PIBID INSTITUCIONAL UNIPAMPA | Site de publicações e divulgações do Projeto PIBID-UNIPAMPA | Página: 7

Subprojeto Letras Portguês participa da X Jornadas Binacionales de Educación Superior e II Jornadas Trinacionales de Educación Superior em Rivera UY

O Trabalho “Autoria e protagonismo na formação de professores de português pelas lentes da interlocução escrita em diário de iniciação à docência” foi uma das comunicações apresentadas na Jornada Binacional de Educação Superior, evento que tem o objetivo de fomentar a colaboração e o diálogo acadêmico entre as comunidades educativas da região (UY; AR; BR) em seus processos de descentralização e democratização da Educação Superior. A apresentação ocorreu em 05/09/2025.

A comunicação, cujo resumo foi escrito em coautoria entre os professores Adriano de Souza (coordenador de núcleo do Pibid) e Flávia Azambuja (supervisora do Pibid) e apresentada pelo coordenador do núcleo, teve como objetivo: a) discutir a autoria e o protagonismo na formação inicial de profissionais de educação linguística, a partir da análise de excertos de interlocução escrita em diário de iniciação à docência produzidos pelos/as pibidianos/as; b) discutir o conceito de autoria na formação docente – a partir da noção de “professor-autor” e professor-autor-formador” de Garcez e Schlatter (2017); c) discutir em que medida a prática de interlocução escrita em diário de iniciação à docência se constitui como um “evento formativo” nos termos de Costa e Schlatter (2019) e Azambuja, Dornelles e Costa (2021), isto é, como um “evento propício para aprender a ensinar”; e, por fim, d) discutir  como as pistas de interlocução escrita analisadas indicam protagonismo e autoria na formação de professores.

 

Referências

AZAMBUJA, F.; DORNELLES, C.; COSTA, E. V. A análise linguística intercultural em eventos de formação de professoras de Português como Língua de Acolhimento. SCRIPTA, v. 25, n. 53, p. 296-329, 1º quadrimestre de 2021.

COSTA, E. V.; SCHLATTER, M. Eventos de formação de professores: uma perspectiva etnográfica sobre aprender a ensinar. Trab. Ling. Aplic., Campinas, n(56.1): 37-63, jan./abr. 2017.

GARCEZ, P. de M. SCHLATTER, M. Professores-autores-formadores: Princípios e experiências para a formação de profissionais de educação linguística IN: MATEUS, E.; TONELLI, J. R. A. (orgs.). Diálogos (im)pertinentes entre formação de professores e aprendizagem de línguas [livro eletrônico]. São Paulo : Blucher, 2017.

LEITURAS TEÓRICAS QUE ENRIQUECEM O PERCURSO FORMATIVO DOCENTE

Durante um período de sete meses, os bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), com a contribuição das escolas parceiras E.E.E.M. Silveira Martins, Colégio Estadual Profº Waldemar Amoretty Machado e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSUL), realizaram a leitura e discussão da obra “Ensino de língua portuguesa e a Base Nacional Comum Curricular: Propostas e desafios (BNCC – Ensino Fundamental II)”, dos autores organizadores Sweder Souza e Andréia Rutiquewiski, através de encontros feitos na Unipampa, Campus Bagé.

O objetivo do estudo foi compreender e aprofundar os conhecimentos sobre a Língua Portuguesa dentro da BNCC, na rotina de reuniões gerais do grupo, a cada encontro era discutido um capítulo e a partir dele os bolsistas faziam comentários analíticos sobre os temas abordados. Esse estudo garantiu aos bolsistas um maior entendimento sobre o componente de Língua Portuguesa e suas contribuições na sala de aula. Os capítulos em estudo detalhavam os eixos das práticas de linguagem do documento oficial hoje em vigor para regulação dos currículos nacionais.

Créditos: BID Gabrielly Santos da Rosa e C.A. Prof. Nathan Bastos de Souza

PIBID LETRAS – PORTUGUÊS PARTICIPA 13ª GINCANA DO IFSUL

Na manhã de 17/10/2025, os BIDs e a supervisora Josiane realizaram uma atividade para a 13ª Gincana do IFSUL.

A atividade denominada “Passa ou Repassa” contou com a participação das 14 turmas dos cursos integrados do Instituto, que responderam perguntas relacionadas à Língua Portuguesa, em um momento descontraído e de muita diversão.

PIBID LETRAS – PORTUGUÊS PARTICIPA DE II MOSTRA LITERÁRIA E CULTURA NA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO SILVEIRA MARTINS

Na manhã desta quinta-feira, 23/10/2025, aconteceu na Escola Estadual de Ensino Médio Silveira Martins a II Mostra Literária e Cultural, na qual os alunos de Terceiro ano, das turmas 131 e 135, apresentaram seus trabalhos elaborados em sala de aula com a temática “Violência contra a mulher” junto com a professora Eduarda Silva e as bolsistas do PIBID Letras Português.

A tarefa apresentada pelas turmas foi resultado das sequências didáticas preparadas e aplicadas pelas bolsistas Andressa Souza De Freitas, Kerolin Flores Munhoz, Lucia Maria Cespedes Gehling, Luciane Pereira Goncalves, Mariane Ximendes De Souza nas referidas turmas durante o mês de setembro e outubro deste ano.  A sequência didática aplicada sob a forma de oficina tratava de notícias sobre feminicídios e os estudantes produziram fanzines com a temática, assim como cartazes, para a mostra que ocorreu na escola.

Créditos: BID Mariane Ximendes De Souza e C.A. Prof. Nathan Bastos de Souza

Fotografias: BIDs Andressa Souza De Freitas e Mariane Ximendes De Souza

PIBID LETRAS – PORTUGUÊS PARTICIPA DE MOSTRA CIENTÍFICA DAS ESCOLAS ESTUDUAIS DO RIO GRANDE DO SUL

A participação dos bolsistas Franciele e Nicolas nas duas fases da Mostra Científica das Escolas Estaduais do Rio Grande do Sul, com o projeto Escape Room Educativo, representou uma experiência significativa para ambos. O projeto foi desenvolvido pela turma do 3º ano do Colégio Estadual Professor Waldemar Amoretty Machado, sob a supervisão da professora Juliane Porto, com o objetivo de promover uma aprendizagem dinâmica e interativa por meio de desafios educativos.

Durante o evento, nós desempenhamos o papel de observadores e colaboradores na montagem do espaço expositivo, estando diretamente envolvidos nos processos de organização e no trabalho coletivo necessários para a realização de uma mostra científica. Ao acompanharmos o empenho dos estudantes e o envolvimento da comunidade escolar na apresentação do projeto, pudemos perceber a relevância das metodologias inovadoras no contexto educacional.

A experiência favoreceu momentos de troca de saberes e reflexões sobre o papel do docente na construção de práticas pedagógicas criativas. Nos proporcionou, também, uma compreensão mais ampla sobre a importância da articulação entre ensino, pesquisa e extensão na formação de professores. Em síntese, a participação na Mostra Científica foi uma vivência enriquecedora, que contribuiu para o desenvolvimento acadêmico e pessoal nosso, além de reforçar o compromisso com uma educação transformadora e participativa.

GINCANA DA SEMANA DA CRIANÇA TÉO VAZ OBINO

Na semana do Dia das Crianças, os PIBIDs de Matemática e Música da Escola Téo Obino realizaram uma gincana que envolveu matemática e música, contando com a participação das turmas dos anos finais da escola. Entre as atividades dos bolsistas de Matemática, destacaram-se a “Corrida do Saco Matemática”, na qual os alunos, além de correr, deveriam responder a um desafio matemático ao final; e a “Dança da Cadeira da Matemática”, em que cada aluno precisava ocupar uma das cadeiras e, ao final da música, responder rapidamente a contas matemáticas. Atividades como a “Amarelinha Africana” também foram incluídas, promovendo o desenvolvimento da coordenação motora, o raciocínio rápido e o trabalho em equipe, além de estimular o contato com diferentes culturas. Os bolsistas de Música desenvolveram atividades como o “Qual é a Música”, que desafiou os participantes a reconhecerem canções por trechos tocados; o “Complete a Música”, que testou a memória musical dos alunos, que precisavam continuar a letra após a interrupção do som; e o “Uma palavra, uma música”, em que eram sorteadas palavras aleatórias, e os alunos deveriam pensar em uma música que tivesse a palavra em questão. A gincana proporcionou aos alunos momentos de cooperação, criatividade e aprendizado que foram além da sala de aula, reforçando o compromisso do PIBID com práticas pedagógicas distintas e inovadoras. A integração entre bolsistas fortaleceu ainda mais os
vínculos escolares e a formação docente em uma experiência repleta de
aprendizado e diversão.

Atividade realizada no dia 06/05/2025

Em comemoração ao Dia Nacional da Matemática, os bolsistas ID, juntamente com a supervisora Nathália Batista, do PIBID, organizaram uma atividade especial na E.E.E.B. Professor Justino Costa Quintana. A ação aconteceu durante um recreio estendido e contou com diversos jogos e desafios matemáticos distribuídos pelo pátio da escola. Durante a prática, os estudantes do Ensino Fundamental (Anos Finais) e do Ensino Médio (Curso
Normal) participaram de atividades lúdicas com foco no desenvolvimento do raciocínio lógico e na resolução de problemas por meio da gamificação. Além disso, a proposta também contemplou outras abordagens relevantes, como o uso das quatro operações básicas e o valor posicional através do Ábaco.

Participação do PIBID na 13ª Gincana de Aniversário do Campus Bagé/IFSUL

No dia 16 de outubro de 2025, os bolsistas do PIBID – Subgrupo de Matemática participaram da 13ª Gincana de Aniversário do Campus Bagé do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSUL). O evento já é considerado tradicional na instituição e é realizado anualmente como parte das comemorações de aniversário do campus. A gincana tem por objetivo
promover a integração entre os estudantes, incentivar a coletividade, desenvolver ações solidárias voltadas à comunidade e proporcionar momentos de convivência entre as turmas e os cursos técnicos integrados de nível médio.

Na edição de 2025, a gincana teve duração de cinco dias e contou com diversas provas em diferentes modalidades, incluindo desafios, atividades culturais, solidárias, esportivas e intelectuais. A participação do PIBID ocorreu por meio da condução de duas atividades realizadas simultaneamente: “Torta na Cara” e “Desafio com Blocos Lógicos”. Na primeira, os alunos precisavam responder corretamente a perguntas de raciocínio lógico e conteúdos matemáticos básicos, exigindo rapidez e concentração. Na segunda, os participantes foram desafiados a encaixar blocos lógicos em um tabuleiro, recebendo pontuação conforme o tempo e a precisão na execução da prova.

Essas dinâmicas tiveram como finalidade estimular o raciocínio lógico, possibilitando um olhar sobre a matemática em um momento de brincadeira e competição. O resultado foi bastante positivo pois acabou reforçando a importância do aprendizado da matemática aliado à diversão e contribuindo para o desenvolvimento e formação em diferentes aspectos dos alunos envolvidos.

 

O Clube do Livro no CIEP: histórias assombradas e boas memórias de infância/adolescência

Na EEEM Luiz Maria Ferraz, o Ciep, nos reunimos às sextas-feiras pela manhã para dois distintos expedientes do clube do livro: a leitura com alunos/as do 9º ano da obra A Casa Assombrada (Edith Nesbit) e a leitura com alunos do 8º ano da obra Contos de Infância e Adolescência (Luiz Vilela). Das escolas em que estamos atuando, o Ciep é a que maior acervo bibliográfico tem à disposição, daí que tenhamos conseguido organizar simultaneamente dois grupos de leitura por preferência de temática.

            As bolsistas do subprojeto Letras Português (núcleo 1) organizam as leituras semanais, buscando, aos poucos, construir com os/as jovens leitores/as familiaridade com  gênero literário conto, destacando aspectos composicionais e estruturais da narrativa, mas sobretudo, valorizando o momento de fruição do texto literário.

            Ao final desse percurso de leitura, os/as alunos/as do Ciep irão produzir também os seus textos narrativos. A ideia é mobilizá-los/as a escrever seus contos ambientados na cidade de Bagé, sejam eles pela ótica ficcional da narrativa de horror, sejam pela ótica das memórias da infância/adolescência. Reuniremos os textos numa coletânea para circulação entre a comunidade escolar.

O Clube do Livro na EEEB Professor Justino Quintana (Bagé-RS): quando poesia e quadrinhos convidam à leitura de clássicos

É às segundas-feiras que o Subprojeto Letras Português (núcleo 1) se reúne com as turmas de 2º ano do EM, no Justino, para ler os poemas de Fernando Pessoa e seus heterônimos e a adaptação desses poemas para quadrinhos, feita por Flávio Luz. Trata-se de um roteiro de leitura particularmente desafiador por se tratar de poesia e de textos escritos em português europeu. Contudo, a adaptação aos quadrinhos do texto original tem nos mostrado que a retextualização pode ser uma aliada da tarefa de mediação de leitura e de formação de leitores.

            Entre os nossos jovens leitores, muitos estão adentrando pela primeira vez o universo da poesia, o que tem nos exigido um cuidado especial para que essa entrada deixe o convite de retorno num futuro próximo. Ao final da leitura e compreensão dos poemas, já agora ao final de outubro, os/as alunos/as da escola começarão, eles próprios, a produzirem os seus quadrinhos em adaptação a poemas de Drummond; Vinicius de Moraes e Mário Quintana. Esse trabalho contará com apoio de uma oficina de desenho com o artista gráfico e professor Mario Garcia (@theblackboyart).