Divisão de Direitos Humanos e Políticas de Equidade – DIHPE

A Divisão de Direitos Humanos e Políticas de Equidade – DIHPE é uma unidade da Pró-Reitoria de Comunidades, Ações Afirmativas, Diversidade e Inclusão (PROCADI/UNIPAMPA) que tem por  finalidade a promoção e a garantia das condições de permanência e desenvolvimento acadêmico a todos e todas, independentemente da identidade de gênero ou orientação sexual, visando minimizar o preconceito e a invisibilidade, promovendo o respeito e a dignidade e diminuindo as barreiras sociais, culturais e acadêmicas existentes sobre as questões de gênero e sexualidade. Nesse sentido, objetivando um ambiente livre de discriminação, que fomenta e valoriza o respeito e a igualdade de oportunidades. 

Direitos Humanos: de acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), são direitos inerentes a todos os seres humanos, independentemente de raça, sexo, nacionalidade, etnia, idioma, religião ou qualquer outra condição. Eles incluem o direito à vida e à liberdade de opinião e expressão, ao trabalho, à educação, entre outros. Todos(as) têm garantidos esses direitos, sem discriminação. 

Diversidade: é o conjunto de características culturais, biológicas, sociais, econômicas, dentre outras, que fazem de cada indivíduo um ser único. 

Declaração universal dos direitos humanos

 https://www.unicef.org/brazil/declaracao-universal-dos-direitos-humanos

Equidade é garantir que existe uma preocupação com justiça/processos justos, de modo que a educação de todos os estudantes seja considerada como de igual importância.(UNESCO, 2019, pág. 13) 

https://prceu.usp.br/wp-content/uploads/2020/10/2019-Manual-para-garantir-a-inclusao–equidade-na-educacao.pdf

 

Estas informações foram retiradas do Manual para garantir inclusão e equidade na educação (UNESCO, 2019). O manual se baseia em pesquisa internacional e nas boas práticas internacionais relacionadas à equidade e à inclusão nos sistemas de educação. Foi desenvolvido com a recomendação e o apoio de um grupo de especialistas internacionais, incluindo formuladores de políticas, especialistas, pesquisadores, professores, educadores, formuladores de currículos e representantes de diversas agências internacionais. Baseia-se na série de ferramentas de treinamento para o desenvolvimento curricular do Bureau Internacional de Educação da UNESCO (UNESCO-IBE), “alcançando todos os estudantes: um pacote de recursos para apoiar a educação inclusiva” e nas atualizações das Diretrizes de Política da UNESCO de 2009 sobre inclusão na educação.

 

Equipe DIHPE:

Helyna Dewes
Chefe DIHPE

 

 

 

 

 

Giovani Souza Andreoli
Psicólogo