PIBID INSTITUCIONAL UNIPAMPA 2018 | Site de publicações e divulgações do Projeto PIBID-UNIPAMPA 2018 | Página: 7

Jogo Pedagógico

Montagem do material didático

Nos meses de Abril e Junho de 2019 os pibidianxs realizaram junto com a Escola Antonio Conselheiro – Santana do Livramento o planejamento e a execução de um jogo didático, o Jogo da Trilha. Participaram estudantes e comunidade escolar das atividades.

Planejamento do jogo didático
Estudantes participando do jogo
Pibidianas e comunidade escolar participando do jogo didático
Comunidade escolar participando do jogo
Jogo a Trilha
Jogo pedagógico
Jogo pedagógico
Jogo pedagógico
Comunidade participando do jogo
Pibidianas na escola

 

Merendeiras participando do Jogo

 

Atividades Experimentais – E.E.E.M. Frei Plácido/E.E.E.B. Prof. Justino Costa Quintana

Destacam-se algumas das atividades experimentais desenvolvidas por bolsistas IDs do Núcleo 09, Química/Física e aplicadas durante as intervenções didático-pedagógicas na escola E.E.E.M. Frei Plácido/E.E.E.B. Prof. Justino Costa Quintana.

* Experimento do pH – características de soluções ácidas e básicas identificadas através de indicadores de pH (potencial hirogeniônico.

Imagens digitais mostrando a participação dos bolsistas IDs durante a realização da atividade experimental, na sala de aula da escola, em maio/2019 e novembro/2019.  Fonte: Relatório Final do Bolsista ID Gustavo Soares, 2020.

 

* Eletrólise – separação das moléculas de hidrogênio e oxigênio a partir de um sistema constituído por pilhas e água com sal.

Imagem digital mostrando a participação dos bolsistas IDs e alunos durante a realização da atividade experimental, no laboratório da escola, em maio/2019.  Fonte: Relatório Final do Bolsista ID Gabriel Nunes, 2020.

 

* Depósito de prata em uma moeda de cobre – temática de sais, óxidos e processo de oxirredução.

 

Atividades Experimentais – E.E.E.M. Luiz Mércio Teixeira

Destacam-se algumas das atividades experimentais desenvolvidas por bolsistas IDs do Núcleo 09, Química/Física e aplicadas durante as intervenções didático-pedagógicas na  E.E.E.M. Luiz Mércio Teixeira.

* Misturas Homogêneas e Heterogêneas.

Imagem digital mostrando a participação dos bolsistas IDs e alunos de uma turma do EJA, durante a aplicação da atividade experimental no laboratório da escola E.E.E.M. Luiz Mercio Teixeira, em 19/08/2018. Fonte: Relatório Final da Bolsista ID Daiane Garcia, 2020.

Imagens digitais mostrando a participação dos bolsistas IDs e alunos de uma turma do 1ºAno do EJA, durante a aplicação da atividade experimental no laboratório da escola, em 19 e 20/03/2019. Fonte: Relatório Parcial da Supervisora Milena Esmerio,  2020.

 

*Os processos de separação de misturas.

Imagem digital mostrando a participação dos bolsistas IDs e alunos de uma turma do 1º Ano, durante a aplicação da atividade experimental no laboratório da escola, em 29/04/2019. Fonte: Relatório Parcial   da Supervisora Milena Esmerio, 2020.

 

* Experimento “Cinética Química”

https://sites.unipampa.edu.br/pibid2018/files/2019/01/experimento-cinetica-adaptado_daiana_outubro_2018.pdf

* Experimento “Soluções” e apresentação de “vidrarias” e suas utilidades.

Imagem digital mostrando a participação dos bolsistas IDs e alunos de uma turma do EJA, durante a aplicação da atividade experimental no laboratório da escola E.E.E.M. Luiz Mércio Teixeira, em 06/11/2018. Fonte: Relatório Final da Bolsista ID Daiane Garcia, 2020.

 

* “Teste de Chamas

Imagem digital mostrando a participação dos bolsistas IDs e alunos de uma turma do EJA, durante a aplicação da atividade experimental no laboratório da escola E.E.E.M. Luiz Mércio Teixeira, em 03/06/2019. Fonte: Relatório Final da Bolsista ID Daiane Garcia, 2020.

Imagens digitais mostrando a participação dos bolsistas IDs e alunos do EJA, durante a aplicação da atividade experimental no laboratório da escola E.E.E.M. Luiz Mércio Teixeira, em 18/06/2019, em data alusiva ao Dia do Químico. Fonte: Relatório Final da Bolsista ID Clariana Santos, 2020.

 

*Preparo de Experimentos para as Feiras de Ciências na escola

Imagens digitais mostrando a participação dos bolsistas IDs durante o preparo de experimentos no laboratório da escola, em outubro/2019,  Fonte: Relatório Final da Bolsista ID Clariana Santos, 2020.

 

Oficina NEI

No dia 22 de novembro de 2018 alguns bolsistas do núcleo da Matemática juntamente com a equipe que trabalha no Núcleo de Educação Inclusiva (NEI) receberam a professora Claudete e seus alunos,  para mostrar a sala e os recursos e materiais adaptados que foram construídos.

“Dia D”

No dia 29 de agosto de 2019, os professores da Escola Estadual de Ensino Médio José Gomes Filho optaram por fazer um trabalho de valorização do professor e de sua autoestima  “Dia D”. Neste dia os bolsistas do núcleo da Matemática/Bagé levaram a sala de sensações com o objetivo de provocar novas vivências, de propiciar um contato com situações desconhecidas para que cada um pudesse avaliar seus sentimentos, medos e inseguranças para entrar em contato consigo mesmo e se perceber melhor, busca de autoconhecimento.