Alunos do 6º ano da EMEB Marília Sanchotene Felice realizaram a visita a sede da Estação de Tratamento de Água da BRK, em Uruguaiana-RS.
Alunos do 6º ano da EMEB Marília Sanchotene Felice realizaram a visita a sede da Estação de Tratamento de Água da BRK, em Uruguaiana-RS.
Realização do INTRAPIBIDFoi realizado na Universidade Federal do Pampa, Campus Uruguaiana, o Intrapibid, Fronteira Oeste, com a participação do Subprojeto Educação Física e os Núcleos Ciências da Natureza, Matemática (Itaqui) e Ciências Humanas de São Borja, do Subprojeto Multidisciplinar.
Nos meses de Abril e Junho de 2019 os pibidianxs realizaram junto com a Escola Antonio Conselheiro – Santana do Livramento o planejamento e a execução de um jogo didático, o Jogo da Trilha. Participaram estudantes e comunidade escolar das atividades.
Destacam-se algumas das atividades experimentais desenvolvidas por bolsistas IDs do Núcleo 09, Química/Física e aplicadas durante as intervenções didático-pedagógicas na escola E.E.E.M. Frei Plácido/E.E.E.B. Prof. Justino Costa Quintana.
* Experimento do pH – características de soluções ácidas e básicas identificadas através de indicadores de pH (potencial hirogeniônico.
Imagens digitais mostrando a participação dos bolsistas IDs durante a realização da atividade experimental, na sala de aula da escola, em maio/2019 e novembro/2019. Fonte: Relatório Final do Bolsista ID Gustavo Soares, 2020.
* Eletrólise – separação das moléculas de hidrogênio e oxigênio a partir de um sistema constituído por pilhas e água com sal.
Imagem digital mostrando a participação dos bolsistas IDs e alunos durante a realização da atividade experimental, no laboratório da escola, em maio/2019. Fonte: Relatório Final do Bolsista ID Gabriel Nunes, 2020.
* Depósito de prata em uma moeda de cobre – temática de sais, óxidos e processo de oxirredução.
Destacam-se algumas das atividades experimentais desenvolvidas por bolsistas IDs do Núcleo 09, Química/Física e aplicadas durante as intervenções didático-pedagógicas na E.E.E.M. Luiz Mércio Teixeira.
* Misturas Homogêneas e Heterogêneas.
Imagem digital mostrando a participação dos bolsistas IDs e alunos de uma turma do EJA, durante a aplicação da atividade experimental no laboratório da escola E.E.E.M. Luiz Mercio Teixeira, em 19/08/2018. Fonte: Relatório Final da Bolsista ID Daiane Garcia, 2020.
Imagens digitais mostrando a participação dos bolsistas IDs e alunos de uma turma do 1ºAno do EJA, durante a aplicação da atividade experimental no laboratório da escola, em 19 e 20/03/2019. Fonte: Relatório Parcial da Supervisora Milena Esmerio, 2020.
*Os processos de separação de misturas.
Imagem digital mostrando a participação dos bolsistas IDs e alunos de uma turma do 1º Ano, durante a aplicação da atividade experimental no laboratório da escola, em 29/04/2019. Fonte: Relatório Parcial da Supervisora Milena Esmerio, 2020.
* Experimento “Cinética Química”
* Experimento “Soluções” e apresentação de “vidrarias” e suas utilidades.
Imagem digital mostrando a participação dos bolsistas IDs e alunos de uma turma do EJA, durante a aplicação da atividade experimental no laboratório da escola E.E.E.M. Luiz Mércio Teixeira, em 06/11/2018. Fonte: Relatório Final da Bolsista ID Daiane Garcia, 2020.
* “Teste de Chamas
Imagem digital mostrando a participação dos bolsistas IDs e alunos de uma turma do EJA, durante a aplicação da atividade experimental no laboratório da escola E.E.E.M. Luiz Mércio Teixeira, em 03/06/2019. Fonte: Relatório Final da Bolsista ID Daiane Garcia, 2020.
Imagens digitais mostrando a participação dos bolsistas IDs e alunos do EJA, durante a aplicação da atividade experimental no laboratório da escola E.E.E.M. Luiz Mércio Teixeira, em 18/06/2019, em data alusiva ao Dia do Químico. Fonte: Relatório Final da Bolsista ID Clariana Santos, 2020.
*Preparo de Experimentos para as Feiras de Ciências na escola
Imagens digitais mostrando a participação dos bolsistas IDs durante o preparo de experimentos no laboratório da escola, em outubro/2019, Fonte: Relatório Final da Bolsista ID Clariana Santos, 2020.
No dia 29 de agosto de 2019, os professores da Escola Estadual de Ensino Médio José Gomes Filho optaram por fazer um trabalho de valorização do professor e de sua autoestima “Dia D”. Neste dia os bolsistas do núcleo da Matemática/Bagé levaram a sala de sensações com o objetivo de provocar novas vivências, de propiciar um contato com situações desconhecidas para que cada um pudesse avaliar seus sentimentos, medos e inseguranças para entrar em contato consigo mesmo e se perceber melhor, busca de autoconhecimento.