II Semana da Inclusão

Acontece a partir de hoje a II Semana da Inclusão.

O evento foi organizado pelo Núcleo de Inclusão e Acessibilidade e é uma continuidade da ação realizada em 2020. Este ano, traz como tema a Deficiência Intelectual, as Deficiências Psicossociais e o Atendimento Educacional Especializado.
A Semana da Inclusão é realizada em Dezembro, pois durante este mês é comemorado o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, Dia da Acessibilidade, Dia da Inclusão Social, Dia do cego, e outras datas importantes relacionadas à Inclusão.
Durante a semana, teremos a participação de instituições importantes como a FADERS- Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para as Pessoas com Deficiência e Pessoas com Altas Habilidades no RS, a CAED- Coordenadoria de Ações Educacionais da UFSM e nossa parceria em diversos eventos do NInA, a Pró- Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários.

Para todos verem: Imagem quadrada com fundo preto e azul. Na parte superior estão os logos da UNIPAMPA, ADAFI e NInA. Logo da II Semana da Inclusão no canto superior esquerdo em amarelo. Tema das palestras e data na cor amarela. Abaixo, foto dos palestrantes com a Biografia ao lado da foto.
Palestra: Atendimento Educacional Especializado na Educação Superior: possibilidades para operacionalização
Palestrante: Prof° Dra. Fabiane Vanessa Breitenbach: Doutora em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação, Linha de Pesquisa de Educação Especial, da Universidade Federal de Santa Maria – PPGE/UFSM (2018). Possui graduação em Educação Especial – Habilitação Deficiência Mental pela UFSM (2006), Especialização em Gestão Educacional pela UFSM (2009) e Mestrado em Educação pelo PPGE/UFSM (2012). Exerceu a função de Técnica em Assuntos Educacionais no IFRS – Campus Sertão de novembro de 2009 à dezembro de 2012. Foi docente do Curso de Educação Especial (Parfor) da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó), é docente do Curso de Educação Especial – Licenciatura Plena EAD da UFSM. Desde janeiro de 2013 exerce a função de Técnica em Assuntos Educacionais na UFSM, atuando juntamente ao Núcleo de Acessibilidade, vinculado à Coordenadoria de Ações Educacionais. Tem experiência na área da Educação, com ênfase em Educação Especial, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Especial, inclusão na Educação Superior, deficiência intelectual, Teoria Histórico-Cultural, políticas de inclusão e acessibilidade. 
Palestra: Deficiência Intelectual
Palestrantes: MIRIAM GARCIA. Pedagoga em Educação Especial Psipedagoga Clínica e Institucional, Analista Tecnica da Faders desde 1990;
LISIANE GIL Pedagoga em Ed. Especial, Psicopedagoga. Analista tecnica da Faders desde 1998.
Palestra: Transtornos de Ansiedade
Palestrantes: Fernanda Hernandes Figueira. Doutora em Ciências Fisiológicas pela Universidade Federal do Rio Grande, Mestra em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Maria, Graduada em Educação Física e Biologia. Professora Adjunta da Universidade Federal de Pelotas
Ricardo dos Santos é Psicólogo clínico e Membro da PRAEC no Núcleo de Promoção de Saúde Mental e Práticas Desportivas. Formado pela UFSM, especialista em Metodologia do Ensino Superior e EAD.