A discente Rosana Rocha da Silva está desenvolvendo esta pesquisa, em seu Trabalho de Conclusão do Curso de Graduação de Ciências da Natureza – Licenciatura, oferecido pela Universidade Federal do Pampa (Unipampa) em parceria com a Universidade Aberta do Brasil (UAB). O projeto está sendo conduzido durante o Estágio Supervisionado II, sob a orientação do Prof. Dr. André Luís Silva da Silva. A pesquisa busca aproximar os estudantes da ciência vivenciada no cotidiano, estimular o protagonismo na aprendizagem na Educação Básica e contribuir para que professores conheçam e utilizem a Atividade Experimental Problematizada (AEP).
O público-alvo é uma turma do 9º ano do Ensino Fundamental II, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Aldo Porto dos Santos, no município de Cachoeira do Sul/RS. Com o conteúdo curricular sobre funções inorgânicas, pretende-se realizar uma AEP para responder à problematização: Qual é a característica do solo da horta escolar em termos de acidez e basicidade? A problematização proposta se dá pelo fato de a escola estar localizada em uma área rural e os/as estudantes terem uma relação próxima com o cultivo do solo, o que favorece a compreensão da ciência através do cotidiano. Aplicando os dispositivos da AEP para a resolução do problema, será realizada uma análise do solo quanto a sua acidez ou basicidade.