PIBID 2014 | Só mais um site Sites da Unipampa | Página: 18

I Seminário de Oficinas PIBID – Compartilhando Saberes

O Pibid – Educação Física realizará o I Seminário de Oficinas PIBID com o tema: Compartilhando Saberes.
O objetivo das oficinas é de oferecer um contato mais profundo com conteúdos que poderão ser utilizados pelos acadêmicos e acadêmicas do curso de licenciatura em Educação Física em suas futuras atuações docentes.

O I Seminário acontecerá nos dias 04 e 05 de maio no Complexo Escolar Elvira Cerati – CAIC. Sempre das 14h às 17h 30min, com a seguinte programação:
Dia 04 – quinta-feira:
14h Oficina Lutas – Acadêmico e Instrutor Rui Machado;
15h Oficina de Práticas Contemplativas Escolares – Acadêmico e Instrutor Rui Machado; e;
16h Oficina de Técnicas de Respiração, Yoga e Relaxamento – Profa. Dra. Vera Balinha
Dia 05 – sexta-feira:
14h Oficina de Dança Escolar – Profa. Especialista Miriam Monteiro;
15h Oficina de Recreação e Lazer – Profa Daniela Noronha; e;
16h Oficina de Capoeira Escolar – Profa Dra. Marta Messias.
A ideia é de proporcionar um espaço para a vivência e para a reflexão que permita aos acadêmicos e acadêmicas darem os primeiros passos nestas atividades e que, a partir dai, possam empreender um caminho de aprofundamento para a inserção destas modalidades nos contextos pedagógicos que encontramos nas escolas brasileiras.
Serão emitidos certificados de participação com carga hora de 10 horas para os que participarem dos 2 dias do seminário.
Maiores informações podem ser obtidas através do WhatsApp (55) 99693-4622.
Esperamos vocês lá.

Lançamento de foguetes marca dia de integração entre os subprojetos do PIBID – Caçapava do Sul

No dia 20/04/2017 ocorreu a integração entre os subprojetos de Matemática, Química e Física do campus de Caçapava do Sul. Neste dia, sob coordenação dos bolsistas do subprojeto Física, foram confeccionados foguetes caseiros (com materiais recicláveis) e lançados no pátio da Universidade. Para potencializar a interação entre os integrantes dos subprojetos e deixar a atividade mais divertida, organizou-se uma competição entre as equipes formadas pelos licenciandos, e aquela que conseguisse lançar o foguete mais longe venceria a competição. A equipe vencedora foi a Astronautas, atingindo 67 m.

PIBID – Letramento e Educação Infantil estimula alimentação Saudável Pós-páscoa

Após comerem muitos chocolates na  páscoa, as pibidianas desenvolveram receitas saudáveis com as crianças.
ATIVIDADE 1

Imagem 1. História “A cesta da dona Maricota”

Imagem 2. Cortando as frutas

Imagem 3. Cortando as frutas

Imagem 4. Salada de frutas

ATIVIDADE 2
Imagem 1. História “A menina que não gostava de fruta”

Imagem 2. Banana Pirata

 
Imagem 3. Banana Pirata

Imagem 5. Degustação

ATIVIDADE 3
Imagem 1. Suco – Imitando Fanta

Imagem 2. Suco – Imitando fanta

ATIVIDADE 4
Imagem 1. Degustando Maças

Imagem 2. Degustando mamão

 
Imagem 3. Degustando banana

Imagem 4. Degustando Laranja

Participação do Pibid- Letramento e Educação Infantil na atividade de páscoa realizada pelo curso de Turismo

Os alunos do Curso de Gestão em Turismo -UNIPAMPA juntamente com toda a comunidade acadêmica organizaram o Projeto “Fábrica de Sorrisos -Edição Páscoa 2017, em prol das crianças carentes que residem no entorno da Universidade. Este projeto foi realizado no dia 13.04 (quinta-feira) a partir das 15 horas na UNIPAMPA onde foram distribuídos chocolates para as crianças, e ofertados  lanches. Na oportunidade o PIBID – Letramento e Educação Infantil doou caixas de bombons e realizou a contação da história “O coelhinho que não era de páscoa- Ruth Rocha” com o apoio dos personagens em palitoches.

Roda de Leitura

Bolsistas ID

O subprojeto da Pedagogia – Letramento e Educação Infantil realizou atividades sobre a Páscoa com as crianças nas EMEIS

Na semana da páscoa, os bolsistas ID de Letramento e Educação Infantil da Unipampa – Campus Jaguarão realizaram atividades e receitas referentes ao tema nas três escolas municipais que o projeto é desenvolvido.

ATIVIDADE 1

Imagem 1. Apresentação da receita

Imagem 2. Leitura dos Ingredientes

Imagem 3. Apresentação do Ingredientes

ATIVIDADE 2
Imagem 1. Espetinhos de Frutas

Imagem 2. Cesta de frutas

ATIVIDADE 3
Imagem 1. Coelhinhos feitos com frutas

Imagem 2. Degustação

ATIVIDADE 4
Imagem 1. Pintura de coelhos

Imagem 2. Colagem

ATIVIDADE 5
Imagem 1. História

Imagem 2. Pintura das mãos

Imagem 3. Criação dos coelhinhos

ATIVIDADE 6
Imagem 1. Leitura da história “O coelhinho que não era de páscoa”

Imagem 2. Leitura

 
 
 
 
 
 
 
 
ATIVIDADE 7
Imagem 1. Colagem de algodão

Imagem 2. Preparação para brincadeira

Imagem 3. Brincadeira – O salto do coelhinho

Imagem 4. Brincadeira – O salto do coelhinho

Imagem 5. Jogo da memória com ovos

O subgrupo Ciências do Instituto Estadual Romaguera Correa desenvolveu em seu clube de ciências a construção e ativação de foguetes com garrafa PET

Imagem 1. Foguetes confeccionados pelos alunos do Clube de Ciências.

O clube de ciências tem o objetivo de tratar de temas relacionados a astronomia de forma experimental e alternativa, utilizando abordagens interdisciplinares. Para a confecção do foguete foi utilizado garrafas PET, cartolina, rolha de vinho, fita adesiva, barbante, papel higiênico, vinagre e bicarbonato de sódio, o material foi arrecadado com os próprios alunos e integrantes do subgrupo.
A Atividade contou com a participação de mais 16 alunos dos 8º e 9º anos da escola. Geralmente participam do clube de ciências em torno de 20 alunos.
Os alunos demonstraram-se entusiasmados com a construção e principalmente com a ativação dos foguetes que ocorreu no pátio da escola, onde eles atingiram uma distância de aproximadamente 15 metros de altura em seu voo.
Imagem 2. Momento em que o foguete estava sendo preparado para o voo.

8 de Março – Dia Internacional da Mulher

No dia 08 de março de 2017, bolsistas ID de Ciências da Natureza da Unipampa – Campus Uruguaiana realizaram uma atividade na EMEF José Francisco P. da Silva para discutir a violência contra a mulher. Na oportunidade, os/as alunos/as do 9º ano analisaram e debateram sobre diversas reportagens de violência contra a mulher publicadas em jornais locais. O subgrupo, composto por 6 mulheres, julga de extrema importância abordar o assunto com os/as jovens, tendo em vista que as meninas precisam se empoderar para enfrentar a sociedade machista e opressora na qual vivemos, e os meninos, precisam perceber que mulheres merecem respeito, independentemente do tipo de roupa que estão vestindo e de sua classe social, por exemplo. É urgente e necessário que desde cedo essa violência seja discutida e percebida como anormal.

⁠⁠PIBID – Educação Física, já estamos esquentando os motores…

No último dia 16 de fevereiro o subprojeto PIBID – Educação Física se reuniu para organizar o início das atividades do primeiro semestre de 2017.

PIBID – Educação Física – Unipampa Uruguaiana

Além da alegria pelo reencontro, todos e todas estavam muito motivados/as com o início das atividades e também muito comprometidos/as com a oportunidade de aprofundar o contato com a docência.

Neste semestre, além dos estudos relacionados com a docência e o suporte institucional para a realização das atividades nas escolas, também realizaremos seminários e oficinas, com o objetivo de contribuir com a formação humanizada dos/as bolsistas.
Continue lendo

Didático Pedagógicas

2017

OFICINA DE ARDUINO: i); Semana acadêmica do curso de Ciências Exatas da Unipampa Caçapava, realizada no dia 18/10/2017; ii) ISA Estudantil Gaúcha – Unipampa Bagé, realizada no dia 27/10/2017;iii) IX Siepe – Unipampa Livramento, a ser realizada no dia  11/2017.
OFICINA DE CÉLULA COMBUSTÍVEL: Semana acadêmica do curso de Ciências Exatas da Unipampa Caçapava, realizada no dia 18/10/2017.
OFICINA DE ENTRADA ANALÓGICA DE MICROCONTROLADORES E SENSORES: Semana acadêmica do curso Técnico em Informática do IFSUL Bagé, SACI, realizada no dia 04/09/2017.
TESTE sobre conhecimentos básicos de física e transformação de unidades
QUESTÕES PARA GRUPO FOCAL: Pesquisa Qualitativa em relação à trajetória dos licenciandos em física da Unipampa Campus Bagé
Site da II OPEF – Olimpíada de Programação do Ensino Fundamental
2016
Disponibilização de um código de programação (do ADS1247) para utilização com o Arduino e um tutorial para medição de temperatura com alta acurácia.
Disponibilização de um código para  comunicação entre o Python e o PIC 18F2550 via USB-HID., utilizando um software proprietário (MikroC pro for PIC).
Pôsteres didáticos sobre quatro experimentos (Aceleração da Gravidade, Indução Magnética, Motor Eletromagnético, Velocidade do Som). Esses experimentos foram aplicados em sala de aula e os mesmos ficaram a disposição dos professores das escolas, nos laboratórios de Física.
Três apresentações teóricas sobre o software Scratch e introdução à Lógica usadas na escola Neli Betemps.
Nove apresentações teóricas sobre o software Scratch usadas na escola CAIC.
2013
Guia para alunos sobre o jogo batalha naval. Parte I – Introdução ao conceito de plano cartesiano.
Guia para alunos sobre o jogo batalha naval. Parte II – Atividade de avaliação.
Guia para atividade intitulada “Aprendendo a construir um plano cartesiano”.
Guia para alunos sobre interpretação de gráficos da Cinemática.
Guia para alunos sobre interpretação de gráficos da Cinemática em tempo real.
Guia para alunos sobre medidas de áreas e volumes.
Questões resolvidas em aula sobre os conteúdos da Prova Brasil.
Questões para os alunos resolverem em casa sobre os conteúdos da Prova Brasil.
Quiz sobre os conteúdos da Prova Brasil.
Guia para alunos sobre medidas de velocidades médias.
Guia para alunos sobre atividade de construção e interpretação de gráficos da Cinemática.
Lista de problemas sobre ensino de vetores.
Edital para o I Campeonato de lançamento de “Foguetes” da E.E.E.M Dr. Carlos Kluwe.
Questões para os alunos resolverem em aula sobre lançamento parabólico.
Questões para os alunos resolverem após lançamento de “foguetes”.
2012
Guia após Lançamento de “foguetes”. Após ter sido feito os lançamentos dos “foguetes”, nas dependências da Unipampa, os bolsistas ID analisaram vídeos e propuseram esse guia para ser analisado pelos alunos. Link para download do guia.

Guia Lançamento de “foguetes”. Guia para produção de um “foguete” de garrafa pet, com adornos necessários para caracterizar um protótipo e uma base regulável para fazer três lançamentos, para cada ângulo (30°, 45° e 60°). Link para download do guia.
Catálogo  de experimentos de Física (versão preliminar). Catálogo contendo 10 experimentos elaborados pelos Bolsistas ID e professores do curso de Licenciatura em Física. Para o uso dos experimentos os professores das escolas devem, com pelo menos uma semana de antecedência, preencher  um formulário impresso, disponível com os bolsistas ID. Durante o uso dos experimentos um bolsista acompanha as atividades em sala de aula, mas não sendo responsável pela explicação aos alunos. Link para download do catálogo.
Guia aprendendo vetores no Laboratório de Informática. No guia são propostas atividades de uma oficina, com o software Modellus, na busca pela superação de dificuldades de aprendizagem no estudo de vetores. Link para download do guia e cartaz de divulgação.
Guia interpretando gráficos da cinemática: segunda experiência. Guia e apresentação usados para trabalhar com a coleta de dados, construção e interpretação de  Gráficos. Na atividade com os alunos usamos um carrinho automatizado com a plataforma Arduino. A apresentação foi usada ao final da atividade, constituindo-se em uma reconciliação dos conceitos trabalhados. Link para download do guia e apresentação.
Guia interpretando gráficos da cinemática: primeira experiência. Guia usado para trabalhar com a coleta de dados, construção e interpretação de  Gráficos. Na atividade com os alunos usamos um carrinho automatizado com a plataforma Arduino. Link para download do guia.

Guia aprendendo a construir um plano cartesiano. Guia envolvendo os conceitos de plano cartesiano, sistemas de coordenadas e referenciais a partir de três questões a serem interpretadas e respondidas pelos alunos através de uma atividade prática. Link para download do guia.

Guia velocidade do som. Esse guia teve como objetivo medir experimentalmente a velocidade do som no ar via placa de som de um microcomputador. Foi construído com base no trabalho de Grala, R. M. e L. S. Oliveira. Medindo a Velocidade do Som no Ar. Física na Escola, v. 6, n. 2, 2005. Link para download do guia.
Testes de conhecimento “Teste Inicial e Final”. Esses instrumentos foram utilizados nas atividades que se buscou a superação de dificuldades de aprendizagem do Ensino Médio. Link para download dos Testes.
Testes de conhecimento “Teste Inicial” e “Questões de Avaliação”. Esses instrumentos foram utilizados nas atividades que se buscou a superação de dificuldades de aprendizagem de Matemática de alunos das séries finais do Ensino Fundamental. Link para download do Teste Inicial e Questões de Avaliação.
Guia tabulação de dados. Atividade introdutória ao ensino de equações de 1º grau e movimentos Uniforme (MU). O guia possui dois exercícios de matemática, que envolvem equações de 1º grau e multiplicação de números decimais e um de física sobre MU. As questões possuem um enunciado e uma tabela com três colunas: i) na primeira coluna valores para a variável independente, ii) na segunda coluna à equação de 1° grau e iii) na terceira e última coluna os alunos deveriam colocar os valores obtidos. Link para download do guia.
Guias construindo gráficos parte I e II. O Guia Parte I é constituído de três exemplos de MU e tabelas semelhantes as que foram feitas na atividade de tabulação de dados. Os alunos devem usar planilhas eletrônicas para construção de gráficos. O guia Parte II visa complementar o conteúdo de equações de 1º grau, possui questões que estimulam o raciocínio lógico dos alunos. A proposta envolve uma situação de cinemática hipotética, próxima da realidade dos alunos, descrevendo um MU em uma dimensão. Link para download dos guias.
2011
Guia para os alunos do projeto “Aprendendo Física Correndo”. O projeto deu suporte prático ao conteúdo curricular de posição e velocidade escalar média, através de atividades nas quais os alunos correram e andaram uma distância de 10 metros anotando os respectivos tempos, através dessa atividade proporcionada pelos bolsistas, os alunos tiveram seu primeiro contato com a física, obtiveram velocidades médias e deram significados aos conceitos abstratos trabalhados em aula. Link para download do guia.
Guia para os alunos do projeto “Lançamento de Foguete”. O projeto constituiu-se no trabalho final de conclusão da 1° série do Ensino Médio de uma turma e foi desenvolvido ao longo do segundo semestre de 2011, tendo como finalização uma visita ao Campus Bagé  para lançamento dos foguetes. Link para download do guia.

Produções Bibliográficas – Física

Atualmente o subprojeto Física já produziu:
2017

  1. CONTROLE DE TEMPERATURA PID COM ARDUINO. Trabalho apresentado no VII Encontro Estadual de Ensino de Física – RS, Porto Alegre, 2017. Modalidade: PôsterResumo (Página 22).
  2. UM ESTUDO SOBRE O CONHECIMENTO PRÉVIO DE ALUNOS DE ENSINO MÉDIO A RESPEITO DE CONTEÚDOS INTRODUTÓRIOS DE FÍSICA. Trabalho apresentado no VII Encontro Estadual de Ensino de Física – RS, Porto Alegre, 2017. Modalidade: PôsterResumo (Página 52).
  3. BINGO LÓGICO: UMA ATIVIDADE PARA A INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO. Trabalho apresentado no VII Encontro Estadual de Ensino de Física – RS, Porto Alegre, 2017. Modalidade: PôsterResumo (Página 16).
  4. CARACTERIZAÇÃO DO CONVERSOR AD – HX711 PARA ARDUINO. Trabalho apresentado no VII Encontro Estadual de Ensino de Física – RS, Porto Alegre, 2017. Modalidade: PôsterResumo (Página 18).
  5. CONFIABILIDADE DE SENSORES UTILIZADOS COM O ARDUINO E RUÍDO DA ENTRADA  ANALÓGICA. 3° ENCIF – Encontro de Ciência e Tecnologia do IFSul, Bagé, 2017. Modalidade: PôsterResumo.

Trabalhos aceitos para publicação:
IX SIEPE – (https://eventos.unipampa.edu.br/siepe/files/2017/10/resultados-dos-trabalhos-20_10.pdf)

  1. PROPOSTA DA MEDIÇÃO DA VELOCIDADE DO SOM EM METAIS ATRAVÉS DO ARDUINO.
  2. CONTROLE DE TEMPERATURA PID COM ARDUINO.
  3. UM OLHAR TÉCNICO PARA SENSORES E ENTRADA ANALÓGICA DO ARDUINO.
  4. DIA SOLAR E DIA SIDERAL: SUA COMPREENSÃO E UMA PROPOSTA DE TRABALHO LÚDICO.

II ENLICSUL, II PIBID/SUL E II SEMINÁRIO INSTITUCIONAL PIBID/UNISINOS – (http://www.unisinos.br/images/eventos/2017/ii-pibid-sul/trabalhos-aprovados-iipibid.pdf)

  1. CONTROLE DE TEMPERATURA PID COM ARDUINO.
  2. ARDUINO: SENSORES E ENTRADA ANALÓGICA, UMA VISÃO DETALHADA.
  3. A PARTICIPAÇÃO DOS BOLSISTAS DO PIBID FÍSICA NAS FEIRAS DE CIÊNCIAS DA UNIPAMPA CAMPUS BAGÉ E UMA ANÁLISE QUANTITATIVA DO PERFIL DOS PARTICIPANTES.

2016

  1. MEDINDO TEMPERATURAS COM ALTA ACURÁCIA E ALTA RESOLUÇÃO, UTILIZANDO ADS1247 E PT100. Trabalho apresentado no 1º Ehal – Encontro Brasileiro de Hardware Aberto e Livre, São Paulo, 2016. Modalidade: PôsterResumo.
  2. DESENVOLVIMENTO DE UMA PLATAFORMA MULTIFUNCIONAL UTILIZANDO PYTON E PIC18F2550. Trabalho apresentado no 1º Ehal  – Encontro Brasileiro de Hardware Aberto e Livre, São Paulo, 2016. Modalidade: PôsterResumo.
  3. EXPERIMENTOS COMO MOTIVAÇÃO À FEIRA DE CIÊNCIAS E AO CURSO DE FÍSICA. Trabalho apresentado no I Encontro de PIBID Física/RS, Passo Fundo, 2016. Modalidade: PôsterResumo.
  4. O DESAFIO DE REALIZAR FEIRA DE CIÊNCIAS EM UM CONTEXTO DE RESTRIÇÃO DE VERBAS. Trabalho apresentado no I Encontro de PIBID Física/RS, Passo Fundo, 2016. Modalidade: PôsterResumo.
  5. EQUIPANDO O LABORATÓRIO DE ENSINO. Trabalho apresentado no I Encontro de PIBID Física/RS, Passo Fundo, 2016. Modalidade: PôsterResumo.
  6. UTILIZAÇÃO DO SCRATCH NO ENSINO FUNDAMENTAL. Trabalho apresentado no I Encontro de PIBID Física/RS, Passo Fundo, 2016. Modalidade: PôsterResumo.
  7. INTRODUÇÃO DE LÓGICA NO ENSINO FUNDAMENTAL. Trabalho apresentado no XIV Encontro Sobre Investigação na Escola, Uruguaiana/RS, 2016. Modalidade: Roda de Conversa – Resumo.
  8. INTRODUÇÃO DE LÓGICA NO ENSINO FUNDAMENTAL. Trabalho apresentado no VIII Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (Siepe), Uruguaiana/RS, 2016. Modalidade: PôsterResumo.
  9. DESENVOLVIMENTO DE UMA PLATAFORMA PARA AUTOMAÇÃO. Trabalho apresentado no VIII Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (Siepe), Uruguaiana/RS, 2016. Modalidade: PôsterResumo.

2015

  1. PROPOSTA MOTIVADORA PARA A REALIZAÇÃO DE FEIRA DE CIÊNCIAS: LABORATÓRIO ITINERANTE. Trabalho apresentado no VI Encontro Estadual de Ensino de Física – RS, Porto Alegre, 2015. Modalidade: PôsterResumo (Página 248).
  2. O USO DE SMARTPHONES NO ENSINO DE UM SISTEMA MASSA-MOLA NA DIREÇÃO VERTICAL. Trabalho apresentado no VI Encontro Estadual de Ensino de Física – RS, Porto Alegre, 2015. Modalidade: PôsterResumo (Página 239).
  3. O USO DO ARDUINO EM UM EXPERIMENTO SOBRE RESFRIAMENTO E ANOMALIA DE DENSIDADE DE UMA AMOSTRA DE ÁGUA. Trabalho apresentado no VI Encontro Estadual de Ensino de Física – RS, Porto Alegre, 2015. Modalidade: PôsterResumo (Página 240)
  4. PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES NA EDUCAÇÃO BÁSICA – UMA PROPOSTA DE ARTICULAÇÃO ENTRE ENSINO DE FÍSICA E/OU CIÊNCIAS E COMPUTAÇÃO. Trabalho apresentado no XIII Encontro Sobre Investigação na Escola, Erechim/RS, 2015. Modalidade: Roda de Conversa – Resumo.
  5. PIBID FÍSICA UNIPAMPA – CAMPUS BAGÉ: UM RELATO SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES DE GRUPOS DE ESTUDOS PARA BOLSISTAS EM FINAL DE CURSO. Trabalho apresentado no XIII Encontro Sobre Investigação na Escola, Erechim/RS, 2015. Modalidade: Roda de Conversa – Resumo.
  6. PIBID FÍSICA UNIPAMPA – CAMPUS BAGÉ: UM RELATO SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES DE GRUPOS DE ESTUDO PARA BOLSISTAS INGRESSANTES. Trabalho apresentado no XIII Encontro Sobre Investigação na Escola, Erechim/RS, 2015. Modalidade: Roda de Conversa – Resumo.
  7. LABORATÓRIO ITINERANTE: UMA PROPOSTA DE MOTIVAÇÃO PARA A FEIRA DE CIÊNCIAS. Trabalho apresentado no XIII Encontro Sobre Investigação na Escola, Erechim/RS, 2015. Modalidade: Roda de Conversa – Resumo.
  8. UMA EXPERIÊNCIA DE USO DE CELULARES COMO FERRAMENTA DIDÁTICA NO ENSINO DA FÍSICA, COMO CONTRIBUIÇÃO À APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS. Trabalho apresentado no XIII Encontro Sobre Investigação na Escola, Erechim/RS, 2015. Modalidade: Roda de Conversa – Resumo
  9. INTRODUÇÃO A ROBÓTICA NO ENSINO BÁSICO ATRAVÉS DO SCRATCH, S4A E ARDUINO; LAUNCHPAD MSP430 ENERGIA: UMA ALTERNATIVA PARA O ENSINO DE FÍSICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA e . Trabalho apresentado no VII Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (Siepe), Alegrete/RS, 2015. Modalidade: Comunicação Oral – ResumoApresentação.
  10. LAUNCHPAD MSP430 ENERGIA: UMA ALTERNATIVA PARA O ENSINO DE FÍSICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA. Trabalho apresentado no VII Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (Siepe), Alegrete/RS, 2015. Modalidade: Comunicação Oral – ResumoApresentação.
  11. Utilizando o Scratch para Desenvolver a Interdisciplinaridade. Trabalho apresentado no VII Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (Siepe), Alegrete/RS, 2015. Modalidade: PôsterResumo.

2014

  1. Arduino no ensino de gráficos da cinemática. Trabalho apresentado no Seminário Institucional do PIBID da UNISC,  na cidade de Santa Cruz/RS. Modalidade: Comunicação Oral – RESUMO ;
  2. O desafio da iniciação à docência em uma escola rural. Trabalho apresentado no 10º Simpósio Sul-Riograndense de Professores de Ciências e Matemática os coordenadores de área e um supervisor, na cidade de Pelotas/RS. Modalidade:PÔSTER RESUMO.

 2013

  1. Carrinho automatizado como recurso facilitador na construção e interpretação de gráficos da Cinemática. Trabalho apresentado no XX Simpósio Nacional de Ensino de Física em janeiro de 2013, na cidade de São Paulo/SP. Modalidade: Pôster:RESUMO. Trabalho completo disponibilizado nas atas do evento.
  2. Proposta didática e procedimentos para a superação de dificuldades matemáticas para introdução da Física no ensino fundamental. Trabalho  apresentado no XX Simpósio Nacional de Ensino de Física em janeiro de 2013, na cidade de São Paulo/SP. Modalidade: Pôster – RESUMO. Trabalho completo disponibilizado nas atas do evento.
  3. Feiras de ciências da UNIPAMPA Campus Bagé. Trabalho apresentado no  31º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul (SEURS), na cidade de Florianópolis/SC. Modalidade: Comunicação Oral  – RESUMO EXPANDIDO.
  4. Implementação do jogo batalha naval no ensino de plano cartesiano. Trabalho apresentado no  9º Simpósio Sul-rio-grandense de Professores de Ciências e Matemática, na cidade de Pelotas/RS. Modalidade: Comunicação Oral  – RESUMO EXPANDIDO.
  5. Carrinho automatizado e flashcards no ensino de gráficos da Cinemática.Trabalho apresentado no V Encontro estadual de Ensino de Física – RS, na cidade de Porto Alegre/RS. Modalidade: Pôster – RESUMO EXPANDIDO (p. 217).
  6. I mostra de trabalhos da E.M.E.F. Francisco de Paula Pereira. Trabalho apresentado no V Encontro estadual de Ensino de Física – RS, na cidade de Porto Alegre/RS. Modalidade: Pôster – RESUMO EXPANDIDO (p. 230).
  7. Atividade complementar em sala de aula: medindo a velocidade do som no ar. Trabalho apresentado no III Seminário Institucional do PIBID Univates e I Simpósio Nacional sobre Docência na Educação Básica: Alfabetização e Letramento nas Diferentes Áreas do Conhecimento,  na cidade de Lajeado/RS. Modalidade: Pôster –RESUMO (p. 572).
  8. Aprendendo física no cotidiano. Trabalho apresentado no III Seminário Institucional do PIBID Univates e I Simpósio Nacional sobre Docência na Educação Básica: Alfabetização e Letramento nas Diferentes Áreas do Conhecimento, na cidade de Lajeado/RS. Modalidade: Pôster – RESUMO (p. 565).
  9. Articulações entre Ensino Politécnico e PIBID. Trabalho apresentado no III Seminário Institucional do PIBID Univates e I Simpósio Nacional sobre Docência na Educação Básica: Alfabetização e Letramento nas Diferentes Áreas do Conhecimento, na cidade de Lajeado/RS. Modalidade: Pôster – RESUMO (p. 467).
  10. Resultados da feira de ciências da UNIPAMPA, ed. 2012. Trabalho apresentado no III Seminário Institucional do PIBID Univates e I Simpósio Nacional sobre Docência na Educação Básica: Alfabetização e Letramento nas Diferentes Áreas do Conhecimento, na cidade de Lajeado/RS. Modalidade: Pôster – RESUMO (p. 468).

2012

  1. Pibid Física Unipampa edição 2011 experiências e perspectivas. Trabalho apresentado por bolsistas do subprojeto Física durante o XI Encontro Investigação na Escola em 2012, na cidade de Bagé/RS. Modalidade Roda de Conversa: RESUMO EXPANDIDO.
  2. Foguete de garrafa PET como atividade complementar às aulas de Física. Trabalho apresentado por bolsistas do subprojeto Física durante o III Intrapibid Unipampa edição 2011, na cidade de Bagé/RS e no IV Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (IV SIEPE) da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) em 2012, na cidade de Bagé/RS . Modalidade: Pôster (SIEPE) e Roda de conversa (Intrapibid) – RESUMO e PÔSTER (Este trabalho recebeu no IV SIEPE a premiação de melhor pôster na categoria Ensino, área Ciências Exatas).
  3. Difundindo ciência e tecnologia na região da campanha. Trabalho apresentado por bolsistas do subprojeto Física durante o IV Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (IV SIEPE) da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)  em 2012, na cidade de Bagé/RS. Modalidade: Pôster – RESUMO e PÔSTER (Este trabalho recebeu a premiação de melhor pôster na categoria Extensão, área Ciências Exatas).
  4. Concepção de um carrinho automatizado para a aplicação de uma proposta didática para o estudo de MRU e elaboração de gráficos no Ensino Básico.Trabalho apresentado por bolsistas do subprojeto Física durante o IV Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (IV SIEPE) da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)  em 2012, na cidade de Bagé/RS. Modalidade Pôster: RESUMOe
  5. PÔSTER.Atividade prática de interpretação do plano cartesiano em duas dimensões como preparo para trabalho de movimento bidimensional. Trabalho apresentado por bolsistas do subprojeto Física durante o III Intrapibid Unipampa edição 2011, na cidade de Bagé/RS e no IV Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (IV SIEPE) da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)  em 2012, na cidade de Bagé/RS . Modalidade: Pôster (SIEPE) e Roda de conversa (III Intrapibid) – RESUMO ePÔSTER.
  6. Articulações entre DOCÊNCIA-ensino-pesquisa-extensão no subprojeto Física do PIBID Física edição 2011 da Unipampa. Trabalho apresentado pelo coordenador de área do subprojeto Física durante o III Intrapibid do PIBID  Unipampa edição 2011, na cidade de Bagé/RS. Modalidade: Rodas de conversa –
  7. RESUMO.Difundindo ciência e tecnologia na região da campanha: primeiras experiências da Escola Francisco de Paula Pereira. Trabalho apresentado por bolsistas do subprojeto Física durante o III Intrapibid do PIBID  Unipampa edição 2011, na cidade de Bagé/RS. Modalidade: Rodas de conversa:
  8. RESUMO.Atividades do Subprojeto Física: 1º semestre de 2012. Trabalhos apresentados por bolsistas do subprojeto Física durante o II Intrapibid do PIBID  Unipampa edição 2011, na cidade de Jaguarão/RS. Modalidade: Pôster – PÔSTER I e
  9. PÔSTER II.Projeto lançamento de foguetes no Ensino de Física. Trabalho apresentado por bolsistas do subprojeto Física durante o I Encontro Nacional PIBID-Unisinos/I Encontro das Licenciaturas Unisinos/RS em 2012, na cidade de São Leopoldo/RS. Modalidade: Pôster –  RESUMO e
  10. PÔSTER.Primeiras experiências nas escolas do  PIBID Física Unipampa edição 2011.Trabalho apresentado por bolsistas do subprojeto Física durante o I Encontro Nacional PIBID-Unisinos/I Encontro das Licenciaturas Unisinos/RS em 2012, na cidade de São Leopoldo/RS. Modalidade: Pôster – RESUMO e PÔSTER.

2011

  1. Primeiras experiências do PIBID Física na escola estadual de ensino médio Dr. Carlos A. Kluwe. Trabalho apresentado por bolsistas subprojeto Física durante o III Salão de Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (III SIEPE) da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)  em 2011, na cidade de Uruguaiana/RS. Modalidade: Pôster – RESUMO e PÔSTER.
  2. Física para o ensino fundamental: aprendendo Física correndo. Trabalho apresentado por bolsistas do subprojeto Física durante o III Salão de Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (III SIEPE) da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) em 2011, na cidade de Uruguaiana/RS. Modalidade: Comunicação oral –RESUMO e APRESENTAÇÃO.