Institucional 2018 | PIBID INSTITUCIONAL UNIPAMPA 2018 | Site de publicações e divulgações do Projeto PIBID-UNIPAMPA 2018 | Página: 14

‘Caça ao Tesouro em Realidade Aumentada’ – elaborado e aplicado por bolsistas IDs – Núcleo 9-Química-Física da EEEM Luiz Mércio Teixeira

Em 28/01/2019 foi apresentado o jogo “Caça ao Tesouro em Realidade Aumentada” durante o encontro de pibidianos IDs que se realizou na UNIPAMPA, campus Bagé. O jogo Caça ao Tesouro em realidade aumentada, visa ensinar um conteúdo de química de uma forma mais divertida e lúdica. O jogo funciona através de um aplicativo de celular chamado Zappar que escaneia uma determinada imagem e uma pergunta aparece na tela do celular. Depois que o aluno responde todas as perguntas corretamente, ele chega até um determinado local e vence o jogo. Nos meses de maio e novembro foi aplicado o jogo lúdico de química com os alunos do 2º e 3º Ano da EEEM Luiz Mércio Teixeira.

 

Jogo “Trilha Inversa de Ligações Químicas”- elaborado e aplicado por bolsistas IDs –Núcleo 9-Química-Física da EEEM Luiz Mércio Teixeira

Em 28/01/2019 no encontro de bolsistas IDs foi apresentado o jogo “Trilha Inversa de Ligações Químicas que foi construído com o intuito de facilitar a aprendizagem do aluno por meio de uma atividade lúdica. O Jogo é composto por um tabuleiro feito manualmente com cartolina, caneta hidrográfica com 24 perguntas e dados. Espera-se que o jogo fixe o conteúdo proposto. Segundo o bolsista pibidiano (Miguel Gonçalves) essa atividade lúdica o faz acreditar que é possível reproduzir diferentes metodologias em sala de aula, tornando assim a aprendizagem mais significativa.

 

BINGO CHEM –elaborado e aplicado por bolsistas IDs –Núcleo 9-Química-Física da EEEM Frei Plácido e EEEB Prof Justino Costa Quintana

Em 01/10/2018 foi aplicado o jogo lúdico, Bingo Chem, elaborado por bolsistas IDs sob a orientação da Supervisora professora Valéria da EEEM Frei Plácido com as turmas do 1º Ano do ensino médio da EEEB Prof Justino Costa Quintana. Os bolsistas elaboraram um roteiro preparatório para a atividade lúdica, onde primeiramente, os alunos do ensino médio tiveram que responder a um pré-questionário sobre linguagem química, a seguir assistiram a uma apresentação com o recurso multimidia “Datashow” através de slides com fotos de algumas vidrarias utilizadas em laboratório de análises químicas, finalizando com um questionário de fixação sobre o tema abordado. Como critérios do jogo tem que conduzir por três rodagens com intuito que todos os alunos participassem, cada aluno recebe uma única cartela que será usada para todas rodadas do jogo. Para vencer a primeira rodada terá que preencher na forma da letra “L” na cartela. Na segunda rodada, deve completar verticalmente todos os elementos “O” da cartela, e na terceira completar com todos os elementos químicos presentes em sua cartela. Com a finalização da aplicação do Bingo Chem foi realizada uma análise das respostas obtidas que foram utilizados para a redação de um resumo submetido para o evento cientifico – 10º SIEPE. Em 08/10/2018 – Aplicação em duas turmas do 1º ano, turno da noite da EEEM Frei Plácido. Em 19/10/2018 – Aplicação em uma turma do ensino médio regular da EEEM Frei Plácido. Em 10/12/2018 – Novamente foi realizada uma intervenção didática com a aplicação do Bingo Chem para os alunos do 2º Ano da EEEM Prof. Justino Costa Quintana.

   

 

Jogo “Baralho Químico” – EEEM Luiz Mércio Teixeira

Em 28/01/2019 um dos bolsistas IDs da EEEM Luiz Mércio Teixeira apresentou um jogo lúdico que foi elaborado sob a orientação da Prof. Milena.   O jogo foi criado para ajudar os alunos do ensino médio a aprender a usar a tabela periódica e distribuição eletrônica (diagrama de Luiz Pauling). O jogo é composto por um baralho, conjunto de 21 cartas feitas manualmente com folhas de papel A4 e canetinhas e proteções de cartas (disponíveis na internet). Essa atividade lúdica pode facilitar o aprendizado dos alunos sobre os temas abordados. O bolsista ID destaca que a elaboração do jogo proporcionou grande satisfação ao executá-la, pois cada detalhe criado foi visando aprendizagem e alegria que o jogo poderá passar para os alunos de ensino médio. Essa atividade lúdica foi aplicada nos meses de maio de 2019 com os alunos do 1º Ano do ensino médio da EEEM Luiz Mércio Teixeira.

 

Jogo Estequiometrando – elaborado e aplicado por bolsistas IDs da EEEM Frei Plácido e da EEEB Prof Justino Costa Quintana.

Em 26/03/2019 foi elaborado um jogo didático com o tema balanceamento e estequiometria. O jogo de estequiometria assemelha-se a um jogo de cartas. O jogo é realizado em duplas de alunos, sendo que para cada dupla é distribuído 5 cartas e a dupla que conseguir realizar o balanceamento primeiro ganha. Foi aplicado nas turmas do 2º Ano do ensino regular e técnico da escola EEEM Frei Plácido em 02/04/2019 e 05/04/2019.

 

 

 

Jogo “Química do Chocolate” – EEEM Luiz Mércio Teixeira

Em 28 de Janeiro de 2019 durante o encontro de pibidianos da Química, Núcleo 09 foi apresentado o Jogo “Química do Chocolate”. Com o objetivo de desenvolver uma atividade prazerosa que facilite a aprendizagem sobre os constituintes químicos presentes no chocolate foi construído um jogo “Química do Chocolate” por bolsista ID da EEEM Luiz Mercio Teixeira sob a orientação da Supervisora professora Milena. O jogo foi criado com baseando-se em um quebra-cabeça, para que os alunos desenvolvam a capacidade de fixar o conteúdo de química trabalhado. A aplicação para os alunos do 1º ano da turma do EJA   escola foi em 8 de março de 2019.  A apresentação foi preparada através de multimídia Datashow – slides que versavam sobre conteúdos teóricos relacionados à constituição química, fotos destacando a importância do chocolate no organismo. Logo após a esta apresentação foi aplicado o jogo como um quebra-cabeça com abordagem de algumas substâncias presentes no chocolate. Observou-se que os alunos não tinham conhecimento sobre as substâncias químicas do chocolate assim como a sua importância no nosso organismo.Foi de muita importância apresentar a palestra, pois fazem parte da construção do conhecimento escolar.

   

 

“Tabela Periódica Inclusiva” – EEEM Luiz Mércio Teixeira

No dia 24 de outubro de 2019 – Aplicação de material construído e adaptado como recurso didático com abordagem da Tabela Periódica de Elementos Químicos (Metais Alcalinos) para aluna com necessidades educacionais especiais (Pibid Química- Inclusão). Com o objetivo de ministrar uma aula sobre a tabela periódica para uma aluna com paralisia cerebral da EEEM Luiz Mércio Teixeira foi construído um material adaptado com a utilização de materiais de fácil obtenção como: folha do tipo A4, folhas de isopor, tesoura e cola de isopor, tabela periódica com desenhos. Foram digitados e impressos desenhos referentes a presença dos elementos químicos da tabela periódica, da família dos metais alcalinos. Foram construídos cubos de isopor forrados por papel impresso com símbolos dos elementos. A produção desse material contou com a orientação da professora Amélia Borges (coordenadora do projeto NEI) e auxilio do professor Luiz Brudna (Curso Química Licenciatura). Foi observado que a aluna interagiu e estava motivada com a atividade, conseguiu relacionar os símbolos químicos com os cubos e com as figuras. A inclusão dos alunos com necessidades especiais é de grande importância, esta atividade foi gratificante para o grupo de Pibidianos.

 

Jogo “Perguntas e Respostas” – construído e aplicado na EEEM Luiz Mércio Teixeira.

Em 28 de Janeiro de 2019 este jogo foi apresentado pelos bolsistas IDs da EEEM Luiz Mércio Teixeira no encontro do Núcleo 09 Química/Física. Com o objetivo de trazer um novo incentivo que facilite o aprendizado o Jogo de “Perguntas e Respostas foi pensado como um material didático para o ensino de química, reforçando o conhecimento de conceitos básicos teóricos de química dos alunos de forma mais atrativa. O Jogo foi montado em uma lâmina de isopor onde foram fixados balões cheios de ar que continham perguntas e alguns outros critérios tais como: “passe a vez” … “de apresentação com os balões”. Ante de iniciar o jogo deve ser apresentado pelo professor uma aula sobre o tema selecionado, neste caso: “PROPRIEDADES COLIGATIVAS”, para despertar o interesse dos alunos.  Logo a seguir, sugere-se que se forme dois grupos e se inicie o jogo onde cada aluno deve estourar um balão para saber o que está determinado para ele naquele momento.  Como resultado espera-se que os alunos demonstrem mais motivação para aprender os conhecimentos teóricos de química.

Resultados de seleção de Bolsistas e Supervisores do subprojeto Multidisciplinar – Núcleo 09 / Química – Física.

O subprojeto Química-Física realizou diversas seleções ao longo do projeto:

– Edital 257/2018 retificado pelo Edital 264/2018, 19/07/2018

– Edital 309/2018, data 14/08/2019

– Edital 73/2019, data 28/03/2019

– Edital 132/2019, data 18/04/2019

– Edital 285/2018, data 24/07/2018.

Resultado_BID_Nucleo9_Edital73_2019

Resultado_BID_Nucleo9_Edital257_2018

Resultado_Edital132_2019_BID_Nucleo9

Resultado_Edital309_2018_BID_Nucleo9

ResultadoSupervisoresQuimicaFiscia

BID = Bolsista de Iniciação a Docência.