Os dirigentes da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Edward Frederico Castro Pessano e Francéli Brizolla, acompanhados da pró-reitora de Comunidades, Ações Afirmativas, Diversidade e Inclusão, Claudete da Silva Lima Martins, estiveram, no dia 24 de janeiro, na Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi), em Brasília. A comitiva da Unipampa foi recebida pela diretora de Políticas de Educação Étnico-racial, Educação Escolar Quilombola, Wilma de Nazaré Baía Coelho.
Na oportunidade, foi apresentada a recém-criada Pró-Reitoria de Comunidades, Ações Afirmativas, Diversidade e Inclusão (PROCADI) da Unipampa. Também foram discutidas as possibilidades de ações em parceria entre a PROCADI da Unipampa com a SECADI. Estiveram presentes na reunião a coordenadora-geral, Valquiria Santos Silva, a coordenadora Giane Vargas e o vereador de Bagé, Lélio Lopes.
A diretora Wilma Coelho destacou a importância da atualização de dados sobre estudantes negros (pretos e pardos) e quilombolas, assim como parabenizou a Unipampa pela condução do TED, o Termo de Execução Descentralizada, com aporte financeiro da Secadi/MEC para que a universidade realize no ano de 2024, Formação Continuada de Professores da rede de Educação Básica.