PIBID INSTITUCIONAL UNIPAMPA 2018 | Site de publicações e divulgações do Projeto PIBID-UNIPAMPA 2018 | Página: 53

Roda de Conversa sobre o desafio de desenvolver projetos na Educação Básica

No dia 13/11/2018, o grupo de pibidianos da Unipampa participou de uma Roda de Conversa com a professora   Bruna Bueno, juntamente com algumas alunas e pais da EEEF Coronel Urbano das Chagas, sobre o projeto de intervenção realizado ao longo do ano letivo a partir da leitura do livro “Extraordinário” de R. J. Palacio. Noite muito produtiva…

 

Oficina de Escrita de Resumos Acadêmicos

No mês de outubro e novembro de 2018 os bolsistas do núcleo da Matemática/Bagé, participaram da Oficina de Escrita de Resumos Acadêmicos, ministrada pelos professores do curso de Letras da Unipampa, campus Bagé. A oficina teve por objetivo fornecer conhecimento e embasamento aos bolsistas para a escrita de resumos.

Reunião geral com a coordenação Institucional

Ata reunião Coordenação Institucional do Pibid e Núcleo Ciências da Natureza da Unipampa – campus Dom Pedrito

No dia 12 de novembro de 2018, às 13 horas e 30 minutos na Biblioteca do Campus Dom Pedrito, reuniram-se a coordenadora Institucional do Programa de Iniciação a Docência, professora Patrícia Moura e os integrantes do Pibid Núcleo Ciências da Natureza. Pauta:

  • Boas Vindas
  • Apresentação dos Integrantes a partir de um objeto represnetativo
  • Apresentação sobre o Programa Institucional do Pibid ( título, Objetivo geral, objetivos específicos, cadastro na palataforma Freire)
  • Algumas informações sobre o Pibid Unipampa: 321 bolsistas, 12 núcleos, 4 subprojetos (Multidisciplinar com nove núcleos, Educação do Campo, Pedagogia e Educação Física), 16 cursos
  • Informações sobre o Intrapibid no dia 09 e 10 de maio de 2019
  • Importância do registro sistemático em diários, portfólios.
  • Diálogo sobre as atividades desenvolvidas no núcleo

 

 

Representação do PIBID no SIEPE (Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão)

No dia 08/11/18 representei o PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência) no SIEPE (Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão) no espaço da PROGRAD (Pró-Reitoria de Graduação), demonstrando o conhecimento que adquirimos nos encontros e rodas de conversa, participação em eventos, oficinas, através de slides com imagens. Foi importante relatar as experiências do PIBID e muito gratificante participar do evento!!

 

 

 

 

Autor: Juan Gomes Cardozo

Começam as entrevistas do Dossiê Sócio Antropológico

Durante o mês de novembro de 2019, os bolsistas e a supervisora do PIBID Núcleo 7 – Ciências da Natureza, começaram as entrevistas com a comunidade escolar da Escola de Educação Básica Marília Sanchotene Felice no município de Uruguaiana-RS.

Durante as primeiras entrevistas realizadas com os estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental, os bolsistas tiveram uma ótima receptividade por parte de alunos e também por parte dos professores da instituição.

O Dossiê SocioAntropológico se trata de um instrumento de Estudo Preliminar da Realidade, previsto como o primeiro momento do Processo de Investigação Temática (FREIRE, 2011 apud FREITAS et al., 2013, p.89).

PIBID Ciências da Natureza promove Exposição Interativa

Os bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência organizaram uma exposição interativa apresentando os dados da pesquisa sócioantropológica na  Primeira Mostra de Extensão do Campus Dom Pedrito. Esta aconteceu no dia 22 de novembro de 2018 no CTH Herança Paternal.  A partir da história e dos pontos turísticos de Dom Pedrito-RS, organizou-se atividades interativas, entre eles fotos em alto relevo, vídeo em 3D, experimentos, monóculos, exposição de aparelhos de radio antigos com a demonstração de Radio Novela, entre outros.

1ª etapa de tabulação dos dados do questionário aplicado nas escolas parceiras do PIBID Letras Jaguarão.

No dia 23 de outubro, pibidianos trabalharam na tabulação dos dados do questionário, que foi aplicado nas três escolas parceiras do  Pibid Letras Jaguarão e Arroio Grande. O questionário tem por objetivo  pesquisar o perfil de aluno que temos nas escolas parceiras para, a partir dessa pesquisa, planejar as ações de intervenção didático-pedagógica ao longo do ano de 2019. Continue lendo