Unipampa disponibiliza minidicionário de Libras em vídeo

Por Franceli Couto Jorge

Com o objetivo de auxiliar a comunicação com deficientes auditivos, a Universidade Federal do Pampa (Unipampa), por meio do Núcleo de Inclusão e Acessibilidade (NINA), disponibilizou, em vídeo, um minidicionário de Língua Brasileira de Sinais (Libras). O projeto traduz cerca de cem expressões comuns, utilizadas no ambiente universitário.

Segundo a coordenadora do NINA, Mônica Brasil Caumo, trata-se de uma ação conjunta do Núcleo com a Assessoria de Comunicação Social (ACS). A tradução foi feita pelo professor de Libras do Campus Bagé, André Daniel Paixão. Os vídeos podem ser acessados no site do NINA e, também, estarão disponíveis na programação diária da TV Corredor, no Campus Bagé. “O objetivo é divulgar o projeto e, consequentemente, tornar a Libras comum a todos, auxiliando no processo de inclusão e acessibilidade na área das comunicações”, enfatiza Mônica.