Página de posts

Liberado o serviço Impressão pelo Navegador (Google Chrome)

Google Chrome
Google Chrome

Foi liberado o serviço Impressão pelo Navegador (Google Chrome) através da conta institucional (Workspace unipampa.edu.br) para que os usuários habilitados possam imprimir diretamente pelo navegador Google Chrome sem a necessidade de instalação de impressoras no dispositivo local. O serviço permite imprimir de qualquer ambiente (Android, Chrome OS, iOS, Linux, mac OS e Windows) onde tenha acesso a esse navegador. Como principal benefício, é possível imprimir com as configurações personalizadas de impressão que são oferecidas, seguindo as considerações:

¹ Restrito aos Usuários Habilitados para Impressão (Workspace unipampa.edu.br).

Pronto, acessando qualquer documento ou página web pelo navegador em um computador siga até a opção Imprimir (Ctrl+P), dentro da opção Destino, então Ver mais…, localizará todas as impressoras institucionais disponibilizadas para o serviço.

Demais informações, acesse o Serviço de Impressão.

Imprima e digitalize através dos novos serviços de impressão

Durante o ano de 2021 a Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (DTIC) em conjunto com os Setores de Tecnologia da Informação e Comunicação (STIC) instalou e configurou novas impressoras na rede da UNIPAMPA. A implantação ocorre pelo Contrato 037/2020 – Outsourcing de Impressão (SEI 23100.009125/2020-24) com a empresa COMPUCOM SOLUÇÕES DIGITAIS LTDA.

O novo contrato permitiu atualizar o sistema de gestão e bilhetagem. O acesso ao Software de Gestão de Impressão (SGI) foi disponibilizado nos seguintes endereços (apenas para os usuários habilitados no serviço):

A DTIC recomenda os novos serviços de impressão em conjunto com o serviço já em uso, Impressão Web:

Outra novidade na implantação das impressoras, é a possibilidade de utilizar o serviço de digitalização para a nuvem (Google Drive) nas contas institucionais. Para saber mais, veja o manual da digitalização no item Impressão – Manuais.

Demais informações sobre o serviço de impressão (custos/valores, cotas de impressão, relatórios, pedido de impressora, perguntas frequentes e manuais), acesse a página Impressão.


Dado Informativo: A DTIC destaca o uso de um sistema de controle e gestão de impressão através dos dados da tabela abaixo, mensurando quase 10 anos de registros (dados do sistema anterior):

Início de uso Período de uso Total de páginas impressas/registradas Média mensal (páginas)
09/08/2011 ~118 meses 18.826.552 ~160.000

DTIC apresenta relatórios atualizados do Acordo de Nível de Serviço (ANS) e do serviço terceirizado de reprografia

Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (DTIC) apresenta a atualização de dois relatórios que permitem dar transparência aos usuários e a entrega detalhada de dados de forma mais dinâmica.

Painel de disponibilidade para conexões e serviços essenciais da DTIC:

Acordo de Nível de Serviço (ANS)
Acordo de Nível de Serviço (ANS)

O relatório Acordo de Nível de Serviço (ANS) demonstra as informações relacionadas com a disponibilidade de conexões de internet e dos serviços essenciais praticados pela DTIC. São informações da conexão principal provida pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e da secundária (MPLS) pela empresa Avato, além dos principais serviços oferecidos.

A definição dos principais serviços¹ foi estimada em relação aos que mais impactam nas atividades do dia a dia da comunidade acadêmica. Ainda se considera que a disponibilidade aceitável é o resultado de uma definição técnica interna, cujo objetivo final é determinar a continuidade de serviços institucionais sem gerar prejuízo significativo, em casos de paradas não programadas. Por fim, a disponibilidade das conexões está atrelada aos contratos vigentes e estimados juntos à RNP e Avato.

Serviço terceirizado de reprografia (cópia e impressão):

O serviço terceirizado de reprografia através do contrato (029/2015) referencia as impressoras da marca/modelo RICOH™. Respeite o meio ambiente, imprima somente o necessário visualizando e gerenciando as suas impressões através do Sistema de Gerenciamento de Impressão (SGI)².

Sistema de Gerenciamento de Impressão (SGI)
Sistema de Gerenciamento de Impressão (SGI)

Referência:

Mono: Impressão monocromática das impressoras modelo:

  • RICOH Aficio SP 5200S
  • RICOH Aficio SP 5200SF
  • RICOH MP C2003
  • RICOH Aficio MP 201
  • RICOH Aficio MP 301

Color: Impressão colorida da impressora modelo:

  • RICOH MP C2003

* Os valores são aproximados e calculados com base em relatórios de contadores que não foram relacionados com o setor financeiro. O relatório denomina-se Outsourcing de Impressão pois considerará o novo contrato de terceirização de impressão, planejando alterações dos modelos das impressoras e um novo sistema de gestão, a ser denominado de Software de Gestão de Impressão (SGI).


Demais informações:

Acesso pelo Repositório de Painéis, a categoria/painel:

¹ A definição dos serviços e de sua disponibilidade aceitável poderão sofrer alterações sem aviso prévio, oriundas de estudos ou de acordos internos (tratativas) com demais setores institucionais.

² O Sistema de Gerenciamento de Impressão (SGI) é um sistema configurado através do software PAPERCUT™ (acesso interno pela UNIPAMPA ou externamente através de uma conexão por VPN).

Fonte dos dados do serviço terceirizado de reprografia: Extração de contadores mensais e encaminhados pelos Setores de Tecnologia da Informação e Comunicação (STIC).