1º Encontro Regional de Movimentos sobre a Libras

São Borja sediou o 1º Encontro Regional de Movimentos sobre a Libras. Este evento que aconteceu no dia 09/11, é o primeiro encontro realizado pela Escola Estadual de Ensino Médio Apparício Silva Rillo sob coordenação da Professora Márcia Andreia Facio Silva e colaboração da Professora Keli Krause, da Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA, campus São Borja. Os objetivos do evento vão ao encontro do projeto que a escola desenvolve sobre Direitos Humanos, sendo que foi aproveitado para ensinar Libras para duas turmas da Escola Estadual de Ensino Médio Apparício Silva Rillo, porque a mesma tem dois alunos surdos e estão em aprendizado da Libras.

Programação

Na abertura cerimonial do evento, a mesa de honra foi composta pelas seguintes autoridades: Jeferson Homrich, Presidente da Câmara Municipal de vereadores de São Borja, Vereador João Dornelles, João Carlos Reollon, Secretário Municipal de Educação, Carlos Roberto Martins, Diretor da Federação Nacional de Educação e Integração de Surdos – FENEIS; Sandra Fagundes Franco, Coordenadora de Educação, representando a Coordenadoria Regional da Educação, Janaína Bronzatti, Diretora da Escola Estadual de Ensino Médio Apparício Silva Rillo, Professora Keli Krause, da Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA, campus São Borja e professora da Escola Apparício Silva Rillo, Márcia Andreia Facio Silva , coordenadora do I Encontro Regional de Movimentos sobre a Libras.

O evento trouxe a palestra intitulada “O que precisamos elaborar e religar para Surdos na Região do Pampa”, o diretor Carlos Martins da Federação Nacional de Educação e Integração de Surdos – FENEIS na seguinte imagem:

A seguinte palestra “contrato para tradutor/intérprete de Libras nas instituições públicas” com a intérprete Gabriela Cardoso Alves.

A palestra: Perspectiva da Educação de Surdos no sistema escolar com a Professora Magda Shutlz.

A Psicóloga Juliane Guerreiro do Amaral para palestrar sobre: O sistema familiar, a importância do olhar da família.

Contamos com a presença da Pedagoga Intérprete/Tradutora de Libras, Adriana Fernandes Ergang que tratará sobre: o Surdo no Mercado de Trabalho.