Em 05 de novembro de 2018 realizou-se um encontro entre coordenador de área Química/Física e bolsistas IDs para apresentação oral dos bolsistas IDs referente à seleção de resumos/artigos das diferentes temáticas abordadas por cada grupo de estudo. Na oportunidade as apresentações foram avaliadas pelos grupos sob a orientação da Prof Maria Regina Casartelli – Coordenadora Área Núcleo 09 Química-Física.
Encontro de Avaliação e Encerramento dos Pibids Letras, Pedagogia e História
No dia 05 de dezembro de 2019, os três Pibids do campus Jaguarão: Letras, Pedagogia e História, realizaram um encontro de fechamento das atividades cujos objetivos foram os de: a) socializar as práticas realizadas ao longo do Programa; fazer uma avaliação por parte dos representantes das Smeds de Jaguarão e Arroio Grande e também por parte das supervisoras das escolas parceiras; c) mostrar alguns trabalhos realizados.
Destaca-se como uma das ações do Grupo de Estudo a seleção de alguns resumos (artigos sobre alguns tópicos de química na temática abordada durante os encontros no período de agosto a outubro de 2018)
Grupo de Estudos – Kits experimentais (Bolsistas IDs, Núcleo 09 Química/Física, Subprojeto Multidisciplinar PIBID, 2018)
– Título: Kits de Experimentos científicos, Memória e Sociedade.
Autor: Barreto, M.
– Título: O desenvolvimento de aulas práticas de química por meio da montagem de kits experimentais.
– Título: PIBID Matemática, Física e Química – Uma parceria entre alunos e professores.
Autores: Adriana Cruz de Souza et al.
– Título: Show de Química aprendendo química de forma lúdica e experimental.
Autor: Honerio Coutinho de Jesus
– Título: A importância da experimentação para a compreensão do conceito de equilíbrio químico.
– Título: Kits Experimentais: uma ferramenta para a aprendizagem química.
Fonte: http://www.quimica.ufpr.br/eduquim/eneq2008/resumos/R0857-1.pdf
Autores: Maria Carolina Salum Bulhosa¹(IC)*, Gislaine Penha Ruffato¹ (IC), Viviane Conceição Duarte Madeira¹ (IC), Maria do Carmo Galiazzi (PQ)
– Título: Os Kits experimentais Os Cientistas e as proposições da Alfabetização Científica.
Fonte: http://www.nutes.ufrj.br/abrapec/ixenpec/atas/resumos/R1646-1.pdf
Autores: Autores: Thalita Correa Cardoso de Oliveira, Vanessa Zanon, Yasmin Letícia Nunes Araújo, David Pontes, Juliana Milanez, Leonardo Maciel Moreira.
– Título: Desenvolvimento de um kit experimental com Arduino para o ensino de Física Moderna no Ensino Médio.
Fonte: http://www.scielo.br/pdf/rbef/v39n4/1806-1117-rbef-39-04-e4502.pdf
Autores: Sérgio Silveira, Mauricio Girardi.
– Título: Análise e desenvolvimento de Kits experimentais de baixo custo e fácil acesso para o ensino de Química.
Autores: Napoleana da Silva Neto Cruz, Kênia Gusmão de Souza, Farley Jean de Sousa.
– Título: Experimentação no ensino de química/ciências: desenvolvimento de práticas e cursos de formação à comunidade externa.
Autores: FABIANA R. G. E SILVA HUSSEIN, TAMARA S. VAN KAICK.
– Título: O Professor de Química e as aulas práticas.
Fonte: http://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2008/365_645.pdf
Autores: TREVISAN, Tatiana Santini; MARTINS, Pura Lucia Oliver.
– Título: A utilização de materiais alternativos no uso do laboratório como recurso pedagógico no ensino de química visando a sustentabilidade ambiental.
Fonte: http://uece.br/eventos/spcp/anais/trabalhos_completos/247-799-31032016-235848.pdf
Autores: Kleyane Morais Veras, Damiana Nayanne Rosendo de Miranda, Tiago dos Santos Nascimento
– Título: Uso de experimentos, confeccionados com materiais alternativos, no processo de ensino e aprendizagem de física: lei de Hooke.
Fonte:https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/134319/neves_jhm_me_prud_int.pdf?sequence=5
Autores: João Henrique Moura Neves
– Título: Proposta de kit experimental de baixo custo no ensino de ciências: construção e utilização no ambiente de aprendizagem.
Fonte:http://www.essentiaeditora.iff.edu.br/index.php/confict/article/viewFile/2579/1422
Autores: Pessanha, E.M.R., Silva M. F.A , Ferreira D.F.G., Alencar M.C.
– Título: Aplicação de um kit experimental de química para determinação do ácido ascórbico em frutas e em sucos industrializados.
Autores:
Título: Ferramentas para auxiliar na aprendizagem significativa de ciências e de biologia: roteiros de experimentação e “kits” pedagógicos.
Fonte: http://fef.br/upload_arquivos/pibid/biologia/ARTIGO.pdf
Autores: Alessandra Moreira De Lima, Pedro Roberto Temponi, Nicole Mirelle Rodrigues Alves Carriere, Rosângela Aparecida De Souza.
– Título: As atividades experimentais educativas como complemento e motivação no ensino – aprendizagem de química no ensino médio.
Fonte: https://repositorio.ufscar.br/bitstream/handle/ufscar/7683/DissKJSC.pdf?sequence=1
Autores: Kleber Jorge Savio Chicrala
– Título: Laboratório ambulante de química: instrumento de extensão universitária.
Fonte: http://200.145.6.204/index.php/revista_proex/article/view/669/681
Autores: João Rufino de Freitas Filho, José Henrique Berto Ângelo, JanieireDorlamis Cordeiro Bezerra, Camila Soledade de Lira,Suelâeny Aparecida de Andrade,Ivoneide Mendes da Silva, João Sales de Souza Filho.
– Título: O ensino de ciências e a divulgação científica por meio de kits experimentais na educação básica em Anápolis, Goiás.
Fonte: http://www.anais.ueg.br/index.php/cepe/article/view/9979/7183
Autores: Mirley Luciene dos Santos; Ana maria Achtschin Ferreira; Hélida Ferreira da Cunha; Juliana Simião Ferreira; Pedro Oliveira Paulo; Sabrina do Couto de Miranda;; Solange Xavier dos Santos; Pabline Almeida Siqueira; Fernanda das Graças Silva Marra
– Título: Produção de kits experimentais para o ensino de ciências na educação básica.
Fonte: http://www.anais.ueg.br/index.php/cepe/article/download/5594/3374
Autores: Pabline Almeida Siqueira, Fernanda das Graças Silva Marra, Mirley Luciene dos Santos.
– Título: Elaboração e uso de kits experimentais para aulas de química no ensino médio.
Fonte: http://www.annq.org/congresso2011/trabalhos/1297821624.docx
Autores: Shirlene Pereira de Albuquerque, Cleomar Carlos dos Santos Silva, Eliane Cristina Gomes Miná, Simone Nóbrega Catão, Luciano Ferreira Gama, Joaldo Bezerra de Melo.
Intervenções em Língua Espanhola
Nos meses de setembro a novembro de 2019, os pibidianos desenvolveram ações pedagógicas, via Projetos de Ensino em Língua Espanhola, nas escolas parceiras do Programa. Nesse período, os pibibianos tiveram a oportunidade de vivenciar a prática da docência sob orientação da equipe de coordenadores da UNIPAMPA e dos supervisores das escolas. Abaixo, os Projetos de Ensino e os Planos das Oficinas realizados pelos grupos distribuídos entre as três escolas. Relatorio Esc. Estadual Espírito Santo; Relatorio Isabelly, Nícolas; Relatorio Jessica K; Lutiele, Luana; Relatorio Lucas e JoãoRelatorio Mahara, Anderson, Eduarda; Relatorio Nathani, Marcia, Luciana; Relatorio Tuania e Jéssica N.
Reuniões de Planejamento e Estudo (Supervisora com os bolsistas ID do Núcleo Matemática/Campus Bagé)
Ao longo dos 18 meses de projeto, foram realizadas reuniões periódicas de planejamento do subprojeto de Matemática/campus Bagé com a presença da supervisora e dos bolsistas de ID. Estas reuniões foram necessárias e fundamentais para que as ações fossem planejadas, discutidas, implementadas e acompanhadas. A orientação das atividades foi feita nestes momentos. Essas reuniões foram importantes para a formação do licenciando pela criação do hábito do planejamento coletivo.
Reuniões de Planejamento e Estudo com o Grupo (coordenadora de área, supervisora e bolsista ID) do Núcleo Matemática/Campus Bagé
Ao longo dos 18 meses de projeto, o Núcleo de Matemática/campus de Bagé realizou reuniões regulares na Unipampa, bem como nas escolas conveniadas.
I Encontro de Formação do PIBID/Unipampa, Campus Bagé
Encontro de encerramento das atividades Núcleo Artes/Língua Portuguesa
No dia 04/12/2019, o grupo de bolsistas do Núcleo Artes/Língua Portuguesa realizou sua última reunião presencial. No encontro, os pibidianos fizeram um balanço das ações, resultados e aprendizados alcançados ao longo dos três semestres de projeto. De modo geral, o grupo relatou que o mais difícil, desafiador e interessante foi o trabalho real com a interdisciplinaridade, sem que uma área se sobrepusesse a outra. Como atividade de finalização do projeto, os bolsistas elaboraram um ensaio (a ser entregue em janeiro) sobre as principais questões suscitadas pela participação no PIBID.
Atividades de férias 2018/2019 do Núcleo Artes/Língua Portuguesa
Durante o período de recesso escolar, os bolsistas do Núcleo Artes/Língua Portuguesa realizaram a leitura dos textos listados abaixo e no encontro de retorno, março de 2019, apresentaram mapas conceituais estabelecendo conexões e diálogos entre os artigos/capítulos lidos, os quais discutiam processos de ensino e aprendizagem nas áreas de letras e música.
BENDER, W. N. Aprendizagem baseada em projetos: educação diferenciada para o século XXI. Penso Editora, 2015.
COSSON, R. Letramento literário: teoria e prática. Editora Contexto, 2010.
DOLZ, J. et al. Sequências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado de Letras, p. 95-128, 2004.
SOUZA, J. Educação musical e práticas sociais. Revista da ABEM, Porto Alegre, v. 10, p. 7-11, mar. 2004.
VIEIRA, E. M. Música e educação: o grupo BIGBANDA na escola Senador Correa e o programa de rádio da APAE de Rio Pomba. In: SANTOS, R. M. S. Música, Cultura e Educação: os múltiplos espaços de educação musical. Porto Algre: Sulina, 2004, p. 49-98.
Mapas elaborados
Núcleo Arte/Língua Portuguesa: Apresentação de trabalho no 11º SIEPE
A bolsista Julia da Rosa Diogo, do Núcleo Arte/Língua Portuguesa, apresentou o pôster intitulado “PIBID na E.M.E.F. Creusa: desafios para a biblioteca vivida”, no 11º Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (SIEPE), realizado na cidade de Santana do Livramento entre os dias 22 e 24 de outubro de 2019.