Apresentação

A Universidade Federal do Pampa  comprometida com a formação acadêmica e cidadã da comunidade e da sociedade como um todo, construiu coletivamente articulada a seus dez campi, o programa: extensionista denominado “Comitê Institucional Unipampa Gênero e Sexualidade”.

O Comitê constitui-se em  um espaço articulador que efetiva a indissociabilidade entre a extensão, o ensino e a pesquisa  potencializando as ações vinculadas à temática de gênero e sexualidade.

Assim, o comitê objetiva  dialogar , refletir e construir coletivamente alternativas possíveis no horizonte de uma cultura da Paz e da equidade de direitos das minorias excluídas dos processos de uma vida com justiça e dignidade social.

Neste sentido, a Universidade Federal do Pampa como participante do HeForShe- ONU Mulheres, e do Comitê Gestor impulsionador no RS, de combate a violência de gênero e sexualidade  vem desde abril do ano de 2017 intensificando o trabalho de sensibilização de servidores e comunidade externa através do desenvolvimento de ações específicas voltadas à temática de gênero, sexualidade e diversidade.

A fim de potencializar essas ações, foi criado, no âmbito da Unipampa, o Comitê Institucional do Movimento HeForShe, o qual posteriormente, foi designado como Comitê  Institucional de Gênero e Sexualidade e está instituído, atualmente, na Portaria nº 537, de 08 de abril de 2021. O Comitê conta com representantes nos 10 campi da Unipampa e também na reitoria, totalizando as 11 unidades da Unipampa.

Assim, é  importante destacar que a invisibilidade histórica sobre a temática da violência de gênero e sexualidade  contempla na contemporaneidade a necessidade de amplo debate, conscientização e a criação de políticas públicas que assegurem a equidade de direitos. É tema de expressiva urgência e compromete a sociedade como um todo, a mobilização e o engajamento acadêmico e social em torno dos direitos humanos negados.