Projeto Ciência Móvel

O campus da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), em Caçapava do Sul, teve o prazer de receber o projeto Ciência Móvel, materializado por uma réplica da embarcação na qual Charles Darwin viajou, em suas fantásticas expedições. Este projeto é coordenado pelo Prof. Dr. Jair Putzke e organizado pela UNIPAMPA e UNISC, com financiamento do CNPq, Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, e Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT).

Sobre o Projeto

A história do Ciência Móvel envolve os estados do Rio Grande do Sul (RS), Santa Catarina (SC) e Paraná (PR). A iniciativa começou suas paradas no campus da UNIPAMPA em Caçapava do Sul, com planos de visitar os 10 campi da universidade. As próximas estadas estão previstas para os municípios de Bagé e Dom Pedrito. Além das atividades nacionais, há pretensões internacionais de levar o projeto para a Argentina e o Uruguai.

O planejamento do projeto foi baseado em um navio que o Prof. Dr. Jair Putzke já havia desenvolvido anteriormente de maneira estática. A nova abordagem móvel tem o objetivo de alcançar mais pessoas, principalmente em municípios com menor acesso à Ciência. Trata-se de uma exposição itinerante, com uma ideia futura de se tornar uma estrutura navegável. O Prof. Dr. Jair Putzke destaca a importância do método científico, inspirado pela sistemática de trabalho de Charles Darwin. Segundo ele, a metodologia de Darwin foi uma das mais impressionantes devido aos resultados alcançados, sendo fundamental para resolver problemas do cotidiano e científicos.

O principal objetivo do projeto é inspirar crianças a sonharem com o futuro, incentivando-as a considerar a carreira científica. A ideia é mostrar que, através do estudo e aprendizado, elas podem contribuir com o planeta, e talvez até com uma descoberta importante. Segundo o Prof. Dr. Jair Putzke, é essencial que as crianças saibam que podem ser cientistas e fazer a diferença no mundo.

Várias escolas, seus alunos e professores, visitaram a exposição em sua estada no campus de Caçapava. Nesse emprendimento, nosso interesse manifesto é aproximar o Projeto Ciência Móvel e o Grupo de Pesquisa EnASCi, via a partilha de interesses comuns: apresentar uma Ciência integrada à realidade dos alunos.

Mais informações no site: https://www.instagram.com/p/C44BipogAMV/?igsh=MW9lbGJpYWE2NGFxdg==