Em 31/03/2021 o prof. Edson M Kakuno apresentou seminário sobre Radiação Ionizante, desde luz ultravioleta (UV), passando por Raios X (RX), partículas ionizantes (Aplha, Beta), radiação Gamma e Cósmica. Processos de produção, interação com a matéria, efeitos biológicos, dosemetria, aplicações na saúde, indústria e nas ciências. Breve descrição do laboratório Síncrotron (LNLS-I) localizado em Campinas-SP. Atividade complementar a atividade de radioatividade no contexto CTS.
Reflexões e perspectivas dos Pibidianos do Subprojeto Alfabetização ao longo do ano de 2021
O Diário Reflexivo é aqui entendido como a produção escrita a partir da reflexão dos discentes, levando em consideração o decorrer das reuniões e atividades propostas, no Subprojeto Alfabetização, escrito o final de cada mês.
Tais Diários têm como propósito tornar o discente participante ativo do processo de seu aprendizado, estimulando-o à autonomia e à auto-avaliação. Vale destacar que a reflexão refletir ao fim de um processo de ensino – aprendizagem sempre proporciona maior compreensão.
Como instrumento de ensino-aprendizagem, o diário reflexivo possibilita a experiência criativa de reflexão sobre a ação, desenvolvendo assim o crescimento pessoal dos envolvidos nesta prática. Podendo despertar nos envolvidos a auto – análise por seus registros e releituras, percebendo assim, de uma forma mais ampla suas contribuições no processo de ensino aprendizagem.
Tanta para os docentes, como para os discentes, é um instrumento que serve para repensar e analisar de que forma suas impressões pessoais e avaliativas poderão contribuir para o sucesso ou para o fracasso da prática em questão.
Ao questionar a própria prática, através destes registros de reflexão, podemos sair da nossa zona de conforto, gerando conflitos que oportunizem a descoberta de novas respostas. Neste processo de questionar e buscar as respostas os envolvidos tornam – se agentes do próprio conhecimento.
ALINE – DIÁRIOS REFLEXIVOS PIBID 2021
EDUARDA – DIÁRIOS REFLEXIVOS PIBID 2021
GRAÇA – DIÁRIOS REFLEXIVOS PIBID 2021
JULIARA – DIÁRIOS REFLEXIVOS PIBID 2021
KELLEN BOTELHO
LOUISE – DIÁRIOS REFLEXIVOS PIBID 2021
THAYNA
BNCC e o PIBID by subprojeto Ciências da Natureza do Pibid UNIPAMPA
Oficina do Subprojeto Alfabetização na Semana Acadêmica do Curso de Pedagogia
No último dia 16 de dezembro, às 20h20min, as bolsistas de iniciação à docência Aline Silva, Kellen Botelho e Thayná Gomes, acompanhadas da supervisora Dynara Silveira, realizaram a oficina “O Alfaletrar a partir de jogos pedagógicos”, na VIII Semana Acadêmica do Curso de Pedagogia. O objetivo da oficina era apresentar o conceito recente do alfaletrar, de Magda Soares, e demonstrar algumas possibilidades didáticas de viabilização deste conceito na prática, por meio de produções midiáticas. Assim, foram apresentados alguns exemplos de aplicativos e programas para a elaboração de jogos e atividades. As bolsistas também relataram como foi o uso deste material com as escolas-campo, como relatou Aline Silva: “Olhando para o cenário do ensino remoto em meio a pandemia, embora a realidade dos alunos que frequentam a rede municipal de ensino, em sua maioria seja muito precária e muitas vezes não tenham acesso a celulares, computadores e internet de qualidade para que eles consigam utilizar com frequência as mídias de forma educativa, quando isso se faz possível, os jogos tem sim um retorno muito positivo, até mesmo por ser uma maneira bem mais dinâmica para desenvolver as atividades e com infinitas opções de formatos que conseguem alcançar todos os tipos de conteúdos para todas as idades e necessidades. No caso do subprojeto nós conseguimos, a partir de qualquer tema, como lista de compras, contações de histórias, meio ambiente, corpo humano e muitas outras opções, montar jogos que vão auxiliar no letramento dos alunos e isso pode ser feito com todas as turmas e matérias. Vivemos em constante transformação e assim como os jogos interativos, os recursos tecnológicos em geral, como ferramentas de ensino, são práticas que vem se tornando indispensáveis pelo próprio contexto de evolução e adaptação que estamos vivendo. Assim, é importante que sejam incluídas na formação dos docentes práticas utilizando os recursos tecnológicos como ferramentas de ensino. No entanto, é necessário que estas ações sejam planejadas de forma adequada, para que possam atender às novas demandas e que os docentes, assim como os discentes, tenham as ferramentas necessárias para esta implementação”.
Pidid Química-Física participa do seminário da REDEQ (Rede de Debates de Ensino de Química)
Parte dos bolsistas do subprojeto Química-Física do Pibid Unipampa participaram do segundo seminário da REDEQ (Rede de Debates de Ensino de Química) no qual as profas. Ana Berti Bagestan e Bruna Carminatti promoveram debate envolvendo relações entre BNCC, Novo Ensino Médio e o Referencial Curricular Gaúcho. A mediação foi realizada pela profa. Fabiane Andrade Leite (16/03/2021). (https://www.youtube.com/watch?v=oUS49wfTwlw)
E do terceiro seminário: A NOVA BNCC E AS ESCOLAS PILOTO: DA ANÁLISE TEÓRICA ÀS PERCEPÇÕES DA PRÁTICA debatido pelas profas. Dra. Mônica Ribeiro da UFPR e da Ms. Ivana Garcia do Instituto Estadual de Educação Tiradentes de Nova Prata (RS). Mediado pela professora Dra. Maira Ferreira da UFPEL (07/04/2021). Disponível no You Tube no endereço: https://www.youtube.com/watch?v=DJDZZhM4qSg
Imagem creditada à Raquel Trindade (2021).
Radioatividade com enfoque CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade)
O Pibid Química-Física contribuiu na realização do trabalho de conclusão de curso (TCC) da discente Gabriela, da Licenciatura em Química da Unipampa. Na atividade junto ao Pibid foi trabalhado os aspectos sociais (como impacto à saúde pública, efeitos trabalhistas e econômicos permeados pelas legislações brasileira), tecnológicos (produção, armazenamento, utilização e descarte) e científicos (aspectos históricos-científicos, estado da arte, etc.) de materiais radioativos. Esses aspectos foram trabalhados a partir de uma situação fictícia de desativação de um equipamento de radioterapia em uma cidade imaginária, desenvolvida entre 10/03/2021 a 17/03/2021. Previamente a esta atividade fictícia, foram debatidos questões como: o acidente em Goiânia com o Cs137 (Césio 137); acidente de Fukushima; radionuclídeos que se encontram ao nosso redor; questões de exposição a radiação e contaminação radioativa; diferenças entre fusão e fissão nuclear; aplicações dos radionuclídeos na medicina, na indústria e na ciência.
Subprojeto Alfabetização Jaguarão no 13º SIEPE
Nossos pibidianos participaram do 13º SIEPE, com o tema “Ciência, Tecnologia e Inovação para um Planeta mais Humano”, neste ano tivemos muitos resumos aprovados e a alegria de ter um resumo finalista, para concorrer ao prêmio de Cardeal Amarelo.
O resumo finalista tem por título “A importância das brincadeiras na infância”, de autoria da nossa pibidiana Vitória Aléxia Teixeira da Cunha.
Vamos disponibilizar por aqui diretamente, cada resumo submetido pelos pibidianos e também o link para os anais do evento.
PIBID – APRENDIZAGENS SOBRE A PRÁTICA DOCENTE EM TEMPOS DE PANDEMIA
A IMPORTÂNCIA DAS BRINCADEIRAS NA INFÂNCIA
CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS: UMA POSSIBILIDADE DE INTERAÇÃO EM MEIO A PANDEMIA
Reunião Geral – PIBID Ciências da Natureza – Campus Dom Pedrito
Entre os meses de setembro a dezembro, o professor Jordano solicitou a colaboração dos pibidianos na elaboração de ações didáticos pedagógicas. A princípios os alunos começarão a desenvolver vídeos na plataforma do tik tok com o conteúdo programático, bem como, colaborarão na elaboração dos planos de aula.
Pibid Química-Física participa do Webinário Pibid: Diálogos sobre a BNCC
No dia 02 de março de 2021, os professores coordenadores e supervisores do núcleo Física e Química do PIBID, participaram do webinário organizado pela coordenação institucional. Para esse dia, cada núcleo apresentou sucintamente seus estudos sobre a BNCC e questões para as professoras dialogadoras: Berenice Soares Bueno Jardim, Izalina de Vargas Oliva e Mayra da Silva Cutruneo Ceschini.
Princípios da Análise Textual Discursiva (ATD) para compreensão do Sistema de Avaliação das escolas no Brasil
Ao longo do mês de fevereiro (encontro de 04/02, 10/02, 17/02 e 24/02/2021) foi trabalhado os “Princípios da Análise Textual Discursiva (ATD) para compreensão do Sistema de Avaliação das escolas no Brasil”, tendo como base os textos: (a) Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – Ideb. Disponível em: https://download.inep.gov.br/educacao_basica/portal_ideb/o_que_e_o_ideb/Nota_Tecnica_n1_concepcao IDEB.pdf. Acesso em 06 de janeiro de 2021. (b) Metodologia utilizada para o estabelecimento das metas intermediárias para a trajetória do Ideb no Brasil, Estados, Municípios e Escolas. Disponível em: https://download.inep.gov.br/educacao_basica/portal_ideb/o_quede_sao_as_metas/Nota_Tecnica_n2_metas_intermediarias_IDEB.pdf. Acesso em 06 de janeiro de 2021. e (c) Nota metodológica sobre a compatibilização de desempenhos do PISA com a escala do SAEB. Disponível em: https://download.inep.gov.br/educacao_basica/portal_ideb/o_que_sao_as_metas/Nota_Tecnica_n3_compatibilizacao_PISA_SAEB.pdf. Acesso em 06 de janeiro de 2021.
Os resultados do IDEB foram contrapostos ao longo das discussões pelos relatos das professoras supervisoras relatando suas experiências. Discutiu-se as taxas de reprovação dos alunos do Ensino Básico, as taxas de abandono, principalmente neste período de pandemia e como o novo BNCC (2018) poderia impactar nestes índices.