Sala do Silêncio

O Núcleo de Estudos em Inclusão – NEI organizou, com apoio de pessoas da comunidade, na sala 3137, a Sala do Silêncio.

Um espaço destinado a desaceleração ou descompressão, que tem como objetivo diminuir a sobrecarga sensorial comum em ambientes coletivos, como a universidade, shoppings, estádios de futebol, museus, dentre outros.

Trata-se de mais um recurso de apoio ao processo de inclusão de estudantes e servidores com necessidades específicas, bem como, da comunidade externa, quando em visita às atividades da Unipampa.

No país, o Projeto de Lei 2864/23, prevê a instalação de salas desta natureza em escolas públicas.

São características da Sala do Silêncio:

– Localização em espaço acessível e reservado;

– Disponibilizar abafadores de som;

– Redução de luminosidade;

– Oferta de jogos/ leituras e outros recursos sensoriais.

Dentre os benefícios da sala estão a diminuição da ansiedade, dos níveis de estresse e de comportamentos auto e heteroagressivos; a ampliação da sensação de conforto no ambiente, concentração nas atividades e da interação social.

Dentre o público-alvo da sala estão estudantes com Transtorno do Espectro do Autismo; Alunos com Transtorno Déficit de Atenção Hiperatividade e outros quadros emocionais que demandam a diminuição da sobrecarga sensorial, como os transtornos de ansiedade.

A solicitação do uso da sala deverá ser feita junto ao NINA do campus, que fará o registro de autorização do uso da sala e a retirada de chaves na portaria.

 

A sala já está disponibilizada para a comunidade.

O ato simbólico de inauguração acontecerá no mês de abril, alusivo a luta pelos  direitos da pessoa autista.

 

 

 

 

 

 

AÇÕES DE FORMAÇÃO NO MUNICÍPIO DE SANTA VITÓRIA DO PALMAR

A coordenadora do NEI, profa. Dra. Amélia Bastos, realizou entre os dias 19 e 22 de fevereiro, formação com professores das redes municipal  e privada de ensino do município de Santa Vitória do Palmar.

Na ocasião de formação foram abordados os seguintes temas: Atendimento educacional especializado – AEE; papel dos monitores de sala de aula; planejamento na perspectiva da inclusão escolar e  inclusão de estudantes com transtorno do Espectro do Autismo na Educação Infantil.

MANUAL DE APOIO PARA ESTUDANTES AUTISTAS NO CAMPUS BAGÉ

MANUALSUPORTEAUTISTAS

Com alegria, compartilhamos o trabalho realizado pelo Núcleo de Estudos em Inclusão – NEI. Trata-se do MANUAL DE SUPORTE PARA ESTUDANTES AUTISTAS NO CAMPUS BAGÉ.

 
O manual apresenta,  a partir da metodologia de leitura fácil, informações institucionais sobre o curso, o campus, os serviços oferecidos pelo campus, bem como, orientações que visam auxiliar o estudante autista na transição escola-universidade.
O material, construído pelo NEI, foi revisado pelas professoras Dra. Valeria Aydos Rosario eSimone Silva Pires de Assumpção, com vasta experiência na área do Autismo e funcionamento do curso e da vida institucional, respectivamente..
Para além delas, estudantes autistas da Unipampa avaliaram o material.
Solicitamos a ampla divulgação do manual, que já tem uma versão para APP sendo desenvolvida.
 
Agradecemos à direção do campus Bagé pelo apoio incondicional que tem dado às ações do NEI, em prol da inclusão no campus Bagé.
Solicitamos a ampla divulgação entre os interfaces de acessibilidade dos demais campus, bem como coordenações acadêmicas, de curso e Nudes.

MANUALSUPORTEAUTISTAS