Dia Nacional dos Surdos

Dia Nacional dos Surdos (26/09): relembrando as lutas pela comunidade surda no Brasil

O professor Márcio Aurélio Friedrich, docente de Libras da UNIPAMPA campus Jaguarão, ministrou palestra no dia 26/09 sobre Setembro Azul pelo Dia Nacional dos Surdos na escola Castelo Branco, em Jaguarão (RS), para 150 alunos. A data marca a passagem histórica de Educação dos surdos. O professor falou da relação dos alunos surdos e ouvintes na sala de aula, que tem se baseado pelo respeitado pela Língua Brasileira de Sinais (Libras). “Sabemos que surdos aprendem a língua portuguesa tanto quanto alunos ouvintes aprendem a Libras”, disse. Na palestra, abordou a importância que a educação deve ter com os surdos, algo que se aprende por toda vida. Deu exemplos pessoais, como aluno e professor, a troca de conhecimentos, como adaptar a metodologia do ensino para alunos surdos: “é importante para motivar aqueles que estudam para um futuro melhor aos alunos surdos”. No final, agradeceu a participação da platéia: alunos, professores e gestores da Escola Castelo Branco, membros da Secretaria Municipal de Educação de Jaguarão, intérpretes de Libras da prefeitura de Jaguarão e da UNIPAMPA. “É importante ter parceria no trabalho para melhor tanto aos surdos quanto aos ouvintes, para que todos possam ter um aprendizado em Libras”.

Márcio Aurélio Friedrich é formado em Administração (2010), Matemática (2016) e Letras-Libras (2018). Fez especialização em Libras (2015), mestrado em Letras (2019) e atualmente está se doutorando em Letras. Em sua vida profissional, trabalhou na iniciativa privada, lecionou em escola para surdos em Rio Grande e na própria FURG. Desde 2018 ingressou na UNIPAMPA, para lecionar sua especialidade, Libras.

*Tradução em português por Deise (Interprete de Libras – campus Caçapava do Sul – UNIPAMPA)

Confira as imagens do evento: