Institucional 2018 | PIBID INSTITUCIONAL UNIPAMPA 2018 | Site de publicações e divulgações do Projeto PIBID-UNIPAMPA 2018 | Página: 20

Núcleo Arte/Língua Portuguesa realiza atividade na Gincana do IF-SUL

 No dia 25 de outubro de 2019 o grupo interdisciplinar do Núcleo Arte/Língua Portuguesa realizou no IFsul Campus-Bagé, uma atividade na gincana de aniversário da Escola. A atividade contou com duplas das catorze turmas dos cursos técnicos do campus. Cada dupla recebeu uma palavra previamente selecionada pelos bolsistas e teve 10 segundos para identificar uma música que continha na letra a palavra em questão. Além de descobrir a música, para valer a pontuação, os alunos precisaram cantar o trecho musical em que a palavra se encontra (com a letra correta). Houve uma participação bastante efetiva dos alunos.

FEIRA DE OFICINAS DIDÁTICAS NA E.M.E.F. CREUSA BRITO GIORGIS: NÚCLEO ARTE/LÍNGUA PORTUGUESA

No dia 22/11/2019, na EMEF Creusa Brito Giorgis, foi realizada uma feira de oficinas propostas e ministradas por bolsistas do Núcleo Arte/Língua Portuguesa (PIBID/UNIPAMPA), no sentido de proporcionar diferentes atividades didático-pedagógicas no campo das linguagens, abrangendo turmas de 5º a 9º ano. As oficinas abordaram temáticas como: leitura de histórias, criação e improvisação musical (a partir de instrumentos musicais construídos com materiais recicláveis), sonorização de histórias, percussão corporal e exibição de curtas metragens produzidos por alunos do IF-SUL (campus Bagé).

                                               

11º SIEPE

1. Relato da intervenção realizada no 9º ano sobre a Tabela Periódica  – Autores: Darcilene Correa, Marcio Nascimento de Oliveira, Valdirene Maciel, Janaina Teixeira Leão Perceval, Fabiane Inês Menezes de Oliveira Borba, Jaqueline Pinto Vargas

RESUMO – RELATO DA INTERVENÇÃO REALIZADA NO 9° ANO SOBRE A TABELA PERIÓDICA

2. Relato de experiência: Desafio docente no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) – Autoras: Dyessyca Silveira, Caroline Wagner, Elisangela Luz da Costa

RESUMO – RELATO DE EXPERIÊNCIA_ DESAFIO DOCENTE NO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID)

3. Impactos do Programa Institucional de Bolsa e Iniciação à Docência (PIBID) na formação dos licenciandos – Autores: Gilberto Junior, Marcio Andre Rodrigues Martins

RESUMO – IMPACTOS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA E INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) NA FORMAÇÃO DOS LICENCIANDOS

4. Representações de modelos atômicos em sala de aula: abordagem histórica e epistemológica – Autores:  Sibelle Bortolotto, Yasmim de Farias Ramos, Jeneffer de Castro Branco, Janete Maribel de Melo Teixeira, Vitória Moreira da Costa, Rafhael Brum Werlang

RESUMO – REPRESENTAÇÕES DE MODELOS ATÔMICOS EM SALA DE AULA_ ABORDAGEM HISTÓRICA E EPISTEMOLÓGICA

5. Mapas Mentais: estratégias de ensino-aprendizagem no estudo do corpo humano – Autoras: Carla Leal, Caroline Wagner, Elisangela Luz da Costa

RESUMO – MAPAS MENTAIS ESTRATÉGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO ESTUDO DO CORPO HUMANO

6. A Feira de Ciências como contexto à alfabetização científica – Autores: Janete Teixeira, Sibelle Flor Bortolotto, Yasmim de Farias Ramos, Jeneffer de Castro Branco, Vitória Moreira da Costa, André Luís Silva da Silva

RESUMO – A FEIRA DE CIÊNCIAS COMO CONTEXTO À ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA

Apresentação de pôster do Núcleo Arte/Língua Portuguesa no 11º SIEPE

Em outubro de 2019 discentes dos cursos de Música e Letras, que compõem o grupo interdisciplinar do Núcleo Arte/Língua Portuguesa do PIBID/UNIPAMPA, apresentaram o pôster intitulado “Turismo Músico Literário” no 11º SIEPE (Salão Internacional de Ensino Pesquisa e Extensão), na cidade de Santana do Livramento-RS. O conteúdo do trabalho é referente às atividades que os bolsistas realizaram em 2019 no Instituto Federal Sul Rio-grandense, na unidade de Bagé.

Intervenções de estudo cultural das cinco regiões do Brasil, no IFSul – Campus Bagé, em turmas do ensino médio – técnico em agropecuária

Nos meses de setembro e outubro de 2019 foram feitas intervenções pedagógicas por parte dos bolsistas do núcleo Arte/Língua Portuguesa em duas turmas do ensino médio-técnico em agropecuária (IFSul Bagé), explorando  produções culturais envolvendo música e literatura contemporânea a fim de despertar o interesse dos alunos das turmas trabalhadas no estudo destas regiões, bem como compreender os aspectos históricos e sociais destas produções. Assim os bolsistas, divididos em duplas, planejaram e executaram suas intervenções baseados em critérios e metodologias específicos para cada situação, pois foi possível ter intervenções expositivas-dialogadas assim como intervenções práticas mobilizando a a reflexão e a produção cultural dos alunos.

Núcleo Arte/Língua Portuguesa na abertura do IntraPIBID UNIPAMPA

No dia 22 de maio de 2019, no Campus Bagé, ocorreu o evento IntraPIBID da UNIPAMPA. A abertura foi realizada a partir de uma apresentação musical por parte dos bolsistas do Núcleo Arte/Língua Portuguesa, que tocaram 5 músicas no auditório da Unipampa, promovendo uma experiência artística aos participantes do evento, que desenvolveram suas  atividades das 8 horas da manhã até o longo do dia.

Rock Brasil: Recital Didático na E.E.E.M. Silveira Martins

Em agosto de 2019 bolsistas do Núcleo Arte/Língua Portuguesa, em parceria com bolsistas do Programa Residência Pedagógica do Curso de Música e de discentes dos componentes complementares Música e Escola I e II: Práticas de Conjunto, realizaram na EEEM Silveira Martins, em Bagé-RS, um recital didático focando a  história do rock brasileiro.  A temática foi abordada a partir de um olhar da sociologia do rock e da sociologia da educação musical, no sentido de compreender o rock n roll como um importante espaço de formação musical e de produção de subjetividades e identidades musicais.

Cine-debate e Educação

Em outubro de 2019 o Núcleo Arte/Língua Portuguesa promoveu a exibição do documentário “Quando sinto que já sei” (BRASIL, 2014, 74min). A obra registra exemplos no Brasil de práticas educacionais inovadoras, que apostam na dimensão estética e criativa da formação humana. Após a exibição, foi proposto um debate com os bolsistas sobre as possibilidades e os desafios de repensar a educação no século 21 a partir de novos modelos de formação e compreensão do ser humano.

Arquivamento de documentos construídos durante o PIBID na EMEF Cabo Luiz Quevedo

Durante a realização do programa de iniciação à docência na escola, os estudantes da escola, os bolsistas do programa e a professora supervisora construíram diversos materiais e documentos físicos que precisariam ser arquivados em segurança. Dessa forma, foi comprado com o uso da verba federal destinada ao Pibid, pastas para “arquivo morto” onde documentos como: provas, trabalhos e documentação física da pesquisa socioantropológica foram guardados na escola.