesse o Projeto Montando e Desmontando Física
Intervenções realizadas:
Projeto: Física em Prática – Bolsista Bruna Barcelos
O projeto tem como objetivo principal auxiliar no melhor entendimento dos alunos acerca dos conteúdos dados em aula. Objetiva-se ainda avaliar o desenvolvimento dos alunos conforme as aulas práticas forem ministradas e bem como aumentar o conhecimento sobre a influência de aulas práticas na vida do aluno como ferramenta de estudo. Acesse o Projeto – Física em Prática
Intervenções realizadas:
Projeto: Gênero e Saúde na Adolescência: Preparando para Vida – Bolsista Marcelo Santos de Souza
Este projeto tem como objetivo principal tratar de assuntos referentes à saúde, visando principalmente às particularidades dentro de cada gênero; trazer a tona dúvidas e questionamentos focando, em um primeiro momento, a puberdade de maneira separada por gênero, e na continuidade do trabalho, outros temas referentes à saúde do homem ou da mulher. Acesse o Gênero e Saúde na Adolescência Preparando para Vida
Intervenções realizadas:
Projeto: Ciências em um Click na escola – Bolsista Rutiline Carmo de Jesus
O projeto tem por objetivo melhorar o processo ensino-aprendizagem, trabalhando a tecnologia na sala de aula e assim, testar um novo método de ensino, visando também adequar à nova realidade escolar e ao novo perfil do aluno. Adicionalmente, mostrar que os meios tecnológicos também podem e devem ser utilizados como meio para construção de conhecimento. Acesse o Projeto Ciência em um click
Intervenções realizadas:
Projeto: A contribuição do interesse e da curiosidade por atividades práticas em ciências, para melhorar a alfabetização de através do letramento – Bolsista Claudia Maria Marchado
O objetivo do presente projeto é alcançar o letramento de estudantes de terceiro e quarto ano do Ensino Fundamental que ainda não estão alfabetizados através do despertar do interesse e curiosidade por um assunto de ciências do cotidiano dos estudantes. Acesse o Projeto Alfabetização através do letramento
Intervenções realizadas:
Projeto: Crescimento de Plantas – Bolsista Camila Rodrigues Pereira
O projeto tem o objetivo de trabalhar iniciação científica com os alunos do ensino fundamental e médio, através da determinação dos índices de crescimento de mudas de alface (Lactuca sativa L.) em vasos com dois ambientes diferentes, utilizando substâncias que auxiliam e prejudicam no crescimento. Objetiva-se também, propor um ensino de Ciências que leve os alunos a trabalhar e a discutir problemas envolvendo fenômenos naturais, e as implicações que o conhecimento destes pode acarretar à sociedade e ao ambiente. Acesse o Projeto Crescimento de Plantas
O grupo de bolsistas atuantes na Escola Estadual de Ensino Medio João Pedro Nunes desenvolve os seguinte projetos didáticos, sob a supervisão da Professora Jaqueline Miranda Pinto:
Projeto: Fisicando: a Física no Dia a Dia – Bolsistas Cristina Rodrigues Langendorf
O projeto tem como objetivo utilizar os jogos didáticos e a aplicação de aulas práticas como ferramentas metodológicas para mediar os processos significativos de ensino-aprendizagem de conteúdos de Física de forma atrativa e envolvente, promovendo a construção de conhecimentos de modo significativo. Acesse o Projeto Fisicando – A Física no Dia a Dia
Intervenções realizadas: Aula prática_Energia em movimento,
Projeto: Horta e Jardinagem semeando qualidade de vida na Escola – Bolsista Bibiana Ferrer
O projeto pretende estimular a conscientização de crianças e adolescentes sobre a importância do cuidado com o meio ambiente, aproximação da natureza, propagando o sentimento de que somos parte dela, através da criação de habitats sustentáveis na escola. Acesse o Projeto Horta e Jardinagem na Escola
Intervenções realizadas: Limpeza e reconhecimento local da horta, Prática Jardins verticais, Plantio de mudas no pátio, Prática alimentador de pássaros,
Projeto: Kimicando: A química na K Be Ca – Bolsista Lucieli Marques
O projeto tem como objetivo utilizar os jogos didáticos e a aplicação de aulas práticas como ferramentas metodológicas para mediar os processos significativos de ensino-aprendizagem de conteúdos de química, de forma ativa e envolvente, promovendo a construção de conhecimentos de modo significativo. Acesse o Projeto Kimicando A química na K Be Ca
Intervenções realizadas: jogo qual é o elemento, reações químicas que ocorrem no processo de digestão
Projeto: Sexualidade em Questão – Bolsista Suelen Baldez Mattoso
Esse projeto visa compreender a busca de prazer como uma dimensão saudável da sexualidade humana; através do conhecimento do corpo; reconhecimento das características socialmente atribuídas ao masculino e ao feminino. Além disso, projeto também pretende evitar a contração ou transmissão doenças sexualmente transmissíveis, inclusive o vírus da AIDS; desenvolver consciência crítica e respeito a sexualidade. Acesse o Projeto Sexualidade em Questão
Intervenções realizadas: palestras sexualidade, documentário Meninas, jogo sexualidade, Sexualidade_rodas de conversa
Projeto: Práticas de Biologia – Bolsista Alexia Menezes
O projeto tem como objetivo proporcionar aos educandos espaços de experimentação onde possam testar hipóteses, questionar e chegar a conclusões por meio da análise de resultados, tornando-se assim construtores de seu próprio conhecimento, seja no ambiente laboratorial ou em sala de aula. Acesse o Projeto Práticas de Biologia
Intervenções realizadas: Quiz Reino Plantae, Aula Prática extração do DNA, filme animais unidos jamais serão vencidos, partes de uma flor, palestra nutrição, Visita técnica Urbano, Gincana Cultural, Contação de Histórias, Quiz os animais salvam o planeta, Quiz poríferos e cnidários, teste VAC – formas de aprendizagem, Prática da Elodea sp
O grupo de bolsistas atuantes na Escola Estadual de Ensino Médio Dr. Fernando Abbott desenvolve os seguinte projetos didáticos, sob a supervisão da Professora Cátia Martins Jardim:
Projeto: Implantação de Jardim na Escola Fernando Abbott – Bolsista Eduardo Alberto Janner
O projeto tem o objetivo de transformar uma área desocupada, porém apropriada para o cultivo de folhagens em um jardim como espaço de lazer e conhecimento através da utilização de técnicas de paisagismo e jardinagem. A partir desse espaço, promover estudos, pesquisas e atividades sobre as questões ambientais, presentar aos alunos a problemática da vida urbana, construindo a noção de que o equilíbrio do ambiente é fundamental para a sustentação da vida em nosso planeta. Acesse o Projeto Implantação de Jardim na Escola Fernando Abbott
Projeto: A Influência do Teatro na Educação Ambiental – Educação Teatral – Bolsista Érico Fernandes Vieira
A principal finalidade deste projeto está em tornar acessível à comunidade escolar a educação ambiental, sobretudo trabalhá-la de maneira atraente e participativa, relacionando conceitos ambientais com a formação cidadã do aluno de ensino médio e fundamental. Além disso, o ambiente escolar em questão carece de intervenções culturais como teatro, fantoches, música, poesia, etc. o que propicia um nicho de trabalho interessante: a união da arte em geral e a educação ambiental. Levar arte até a escola é uma alternativa inteligente para prender a atenção dos alunos, fazê-los agentes ativos da construção do conhecimento e, talvez, reduzir manifestações agressivas no ambiente escolar. Acesse o Projeto Educação Teatral
Intervenções realizadas:
Projeto: Interfaces entre Ciência e Cultura – Bolsista Luciana Catardo
O projeto pretende desenvolver a educação integral dos educandos para formar cidadãos críticos-reflexivos, capazes de viver numa sociedade que busca por boas atitudes e melhor qualidade de vida; incentivar a criatividade, ludicidade e as relações entre os educandos, a escola e as famílias no exercício da cidadania. Acesse o Interfaces entre Ciência e Cultura
Intervenções realizadas:
Projeto: Revitalização do Laboratório de Ciências – Bolsista Bibiane Motta
O presente projeto pretende revitalizar o laboratório de ciências da Escola Fernando Abbott com vistas à disseminação das práticas de experimentação científica possibilitando uma melhor compreensão dos temas referentes às disciplinas da área de ciências naturais. Acesse o Projeto de Revitalização do Laboratório de Ciências
Intervenções realizadas:
Projeto: Práticas de Ciências – Bolsista Letícia Saldanha Rodrigues
O projeto de atividades práticas na Escola Fernando Abbott, tem como objetivo englobar alunos do Ensino Fundamental e Médio. É preciso atingir os alunos levando até eles o interesse por algo diferente, que não os fixe somente na sala de aula, mas que irá levá-los ao Laboratório de Ciências. Acesse o Projeto Práticas de Ciências
Intervenções realizadas:
O grupo de bolsistas atuantes na Escola Municipal de Ensino Fundamental Carlota Vieira da Cunha desenvolve os seguinte projetos didáticos, sob a supervisão da Professora Maria Aparecida Lousada:
Projeto: Elaboração de práticas pedagógicas no ensino de Ciências – Bolsista Fernanda Alves Rosa.
O presente trabalho tem como objetivo tornar o ensino de ciências na Escola Carlota Vieira da Cunha mais prático, desenvolvendo nos alunos habilidades de construção do seu próprio conhecimento através de atividades práticas relacionadas aos conteúdos ministrados pelos professores, sempre tomando o cuidado para que haja o resgate com o cotidiano dos alunos. Acesse o Projeto Elaboração de práticas pedagógicas no ensino de Ciências
Intervenções realizadas:
Projeto: Elaboração de Práticas Pedagógicas no Ensino de Ciências – Bolsista Fernanda Alves Rosa.
O presente trabalho tem como objetivo tornar o ensino de ciências na Escola Carlota Vieira da Cunha mais prático, desenvolvendo nos alunos habilidades de construção do seu próprio conhecimento através de atividades práticas relacionadas aos conteúdos ministrados pelos professores, sempre tomando o cuidado para que haja o resgate com o cotidiano dos alunos. Acesse o Projeto Elaboração de Práticas Pedagógicas
Projeto: Sistema de Aquecimento do Ambiente com Materiais Recicláveis – Bolsista Kaenara Gomes Munhoz
O aumento da demanda de energia com o crescimento populacional acarretou uma necessidade maior, ficando o homem dependente de fontes não-renováveis e ocasionando sérios danos ao ambiente. Este projeto tem como objetivo construir um sistema de aquecimento solar utilizando materiais recicláveis.Alertar sobre os benefícios do uso de energias renováveis para o meio ambiente. Acesse o Projeto Energia Solar
Projeto: Educação Ambiental – Bolsista Bryana da Silva D’Ávila
Este projeto pretende trabalhar a educação ambiental nas séries finais da Escola Carlota Vieira da Cunha, sétimo ano e oitava série, fazendo um levantamento dos problemas ambientais na comunidade ao redor da escola e na Sanga da Rivera. O projeto também pretende desenvolver a criatividade dos alunos, através da produção de representações das situações encontradas e da produção de um vídeo registrando essas produções. Acesse o Projeto Educação Ambiental
Intervenções realizadas:
Projeto: O uso da Vermicompostagem para a reciclagem de alimentos orgânicos: Uma abordagem para a Educação Ambiental – Por Natiéle Medina Oliveira
Este projeto tem o objetivo de elaborar uma proposta adequada de descarte de resíduos orgânicos oriundos da merenda escolar e demonstrar que o destino final dos resíduos orgânicos pode ser outro ao invés do lixo comum, através da introdução de Vermicomposteiras na Escola Carlota Vieira da Cunha. Acesso o Projeto Vemicompostagem
Intervenções realizadas:
Projeto: Fala-me sobre o que gostaria de aprender. Ciclo: Degradação Ambiental – Bolsista Cristiane Rosa da Rosa
O projeto tem como objetivo principal, ensinar o conteúdo que os alunos gostariam de aprender. Valorizando ideias que partem deles e buscando a construção do conhecimento em grupo, estimulando o interesse dos alunos pelo conhecimento científico. Acesse o Projeto Fala-me sobre o que gostaria de aprender
Intervenções realizadas:
O grupo de bolsistas atuantes na Escola Municipal de Ensino Fundamental Ginásio de São Gabriel desenvolve os seguinte projetos didáticos, sob a supervisão da Professora Andréia Rodrigues Prestes:
Projeto: Os temas transversais no cotidiano – Bolsista Andressa Roseno Ames
O projeto pretende estimular a construção do pensamento reflexivo e crítico a respeito dos temas propostos. Especialmente, através do incentivo a questionamentos pelos alunos; conexão entre os temas transversais e realidade dos alunos; promoção de um ambiente para troca de conhecimentos entre os sujeitos da escola. Acesse o Projeto Temas transversais no cotidiano
Projeto: Teatro e ciências uma viagem pela história da física – Bolsista Josana Maria Tiburcio
Este projeto tem como objetivo despertar o interesse para o estudo da ciência de um grupo heterogêneo de alunos e incentivar o trabalho coletivo. Através do teatro pretende-se despertar a criatividade, oralidade, expressão corporal e responsabilidade. Acesse o Projeto Teatro e ciências uma viagem pela história da física
Projeto: A Ciência do Dia a Dia – Bolsista Mayra Carvalho de Souza.
O objetivo desse projeto é proporcionar ao aluno, do ensino fundamental, um ensino que o proporcione ser mais questionador, em que com aulas práticas na disciplina de Física e atividades extra classe, possa ter uma aprendizagem mais abrangente e com qualidade. Nas aulas de física serão feitas após cada teoria, e indicação do professor, aulas práticas fáceis que reforcem o que lhe foi explicado, nas turmas de 8° série. As interações dos alunos com essas práticas servem para dar um sentido para seus estudos, sabem-se que tudo está em seu cotidiano, e com estas aulas abrangem seus conhecimentos, seu senso crítico e sua criatividade perante algo inovador e prático. Acesse o Projeto A Ciência do Dia a Dia
Intervenções realizadas:
Projeto: Laboratório – Bolsista Gladis Beatrís Ferrer do Prado
Este projeto se propôs a viabilizar a utilização do espaço disponibilizado pela Escola Ginásio São Gabriel, equipando o laboratório com materiais adequados à realização de experimentos práticos. Tal tarefa demonstra a importância da implantação do mesmo na construção do conhecimento, pois é nele que a teoria será confrontada com a prática. Acesse o Projeto Laboratório
Intervenções realizadas:
Projeto: Modelos didáticos de ciências: construção de um laboratório móvel – Bolsista Rafael Rodrigues
O projeto tem como objetivos estimular os docentes a demonstrarem de forma prática os conteúdos teóricos; promover o ensino aprendizagem de ciências, a partir, de demonstrações esquemáticas; incentivar a participação dos estudantes na elaboração de maquetes e trabalhos artísticos relacionados às ciências naturais; proporcionar ferramentas de trabalho docente dinamizando as aulas de exposição dialogada. Acesse o Projeto Modelos didáticos de ciências
O grupo de bolsistas atuantes na Instituto Estadual de Educação Menna Barreto desenvolve os seguinte projetos didáticos, sob a supervisão da Professora Andréia Suchard Pires :
A arte como instrumento mediador entre a educação ambiental e as ações antropológicas – Bolsista Bruno Montezano Ramos
O projeto tem os seguintes objetivos: oferecer a comunidade escolar reflexões a respeito das problemáticas do planeta; Reconhecer o que é a educação ambiental; influenciar os alunos a terem autonomia e criatividade nas diferentes atividades que serão executadas; demonstrar a importância da arte como artifício de sensibilização e conscientização dos alunos; estimular atitudes cotidianas concretas de preservação do meio ambiente, utilizando nesse contexto a arte nas suas mais diversas manifestações; instruir na aquisição de novos hábitos com relação ao ambiente. Acesse o Projeto A arte como instrumento mediador entre a educação ambiental e as ações antropológicas
Projeto: A Interdisciplinaridade como Metodologia de Ensino – Bolsista Luiz Felipe Ribeiro
O presente projeto pretende proporcionar fundamentação teórica aos docentes do Instituto Menna Barreto sobre o tema interdiscilinaridade, e desenvolver atividades didáticas interdisciplinares que atendam a cultura, ciência, trabalho e tecnologia. Acesse o Projeto A Interdisciplinaridade como Metodologia de Ensino
Projeto: Atividades Experimentais e Lúdicas no Ensino de Ciências – Bolsista Cassiano Rodrigues
O projeto pretende atuar como complemento das aulas teóricas, sendo catalisador no processo de aquisição de novos conhecimentos, além de exercitar habilidades como cooperação, concentração, organização e manipulação de equipamentos, permitindo que o aluno raciocine e realize as diversas etapas da investigação científica, formulando e o testando hipóteses, inferindo conclusões e formando o senso crítico. Acesse o Projeto Atividades Experimentais e Lúdicas no Ensino de Ciências
Intervenções realizadas:
Projeto: Revitalizando e Reunitlizando – Bolsista Lucas Fagundes
O projeto visa desenvolver a consciência ambiental nos educandos; plantar flores em diversas áreas do terreno, para revitalizar o ambiente externo da escola, despertando nos alunos a vontade de transitarem em lugares de pouca circulação; confeccionar diversos bancos a partir de pneus não utilizados, visto que a escola dispõe de pouca comodidade para os alunos, especialmente, para os momentos em que estes estão de recreio. Acesse o Projeto Revitalizando e Reutilizando
Intervenções realizadas:
Projeto: Plantando e Aprendendo – Bolsista Caroline Resena Gonçalves
O presente projeto visa estimular o educando a desenvolver o contato com a natureza, a cultura alimentar orgânica e o trabalho em equipe; reaproveitar materiais recicláveis; fornecer alimentos saudáveis para a refeição diária dos estudantes; relacionar as experiências cotidianas do educando com os conteúdos abordados em sala de aula; proporcionar a revitalização do espaço que está em desuso na escola; estimular a criatividade dos educandos. Acesse o Projeto Plantando e Aprendendo
Intervenções realizadas: