A pandemia do coronavírus, infelizmente, ainda não acabou! Embora o processo de vacinação contra a COVID-19 esteja ocorrendo, a Divisão de Atenção à Saúde e Segurança do Trabalho (DASST) reitera que devemos continuar atentos e seguir todas as recomendações dos órgãos oficiais para evitar a contaminação, a transmissão e a propagação do vírus.
O cenário atual exige cautela e paciência para que possamos vencer o coronavírus. Com as novas variantes em nosso país e Estado, acompanhamos a sobrecarga dos profissionais da saúde para salvar vidas. Então, a colaboração e a conscientização de todos é primordial!
Se você puder, fique em casa. Não se exponha ao vírus! Se for inevitável sair, use sua máscara corretamente – bem ajustada ao rosto, cobrindo nariz e boca e faça a troca a cada 2 horas ou quando estiver úmida -, higienize as mãos com álcool em gel 70% e mantenha distância de 1,5 a 2 metros entre os demais. Evite locais fechados, mantenha as janelas abertas. Não faça festa, comemorações, viagens ou quaisquer outras coisas que possam gerar aglomerações.
Se você se enquadra no perfil dos grupos prioritários para ser vacinado contra a COVID-19, fique atento ao calendário e, quando chegar a sua vez, garanta essa potente forma de proteção. Também vale lembrar que dia 12 de abril de 2021 iniciou-se a aplicação da vacina contra a Influenza (Gripe) aos públicos prioritários, a mesma não protege contra o coronavírus, mas confere imunidade aos grupos mais vulneráveis à contaminação das cepas do vírus da Influenza. Uma vez descartada a possibilidade de um paciente estar com influenza, fica mais fácil diagnosticar a COVID-19, caso o mesmo apresente os sintomas.
Para ficar por dentro de todos os cuidados que se deve ter ao retornar para a casa, clique aqui.
Ressalta-se que esses cuidados são grandes aliados no combate ao coronavírus. Quanto mais você, seus familiares, amigos e demais pessoas evitarem a exposição, o vírus fica mais longe. Infelizmente, não é possível fazer uma desinfecção total de tudo a todo o tempo, mas com a adoção dessas medidas preventivas é possível reduzir o risco de contágio, consequentemente evitando a disseminação do coronavírus e aos poucos vamos vencendo essa luta.