Indicadores de Desempenho Cognitivo – IDC

Universidade Federal do Pampa – Unipampa

Mestrado Profissional em Ensino de Ciências – Componente de Seminários Especiais I

Professor Regente: Prof. Dr. André Luís Silva da Silva (Unipampa)

Palestrante Convidado: Prof. Dr. Paulo Rogério Garcez de Moura (UFES)

Resumo da discussão:

No ensino formal das Ciências da Natureza se verifica que as atividades experimentais são desenvolvidas ocasionalmente, seja pela ausência de espaços próprios à sua realização, seja pelas condições precárias ao exercício da docência, seja ainda pelo despreparo e/ou desapreço do docente em fazê-lo. O laboratório de Ciências, contudo, se utilizado de modo eficaz, é terreno fértil ao desenvolvimento de habilidades cognitivas e metacognitivas, e à aprendizagem significativa de conceitos, princípios e teorias científicas. Nesse propósito, realizar a avaliação das capacidades desenvolvidas pelos alunos é fulcral, na intenção da qualificação dos métodos e das metodologias de ensino. À guisa disso, buscou-se nessa fala estabelecer aproximações entre a Teoria da Inteligência Triárquica de Sternberg e a Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel e, a partir dos argumentos emergentes, desenvolver Indicadores de Desempenho Cognitivo, sob domínio das condições à inteligência prática, analítica e criativa.