PIBID INSTITUCIONAL UNIPAMPA | Site de publicações e divulgações do Projeto PIBID-UNIPAMPA | Página: 5

ATIVIDADES DO NÚCLEO DE CIÊNCIAS EXATAS – JUNHO/2023

      Os 16 integrantes do Núcleo passaram a trabalhar, em junho de 2023, no Projeto Integrador II – Estratégias de ensino sob perspectiva da Aprendizagem Significativa. E esse tema foi o principal arcabouço teórico-metodológico que o grupo estudou durante o mês de junho.

      Os encontros do grupo de discentes de iniciação à docência com os coordenadores de área e supervisores do Núcleo, foram marcados por seminários e debates envolvendo a teoria da Aprendizagem Significativa e a realidade das escolas.

      A partir de leituras reflexivas de estudos acadêmicos definidos como material de apoio para a apropriação da Teoria da Aprendizagem Significativa, o grupo construiu diversas reflexões sobre sua aplicação no contexto escolar. Também foram usados Mapas Conceituais como estratégia para avaliar a apropriação de conceitos por parte dos alunos da Educação Básica. As principais reflexões desses encontros foram abordagens acerca da qualificação dos processos de ensino-aprendizagem fundamentados na aprendizagem significativa.

      No dia 07 de junho, houve a apresentação do Seminário Integrador do Subprojeto Interdisciplinar Ciências e Matemática pelos discentes de iniciação à docência do Curso de Ciências Biológicas, do campus São Gabriel, com uma partilha de experiências positivas no ensino de ciências.

 

 

Pibidianos do núcleo de Língua Portuguesa participam da comemoração dos 63 anos da escola cívico-militar Dr. João Severiano da Fonseca

No dia 02 de junho, os bolsistas do subprojeto de Língua Portuguesa (campus Bagé) participaram da comemoração do aniversário de 63 anos da escola cívico-militar Dr. João Severiano da Fonseca. Na oportunidade, os alunos, juntamente com os pibidianos, produziram cartazes com frases de efeito em homenagem à data.

 

   

REUNIÃO DE AVALIAÇÃO EM ESCOLA CAMPO

     No dia 5 de junho, às 15h, reuniram-se na EEEF Joaquim Caetano da Silva a equipe diretiva, a supervisora do PIBID, professora Viviane Debom, e a coordenadora de área do PIBID Pedagogia , professora Patrícia Moura. Esta contextualizou a metodologia utilizada pelos bolsistas nas atividades em sala de aula, tendo como centro o trabalho com textos, sua leitura e produção. A diretora colocou à disposição os recursos disponíveis na escola e comentou sobre os resultados das avaliações externas e do levantamento feito com os professores sobre as principais dificuldades dos alunos. A reunião foi muito produtiva e foram traçados caminhos para a continuidade dos trabalhos.

 

PEDAGOGIA ARTICULA AÇÕES DO PIBID E RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

No dia 31 de maio, às 10h, reuniram-se na EMEF General Antonio de Sampaio a equipe diretiva da escola, a supervisora do PIBID, professora Dynara Silveira, a preceptora do RP, professora Betânia Vieira, a coordenadora de área do PIBID, professora Patrícia Moura, e a coordenadora do RP, Rachel Pereira, para tratar das ações desenvolvidas por pibidianos e residentes na escola.

A intenção era estabelecer uma dinâmica de funcionamento que favorecesse à docência das professoras titulares e as aprendizagens das crianças, sempre zelando pela formação inicial de nossos licenciandos. Assim, discutiu-se que o tempo de atuação na sala de aula deve ser produtivo e rico em experiências variadas de ensino e aprendizagem.

Grupo Escola CIEP – Aconteceu no dia 05 de março de 2023 a apresentação do grupo do PIBID Interdisciplinar – Física, Química e Matemática, da Unipampa Câmpus Bagé para a direção e o quadro docente da E.E.E.M. Dr. Luiz Maria Ferraz – CIEP

Na manhã do dia 05 de março de 2023 foi realizada a reunião de apresentação do grupo do PIBID Interdisciplinar – Física, Química e Matemática, da Unipampa Câmpus Bagé, com a direção e o quadro docente da E.E.E.M. Dr. Luiz Maria Ferraz – CIEP. Este encontro teve o intuito de apresentar o programa de iniciação à docência, seus integrantes e seus objetivos aos profissionais da escola. O grupo de alunos da Unipampa em conjunto com seu coordenador, Pedro Dorneles, expuserem a organização da principal atividade a ser realizada: a Feira de Ciências. Foram expostos sua justificativa, seu cronograma, oficinas a serem realizadas com alunos e professores, e demais atividades. A reunião foi encerrada com a aprovação das atividades por parte da equipe do CIEP, e com a perspectiva de um ótimo trabalho pela frente.

Grupo Escola CIEP – Integração entre os subprojetos PIBID e Residência Pedagógica da Licenciatura em Física da Unipampa

No dia 02 de dezembro de 2022, como uma atividade de integração entre os subprojetos PIBID e Residência Pedagógica da Licenciatura em Física da Unipampa, ocorreu a palestra intitulada “Análise das Hipóteses Científica: Um caminho para uma aproximação necessária entre Ciências e Filosofia”, ministrada pelo Prof. Leonardo Albuquerque Heidemann do Instituto de Física da UFRGS. Na oportunidade, foi discutida uma alternativa para a análise de textos históricos com fins didáticos para se explorar concomitantemente conteúdos de Física e aspectos epistêmicos e sociais da ciência pautada no conceito de hipótese científica.  Na proposta, uma hipótese é analisada em termos da sua natureza e do papel lógico na construção da ciência. Foram debatidas intersecções entre a análise de hipóteses e o ensino de Ciências, assim como foi apresentado um exemplo a partir do estudo da Equação do Calor em cursos de formação de professores com base na proposta exposta.

 

LEITURA LITERÁRIA DA PRÉ-ESCOLA AO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

   O Subprojeto Alfabetização, desde o mês de março vem realizando práticas de leitura de obras da literatura infantil com crianças da pré-escola ao 5º ano do ensino fundamental, incentivando o letramento literário em escolas públicas do município de Jaguarão. “De acordo com Cosson (2014), podemos entender o letramento literário como um tipo de letramento que, pela própria existência única do universo literário, deve ocorrer através do contato direto com o texto literário, visto que, diferentemente de outros tipos de letramento, a literatura além de estar imersa em práticas sociais permite a suspensão da realidade através da ficcionalidade”. (TRINDADE, 2023, p.37). Em maio estas práticas foram intensificadas com atividades decorrentes das leituras, que tiveram um caráter lúdico voltadas também à reflexão e à aprendizagem do sistema de escrita alfabética. Na EMEF General Antônio de Sampaio esses momentos contaram com o recurso da lousa digital, o que facilitava a leitura do livro projetado de forma visível a todos. Na EEEF Joaquim Caetano da Silva, outros ambientes para leitura foram explorados.

 

 

 

ATIVIDADES DO NÚCLEO DE CIÊNCIAS EXATAS – MAIO/2023

        O mês de maio de 2023 marcou o início de um novo ciclo para o Núcleo Caçapava do Sul do subprojeto interdisciplinar Ciências e Matemática do Pibid Unipampa: oito novos discentes passaram a integrar o grupo de pibidianos e a desenvolver atividades de apoio pedagógico em duas escolas de Caçapava do Sul. As duas primeiras semanas do mês foram de recepção e de apresentação do projeto institucional como do plano de trabalho para os novos discentes, junto aos supervisores do Programa – os professores Roselene Beviláqua Lopes (Escola Estadual de Ensino Fundamental Cônego Ortiz) e Tiago Dias Bolzan (Instituto Municipal de Educação Augusta Maria de Lima Marques).

          O Pibid é a porta de entrada da escola para discentes de licenciatura. Ele marca um momento muito importante para os graduandos: é o retorno à escola, agora com um novo olhar: o de um futuro profissional da área de educação. O Pibid contribui com a promoção de um momento de transformação, que instiga o licenciando a observar o espaço da escola e da sala de aula e a promover estratégias pedagógicas, desenvolvendo um olhar crítico-construtivo a partir da vivência que o contexto escolar proporciona

          Ao longo do mês, os novos discentes de iniciação à docência passaram os encontros semanais se apropriando das bases teórico-metodológicas e organizando seus cronogramas de intervenção nas escolas. Foi um momento bastante importante para os meses subsequentes, pois marca a etapa de organização do período de atividades que vai até o mês de abril de 2024. Nesse mês, os ingressantes no Núcleo puderam conhecer os trabalhos desenvolvidos pelos discentes que já participam do Programa, em especial as intervenções que realizaram no Instituto Municipal de Educação, os dispositivos pedagógicos que nortearam as suas intervenções – horta, farmácia e agroindústria.

          Em maio, também aconteceu o Seminário Integrador do subprojeto Interdisciplinar Ciências e Matemática. O Seminário aconteceu no formato remoto com a presença dos pibidianos dos campi de São Gabriel (Curso de Ciências Biológicas) e Itaqui (Curso de Matemática), que compõem o subprojeto.

Pibidianos do núcleo de Língua Portuguesa realizam encontro de acolhida em escolas de Bagé

Durante este mês, os bolsistas do subprojeto de Língua Portuguesa (campus Bagé) realizaram encontros de acolhida e de apresentação do PIBID, no Instituto Federal sul-rio-grandense e na escola cívico-militar Dr. João Severiano da Fonseca. Na oportunidade, os alunos da educação básica participaram de atividades que os levaram a compreender um pouco mais sobre o Programa Institucional, sobre a Unipampa e, é claro, sobre a variação linguística. Já, os licenciandos puderam experenciar momentos únicos de muita aprendizagem, tanto no preparo das atividades quanto com sua realização nas escolas.  É o PIBID em ação!