PIBID INSTITUCIONAL UNIPAMPA 2018 | Site de publicações e divulgações do Projeto PIBID-UNIPAMPA 2018 | Página: 5

Investigação, diagnóstico e atividades envolvendo a comunidade escolar

            Neste tópico serão apresentadas as atividades de investigação, diagnóstico e demais ações que envolveram a comunidade escolar durante o período de agosto de 2018 a dezembro de 2019.

            As atividades nas escolas parceiras do PIBID/Pedagogia em Jaguarão iniciaram no dia 17/08/2018.

            Escolas parceiras:

            EMEI Casa da Criança

            EMEI Verdina Raffo

            EMEF Antônio Sampaio

     Em um primeiro momento os bolsistas foram orientados a observar o contexto da comunidade onde a escola está inserida e a escola em que atuarão. Para isso, cada bolsista recebeu uma ficha com alguns tópicos orientadores para que pudessem elaborar seus textos.

      Portanto, em anexo serão apresentados:

1.ROTEIRO PARA OBSERVAÇÃO E DIAGNÓSTICO DA REALIDADE DA ESCOLA 

2. TEXTOS DOS PIBIDIANOS REFERENTES A ANÁLISE DA ESCOLA

        2.1 EMEI CASA DA CRIANÇA

        2.2 EMEI VERDINA RAFFO

         2.3 EMEF GENERAL SAMPAIO

  1. ATIVIDADES QUE OS BOLSISTAS FORAM CONVIDADOS PELA COMUNIDADE ESCOLAR A PARTICIPAREM NO PERÍODO 2018-2019

– IDAS NA BRINQUEDOTECA (Durante o mês de outubro de 2018, as escolas parceiras do PIBID juntamente com os pibidianos e supervisoras realizaram visitas na Brinquedoteca da UNIPAMPA – Campus Jaguarão e conheceram os espaços da Universidade.FOTOS

– FEIRA DE CONHECIMENTOS E DESFILE SMED 2018-2019

– ATIVIDADE DO DIA 9 DE DEZEMBRO DE 2018 NA UNIPAMPA E FOTOS – FESTA DE NATAL PARA CRIANÇAS DA COMUNIDADE

– PUERTAS ABIERTAS – MOSTRA DO CURSO NO DIA 31/10/2018 FOTOS

ANEXO: Investigação, diagnóstico e atividades envolvendo a comunidade escolar

Atas das reuniões de planejamento – Pedagogia

     No PIBID/PEDAGOGIA as reuniões de estudo e planejamento ocorreram nos mesmos encontros, durante o período de agosto de 2018 a dezembro de 2019, quinzenalmente. Participavam destas reuniões os bolsistas e as supervisoras. As reuniões eram divididas em dois momentos: planejamento das ações, e formação com estudo e discussão de textos. Mensalmente eram realizadas reuniões apenas com as supervisoras, as quais ocorriam após as reuniões com todo o grupo.

     Portanto, neste tópico serão apresentadas as atas das reuniões.

     No post “ Reuniões do Núcleo” serão apresentadas as listas de presença.

Atas das reuniões de planejamento – Pedagogia

Finalização das atividades PIBID-LeCampo

Finalização das atividades No dia 25 de janeiro de 2020 realizou-se na Unipampa – campus Dom Pedrito o ultimo encontro dos pibidianxs da LeCampo (edital 2018). Foram apresentadas as potencialidades de cada uma das atividades desenvolvidas nas escolas, quais os desafios foram alcançados. Comentou-se sobre as fragilidades e o amadurecimento dos conhecimentos científicos para o desenvolvimento das propostas de intervenção.

PROJETO TERRITORIALIDADES NEGRAS

No dia 10/01/2020 os bolsistas do núcleo da Matemática, campus Bagé, participaram do projeto territorialidades negras. O projeto tem como objetivos: reconhecer e valorizar a importância e a contribuição da cultura africana, desmistificar o preconceito religioso entre outros, realizar discussões que provocassem reflexão sobre igualdade racial, estimular o respeito às diferenças e “conhecer”, pois o conhecimento evita “pré-conceitos”.