2024
1.WELSING, Gyovana L.; DAMM, Bruna M.; OLIVEIRA, Lília do E. S. A. de; FEU, Amanda M. A.; ARANTES, Heryson T. L. de; LIMA, Luisa C. de; SILVA, André Luís Silva da; SOUZA, Mariane L. de; MACHADO, Marta A.; MOURA, Paulo Rogério Garcez de. Bio-oil from Piper nigrum L. Crop Waste as a Potential Biofuel and Its Contribution to Chemistry Education through Problematized Experimental Activity. Journal of Chemical Education. oct. 2024.
DOI: https://doi.org/10.1021/acs.jchemed.4c00449
https://pubs.acs.org/doi/10.1021/acs.jchemed.4c00449
2. SIQUEIRA, Bruno M. M.; SILVA, André Luís Silva da; FOLLI, Gabrielly S.; ROSA, Thalles R.; ROMÃO, Wanderson; LELIS, Maria F. F.; FILGUEIRAS, Paulo R.; MOURA, Paulo Rogério Garcez de. Aprendizagem da análise por componentes principais por meio da Atividade Experimental Problematizada (AEP) com a utilização de um aplicativo de smartphone. Quim. Nova, v. 47, n. 5, p. 1-9, 2024.
https://quimicanova.sbq.org.br/pdf/ED2023-0145
3. ABASCAL, Gabriela Coradini; SILVA, André Luís Silva da; RIBAS, Sabrina Nunes. Ensino de Química via Atividade Experimental Problematizada (AEP): análise narrativa de uma pesquisa-intervenção. Cadernos CIMEAC, v. 14, n. 1, p. 145-160, 2024.
DOI: https://doi.org/10.18554/cimeac.v14i1.7023
https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/cimeac/article/view/7023
4. SILVA, André Luís Silva da; RÉGIO, Jaqueline Camargo Sena; MOURA, Paulo Rogério Garcez de; RIBAS, Sabrina Nunes; DEL PINO, José Cláudio. Atividade Experimental Problematizada (AEP): análise de uma pesquisa-intervenção no Ensino de Química da Educação Básica tratando da temática misturas. Revista Debates em Ensino de Química, v. 10, n. 1, p. 324-343, 2024.
DOI: https://doi.org/10.53003/redequim.v10i1.5957
https://www.journals.ufrpe.br/index.php/REDEQUIM/article/view/5957
5. SILVA, André Luís Silva da; MOURA, Paulo Rogério Garcez de; SOUZA, Mariane Lima de. Theoretical approximations between Sternberg’s Theory of Triarchic Intelligence and Ausubel’s Theory of Meaningful Learning: a proposal for evaluating the emergent learning of the Problematized Experimental Activity (PEA). REnCiMa, v. 15, n. 2, p. 1-27, 2024.
DOI: https://doi.org/10.26843/rencima.v15n2a10
https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/4497
6. NASCIMENTO, Paula Vivaldi; KAUARK, Fabiana; MOURA, Paulo Rogério Garcez de; SILVA, André Luís Silva da. Ensino de Química e Atividade Experimental Problematizada (AEP): a contribuição do ensino de conteúdos Químicos na formação de professores do Ensino Fundamental. Revista IFESCiência, v. 10, n. 2, p. 1-9, 2024.
DOI: https://doi.org/10.36524/ric.v10i2.2649
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ric/article/view/2649
2023
7. SILVA, André Luís Silva da; RIBAS, Sabrina Nunes; MOURA, Paulo Rogério Garcez de; DEL PINO, José Cláudio. PROBLEMATIZED EXPERIMENTAL ACTIVITY (PEA): A SYSTEMATIZATION PROPOSAL FOR EXPERIMENTAL TEACHING OF CHEMISTRY. Journal of Engineering Research, v. 3, n. 26, p. 01-10, 2023.
8. SILVA, André Luís Silva da; VIVIAN, Marcelo Fonseca; GOI, Mara Elisângela Jappe; DEL PINO, José Cláudio. Articulação entre a resolução de problemas e a experimentação à luz da Atividade Experimental Problematizada (AEP): uma proposta para o ensino de Química. ACTIO: Docência em Ciências, v. 8, n. 1, p. 01-22, 2023.
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/16001
9. SILVA, André Luís Silva da; RÉGIO, Jaqueline Camargo Sena. Atividade Experimental Problematizada e Alfabetização Científica: uma associação estratégica ao ensino de Química da Educação Básica. Di@logus: Revista do Programa de Pós-Graduação em Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social – UNICRUZ, v. 11, n. 3, p. 17-35, 2023.
https://revistaeletronica.unicruz.edu.br/index.php/dialogus/article/view/811
10. SILVA, André Luís Silva da; VIVIAN, Marcello Fonseca; GOI, Mara Elisângela Jappe; DEL PINO, José Cláudio. Articulation between problem solving and experimentation guided by problematized experimental activity (PEA): a proposal for chemistry teaching. ACTIO: Docência em Ciências, v. 8, n. 1, p. 1-22, 2023.
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/16001
11. NASCIMENTO, Marcelo do; KAUARK, Fabiana da Silva; BECALLI, Fernanda Zanetti; OLIVEIRA, Elias Silva de; MOURA, Paulo Rogério Garcez de; SILVA, André Luís Silva da. Avaliação qualitativa dos níveis cognitivos alcançados por meio da Atividade Experimental Problematizada (AEP) e analisados pelo software PNOTA. New Trends in Qualitative Research, v. 17, 2023.
https://publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/article/view/846/881
12. SILVA, André Luís Silva da; MOURA, Paulo Rogério Garcez de; DEL PINO, José Cláudio; TRINDADE, Mirella Branco da; MORAIS, Francielle Nelsiane Colman de; LINK, Luciana Miranda Serafim. Atividade Experimental Problematizada (AEP): processo de inovação teórico-metodológica voltado ao ensino experimental das ciências. Contribuciones a Las Ciencias Sociales, v. 16, n. 10, p. 22998-23013, 2023.
https://ojs.revistacontribuciones.com/ojs/index.php/clcs/article/view/2734
13. BARBOSA, Angelo F. M.; RIBEIRO, Joselito N.; RIBEIRO, Araceli V. F. N.; AZEVEDO, Lilia E. S.; SILVA, André Luís Silva da; MOURA, Paulo Rogério Garcez de. Atividade Experimental Problematizada (AEP) e Educação Ambiental (EA): presença de metais pesados em aterros sanitários – uma proposta didática. Quím. nova esc., v. 45, n. 4, p. 283-291, 2023.
http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc45-4/06-EQF-32-22.pdf
14. FERREIRA, Marcello; SILVA, André Luís Silva da; PORTUGAL, Khalil Oliveira; POLITO, Antony Marco Mota; FILHO, Olavo Leopoldino da Silva; BATISTA, Michel Corci; MACIEL, Felippe Guimarães; COUTO, Roberto Vinícios Lessa do; SANTOS, Osmair Carlos dos. Da Concepção de Investigação à Adoção de um Problema na Educação em Ciências: aspectos metodológicos. Revista Vitruvian Cogitationes, v. 4, p. 10-22, 2023.
DOI: https://doi.org/10.4025/rvc.v4i3.70784
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/revisvitruscogitationes/article/view/70784
2022
15. SILVA, André Luís Silva da; MOURA, Paulo Rogério Garcez de; DEL PINO, José Cláudio. ATIVIDADE EXPERIMENTAL PROBLEMATIZADA (AEP): Discussões Pedagógicas e Didáticas de uma Asserção de Sistematização Voltada ao Ensino Experimental das Ciências. Revista Contexto e Educação, v. 37, n. 116, p. 130-144, 2022.
https://www.revistas.unijui.edu.br/index.php/contextoeducacao/article/view/12491
16. FERREIRA, Marcello; SILVA, André Luís Silva da; SILVA FILHO, Olavo Leopoldino da; PORTUGAL, Khalil Oliveira. Atividade Experimental Problematizada (AEP): asserções praxiológicas e pedagógicas ao ensino experimental das ciências. Investigações em Ensino de Ciências, v. 27, n. 1, p. 308-322, 2022.
https://www.if.ufrgs.br/cref/ojs/index.php/ienci/article/view/2676
2021
17. SILVA, André Luís Silva da; MOURA, Paulo Rogério Garcez de; DEL PINO, José Cláudio. Ensino de Ciências via proposições e mediações da Atividade Experimental Problematizada (AEP): “cenários” brasileiro e português de formação continuada de professores. RENCIMA: Revista de Ensino de Ciências e Matemática. v. 12, n. 4, p. 01-24, 2021.
https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/3114
18. SILVA, André Luís Silva da; MOURA, Paulo Rogério Garcez de; DEL PINO, José Cláudio. Formação Continuada de Professores em cenários brasileiro e português: procedências e qualificadores da Atividade Experimental Problematizada (AEP). VIDYA: Programa de pós-graduação em Ensino de Ciência e Matemática, v. 41, n. 2, p. 201-217, 2021.
https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/3815
19. SILVA, André Luís Silva da; MARTINS, Daniel de Guarçoni; MOURA, Paulo Rogério Garcez de; GARCIA, Ana Raquel Santos de Medeiros. O teor de sódio nos alimentos: um cenário didático ao ensino da Química nos moldes da Atividade Experimental Problematizada (AEP). ENCITEC – Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista, v. 11, n. 3, p. 178-192, 2021.
https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/573
20. GONÇALVES, Fernanda Tarouco; CANTO-DOROW, Thaís Scotti do; COUTINHO, Cadidja. Atividade Experimental Problematizada: uma metodologia fundamentada por narrativa autoral. Revista Reflexão e Ação, v. 29, n. 3, p. 235-252, 2021.
https://online.unisc.br/seer/index.php/reflex/article/view/16232
2020
21. SILVA, André Luís Silva da; MOURA, Paulo Rogério Garcez de; NOGARA, Pablo Andrei. Um modelo de sistematização à experimentação no Ensino de Ciências: Atividade Experimental Problematizada (AEP). Revista Research, society and development, v. 9, n. 7, p. 01-19, 2020.
file:///D:/Users/Admin/Downloads/4012-Article-18964-1-10-20200516.pdf
22. SILVA, André Luís Silva da; SANTOS, Manuela Elgelmann dos; OLIVEIRA, Dhulya Trindade de. Fundamentos teórico-metodológicos das experimentações demonstrativa e investigativa vs. realidades cotidiana e contextual: uma associação contributiva ao Ensino de Química. Di@logus: Revista do Programa de Pós-Graduação em Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social – UNICRUZ. v. 9, n. 1, p. 31-41, 2020.
DOI: https://doi.org/10.33053/dialogus.v9i1.13
https://revistaeletronica.unicruz.edu.br/index.php/dialogus/article/view/13
23. SILVA, André Luís Silva da; MARTINS, Daniel de Guarçoni; MOURA, Paulo Rogério Garcez de; GARCIA, Ana Raquel Santos de Medeiros. Um referencial teórico acerca do íon sódio e seu sal de principal ocorrência – o cloreto de sódio – potencialmente contributivo ao Ensino de Química. Di@logus: Revista do Programa de Pós-Graduação em Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social – UNICRUZ. v. 9, n. 2, p. 41-56, 2020.
DOI: https://doi.org/10.33053/dialogus.v9i2.52
https://revistaeletronica.unicruz.edu.br/index.php/dialogus/article/view/52
2019
24. SILVA, André Luís Silva da; FERREIRA, Marcello; PEREIRA, Samara Magalhães; FILHO, Olavo Leopoldino da Silva. Atividade Experimental Problematizada (AEP): revisão bibliográfica em descritores na área de Ensino de Ciências. Revista Pesquisa e Debate em Educação, v. 9, n. 1, p. 459-471, 2019.
https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31125
25. MOREIRA, Jackeline da Rosa; SILVA, André Luís Silva da; MOURA, Paulo Rogério Garcez de; DEL PINO, José Cláudio. Potencialidade de um plano de ensino pautado na Atividade Experimental Problematizada (AEP) à Alfabetização Científica em Química. Experiências em Ensino de Ciências, v. 14, n. 2, p. 558-581, 2019.
http://if.ufmt.br/eenci/artigos/Artigo_ID630/v14_n2_a2019.pdf
26. SOARES, Alessandro Cury; FERREIRA, Marcello; SILVA, André Luís Silva da; PORTUGAL, Khalil Oliveira; SILVA FILHO, Olavo Leopoldino da; IBALDO, Adriana Pereira; PEREIRA, José Thiago do Nascimento; RAMALHOS, Luana Barros; OLIVEIRA, Bruno Peixoto de. A utilização de rótulos no Ensino de Química: um estudo da produção acadêmica de 2014 a 2019. Revista de Produtos Educacionais e Pesquisas em Ensino – REPPE, v. 3, n. 2, p. 120-141, 2019.
https://seer.uenp.edu.br/index.php/reppe/article/view/949
27. MACHADO, Aniele Valdez; SILVA, André Luís Silva da; CARVALHO, Cleonice de Ávila. Inserção da História e Epistemologia da Ciência no Ensino de Química na Educação Básica: perspectivas de uma aprendizagem significativa. Aprendizagem Significativa em revista, v. 9, n. 1, p. 65-84, 2019.
http://www.if.ufrgs.br/asr/artigos/Artigo_ID163/v9_n1_a2019.pdf
2018
28. SILVA, André Luís Silva da; MOURA, Paulo Rogério Garcez de; DEL PINO, José Cláudio. Subsídios pedagógicos e epistemológicos da Atividade Experimental Problematizada (AEP). Revista de Educação, Linguagem e Literatura – REVELLI, v. 10, n. 4, p. 41-66, 2018.
http://www.revista.ueg.br/index.php/revelli/article/view/7568
29. SCHMIDT, Anelise Marlene; SILVA, André Luís Silva da; GOI, Mara Elisângela Jappe. Percepção ambiental da educação básica das águas próximas a atividades mineradoras em Caçapava do Sul/RS. Expressa Extensão – UFPEL, v. 23, n. 1, p. 50-73, 2018.
DOI: https://doi.org/10.15210/ee.v23i1.12564
https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/expressaextensao/article/view/12564
2017
30. SILVA, André Luís Silva da; MOURA, Paulo Rogério Garcez de; DEL PINO, José Cláudio. Atividade Experimental Problematizada (AEP) como uma estratégia pedagógica para o Ensino de Ciências: aportes teóricos, metodológicos e exemplificação. Experiências em Ensino de Ciências, v. 12, n. 5, 2017.
https://fisica.ufmt.br/eenciojs/index.php/eenci/article/view/646/616
31. SILVA, André Luís Silva da; MACHADO, Daniane Stock; MOURA, Paulo Rogério Garcez de; DEL PINO, José Cláudio. Elementos em Análise Textual Discursiva (ATD) na identificação de um Tema Gerador para o Ensino de Química na Educação Básica. RevInt: Revista Interdisciplinar de Ensino, Pesquisa e Extensão, v. 5, n. 1, 2017.
https://revistaeletronica.unicruz.edu.br/index.php/revint/article/view/171/103
2015
32. SILVA, André Luís Silva da; MOURA, Paulo Rogério Garcez de; DEL PINO, José Cláudio. Atividade Experimental Problematizada: uma proposta de diversificação das atividades para o Ensino de Ciências. Experiências em Ensino de Ciências, v. 10, n. 3, 2015.
https://fisica.ufmt.br/eenciojs/index.php/eenci/article/view/537