Participação do NInA na VIII Semana Acadêmica de Letras

No período de 03 a 05 de maio foi realizada a VIII Semana Acadêmica do Curso de Letras, no campus da Universidade Federal do Pampa da cidade de Bagé. Com o tema “Eu nunca pinto sonhos ou pesadelos, pinto minha realidade”, o evento teve como objetivo promover o diálogo entre as diferentes áreas do saber que se relacionam com o curso de Letras, buscando fomentar discussões teóricas, metodológicas, práticas e ideológicas, e possibilitando assim a construção do conhecimento crítico.

“A maternidade no meio acadêmico e as suas dificuldades” foi um dos temas abordados durante o evento, em uma roda de conversa realizada na terça-feira, 03 de maio, no campus Bagé. O Núcleo de Inclusão e Acessibilidade esteve presente, representado pela sua Coordenadora, Mônica Brasil Caumo e pela intérprete de LIBRAS, Eliege Moreira. Entre as questões debatidas no encontro está a  Lei N° 6.202, de 17 de abril de 1975, indicada como um dos meios de assegurar os direitos de estudantes em estado de gestação, já que a referida lei garante às gestantes, a partir do oitavo mês de gestação, a assistência por meio de regime de exercícios domiciliares durante três meses, tornando possível compensar a ausência nas aulas com trabalhos feitos em casa.

Os participantes ainda analisaram reportagens contendo relatos de alunas de diversas universidades que enfrentaram dificuldades para permanecer frequentando as aulas após o nascimento dos filhos. Nesse sentido, discutiu-se a possibilidade das mães levarem seus filhos para sala de aula após o período de regime de exercícios domiciliar, levando em conta os artigos do Estatuto da Criança e do Adolescente que garantem o aleitamento materno até os dois anos de idade.

A maternidade como possível fator de limitação na atuação da mulher no mercado de trabalho, na escola e na universidade é uma pauta relevante que precisa ser debatida em todos os âmbitos da sociedade. Nesse sentido, a universidade se apresenta como um dos locais próprios para esse debate, especialmente tratando-se de um encontro que envolve futuros profissionais da área da educação, os quais podem vir a se deparar com situações semelhantes durante sua trajetória profissional.

Foto semana acadêmica letras