21 de março: Dia Internacional da Síndrome de Down

No dia 21 de março é comemorado no mundo todo o Dia da Síndrome de Down, essa data foi escolhida por fazer alusão à alteração genética que caracteriza a síndrome, ou seja, a presença de três cromossomos no par 21 (3-21).

A Síndrome de Down foi descoberta em 1862 pelo médico francês Jérôme Lejeune, que identificou a presença da trissomia do cromossomo 21. O nome foi dado em homenagem ao médico inglês John Langdon Down, o qual já havia descrito o problema em 1862.

Entre as características comuns causadas pela síndrome encontram-se os olhos amendoados, a face achatada, o pescoço curto, os dedos das mãos menores e menor força muscular. Também pode ocorrer a presença de doenças associadas, como problemas cardíacos e respiratórios, alterações auditivas, de visão e ortopédicas.

Além das características físicas, há uma tendência em demonstrar grande afetividade na interação com as famílias e as pessoas com quem convivem. Fazendo com que a conscientização dos pais em atuar como estimuladores para a interação e convívio social seja um fator ímpar no desenvolvimento e qualidade de vida da pessoa com Síndrome de Down.

O desafio da inclusão social deve ser abraçado e defendido por todos, a fim de que juntos possamos superar os obstáculos e preconceitos que, por vezes, permanecem difundidos em nossa cultura, a qual fora por muito tempo excludente.

Nesse contexto e, considerando o papel fundamental que a mídia e as instituições possuem no processo de transformação cultural, o Núcleo de Inclusão e Acessibilidade da UNIPAMPA, deseja que nesse dia 21 de março mais pessoas se disponham a buscar uma sociedade com inclusão social e, principalmente, a convivência igualitária e respeitosa de todas as pessoas.

Síndrome de Down