PIBID INSTITUCIONAL UNIPAMPA | Site de publicações e divulgações do Projeto PIBID-UNIPAMPA | Página: 8

O Clube do Livro na EMEF Dr. João Severiano (Bagé-RS): formação de leitores e de mediadoras de leitura no âmbito do Pibid Letras Português

Na escola João Severiano, às sextas-feiras, os/as alunos/as de 8º e 9º anos têm se dedicado a discutir, conhecer e compreender o universo das adolescências dos personagens Leila Rosa Canguçu (do livro Devezenquandário de Lourenço Cazarré) e Mino (do livro Os Fanzieiros de Breno Fernandes). Ao final do percurso de leitura, os alunos/as do 9º ano vão organizar uma mostra reunindo múltiplos olhares sobre os temas trabalhados ao longo do clube. E os alunos do 8º ano vão produzir o próprio fanzine da turma.

Além da mobilização das turmas para a leitura do mês do clube do livro, as bolsistas também organizaram protocolos de leitura das duas obras. Trata-se de uma estratégia de mediação de leitura pela qual a responsável pela mediação coordena o trabalho de leitura por diferentes estratégias: leituras silenciosas, paradas estratégicas, destaques do texto, perguntas para o grupo, reflexões organizadas e produções de encaminhamento semanais.

7ª Semana do Patrimônio de Jaguarão

Na tarde do dia 17 de agosto, a Professora Maria do Socorro participou da atividade de encerramento da 7ª Semana do Patrimônio de Jaguarão com a socialização dos jogos patrimoniais desenvolvidos pelos pibidianos de espanhol, sob supervisão da Professora Michely, como forma de celebrar o tripé língua espanhola, educação e patrimônio local.

Letras criativas e a formação docente

No dia 10 de outubro aconteceu a oficina “Letras criativas e a formação docente” com a Profª Dra. Geice Peres na UNIAMPA – Jaguarão. Escrita criativa, literatura infantil e muita troca sobre arte na sala de aula foram os temas tratados assim como a importância da criação de livros artesanais.

Cuadernillos artesanales

En el día 6 de octubre, tuvimos un hermoso taller de cuadernillos artesanales con los grupos de 7° año B y 9° año, de la Escuela Sampaio guiado con mucho cariño por la profesora María do Socorro.

Cada estudiante creó su propio cuadernillo, que será utilizado como diario de viaje para registrar vivencias, reflexiones y aprendizajes en las clases de español y durante el paseo a Río Branco, Uruguay.

Creatividad, cultura y emoción en cada página. Supervisora Nathalia e turma da professora Ana Paula.

Oficina de cadernos artesanais

Nos dias 17 e 24 de setembro, os pibidianos de Português, Deborah e Lucas, desenvolveram oficina de cadernos artesanais na Escola Sampaio. Os cadernos serão utilizados pelos alunos do 9º ano em suas produções textuais. A iniciativa faz parte do desenvolvimento de habilidades voltadas ao campo jornalístico-midiático.
Além disso, a turma está engajada em reflexões sobre o preconceito linguístico, promovendo debates que valorizam a diversidade e o respeito às diferentes formas de expressão. Supervisora Nathalia.

Desfile Cívico

O PIBID teve a honra de marcar presença no desfile cívico de 7 de setembro, em Jaguarão, representando com orgulho uma das escolas parceiras do programa!
Nossa dedicada integrante Yasmim Centeno desfilou ao lado da coordenadora do PIBID Letras Espanhol, Maria do Socorro e da supervisora de espanhol Michely uma demonstração de compromisso com a educação e com a comunidade escolar.
Agradecemos imensamente à Escola Padre Pagliani pela acolhida e parceria de sempre, principalmente, em 2025 quando completa 100 anos de existência na cidade.

O Clube do Livro na Escola – estratégias de formação de leitores e de formação de mediadores de leitura

Alberto Caeiro, que não tinha ambições nem desejos, dizia, através de Fernando Pessoa, que “Ser poeta não é uma ambição minha. É a minha maneira de estar sozinho”. O clube do livro na escola é a nossa maneira de, juntos, estarmos sozinhos e de, sozinhos, estarmos juntos. Nossos objetivos com o Clube do Livro na Escola são difundir a cultura do livro e a leitura literária, ampliar a formação de leitores na escola e, junto a isso, formar professores/as mediadores/as de leitura.

Temos acompanhado um crescente no número de clubes do livro pelo país, o que nos encoraja a implementar também os nossos clubes nas escolas Justino Quintana, João Severiano  e Luiz Maria Ferraz. Contudo, diferentemente dos clubes não escolares, um clube do livro escolar tem as suas particularidades que, aos poucos, estamos conhecendo, mapeando e estudando.

De um ponto de vista mais restrito, poderíamos pensar o clube do livro como uma ferramenta de iniciação à docência e, de um ponto de um ponto de vista mais amplo, o clube do livro funciona tanto como um instrumento de formação de leitores (formação de professores leitores e formação de estudantes leitores), como formação de mediadores de leitura. Ao longo deste segundo semestre de 2025, no núcleo 1 do Subprojeto Letras Português do Pibid da Unipampa, estamos trabalhando com as seguintes temáticas e obras:

Pibid – Letras Português e a Ocupação Cultural da Biblioteca Escolar da EMEF Dr. João Severiano

“Seja marginal, seja herói” diz a frase célebre de Hélio Oiticica que, no contexto da ditadura militar, tinha um sentido político de resistência à opressão e de apelo à liberdade. E que sentidos têm, hoje em dia, ser marginal no plano da literatura e da estética de modo geral? Há algo que aproxima, por exemplo, a prisão de um cantor de trap brasileiro e a prisão de um escritor da geração mimeógrafo dos anos 70 como Nicolas Behr? Ou a censura ao livro Flores do Mal, de Charles Baudelaire, poeta francês do século XIX, por ultraje à moral pública e religiosa? Questões como essas nos motivaram a realizar, no dia 27/08/2025, no contraturno escolar, a ocupação cultural na Biblioteca da EMEF Dr. João Severiano. Na ocasião, lemos poemas da geração dos anos 70, pulamos para os anos 2000, lendo os poemas de Sérgio Vaz, e conversamos sobre os múltiplos sentidos de se estar à margem.

O Movimento de Ocupação Cultural das Bibliotecas Escolares é uma iniciativa do Pibid Letras (subprojeto Letras Português, núcleo 1) e busca construir espaços de interlocução em torno da cultura do livro com a comunidade escolar. A ação tem se mostrado estratégica para a iniciação à docência, uma vez que possibilita a construção de vínculos entre os/as bolsistas e os/as alunos da escola, a ampliação do repertório de leituras e o desenvolvimento de habilidades de seleção de textos para atividades pedagógicas e práticas de ensino.

Pibid – Letras Português e o Movimento de Ocupação Cultural das Bibliotecas Escolares na EEEB Professor Justino Quintana

Durante o período de observação participante, em que os/as bolsistas de iniciação à docência do Subprojeto Letras Português (núcleo 1) estiveram se aproximando da rotina escolar, uma das questões observadas pelos/as pibidianos/as foi a necessidade de estarmos mais próximos das bibliotecas escolares. Pensando nisso, organizamos um movimento de ocupação cultural das bibliotecas escolares: trata-se de um evento mensal de compartilhamento do espaço cultural representado pela biblioteca e também de celebração do livro enquanto artefato cultural.

            No mês de abril de 2025, nos reunimos na biblioteca da EEEB Professor Justino Quintana para uma leitura em público de escritos e escritores marginais e/ou malditos por assim dizer. E, no mês de setembro de 2025, realizamos uma ocupação dedicada à temática da Guerra dos Farrapos. A temática do mês de agosto – mês popularmente conhecido como “mês do cachorro louco” – foi escolhida com intuito de dessacralizar o acesso ao texto literário, daí que tenhamos escolhido para ler autores rechaçados (ou marginalizados) em seu tempo. Já no mês de setembro, em que no Rio Grande do Sul costuma-se celebrar o “dia do gaúcho”, procuramos ampliar e problematizar – através de diferentes leituras como Clarissa Ferreira, Simões Lopes Neto, João da Cunha Vargas, Oliveira Silveira – a imagem tradicional do gaúcho.

Nessas ocasiões, estiveram presentes, além dos/as pibidianos/as, alunos/as do Ensino Médio e professores da área de História e de Literatura da escola. Foi um excelente momento de socialização de diferentes repertórios culturais e ampliação dessas referências, além do exercício da escuta e da leitura em público.

Workshop Musicalização na prática!

Na terça-feira 30 de setembro o Pibid Unipampa Subprojeto Música promoveu uma atividade super especial com o músico e educador Diego Kaüpe Conde: Workshop Musicalização na prática! Com ideias e dicas para a sala de aula. Também houve um momento de partilha e trocas onde se pode conhecer suas vivências como músico e educador.
Diego é egresso do Curso de Música – Licenciatura da Unipampa. É músico contrabaixista com mais de 25 anos de experiência, educador musical e professor em diversas instituições. Atua em festivais de música nativista e outros espaços. Já gravou 5 discos, tendo se apresentado em várias cidades do Brasil e do exterior.