Saúde Mental e Prevenção de Riscos Biológicos e Psicossociais na Juventude

A intervenção “Saúde Mental e a prevenção de riscos biológicos e psicossociais na juventude” foi realizada no dia 14/11/2025, na Escola de Ensino Médio XV de Novembro, em São Gabriel. A ação foi conduzida pelas pibidianas Ana Carolina Machado e Helen Katrine, do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Unipampa, sob a supervisão da Professora Andreia Bueno.

A atividade focou na turma do terceiro ano, um público em fase crucial de transição e desenvolvimento. O objetivo central da intervenção era a compreensão da intrínseca relação entre a Saúde Mental e a exposição a riscos biológicos, destacando como o estado emocional e psicológico pode afetar a vulnerabilidade e a capacidade de autoproteção contra agentes biológicos (como em doenças infecciosas) e o estresse psicossocial.

Promoveu-se a sugestão e discussão de práticas de autocuidado efetivas para a promoção de saúde e o fortalecimento da resiliência mental.

A intervenção utilizou uma metodologia que combinou a exposição de conteúdo com a participação ativa dos alunos. Os materiais utilizados garantiram tanto a apresentação de informações visuais e conceituais (via projetor) quanto a execução da atividade prática (via cartolina).

O ponto alto da intervenção foi a atividade prática com a produção de cartazes. Os alunos foram desafiados a criar cartazes abordando três tópicos cruciais: Vulnerabilidade, Ações de Autocuidado e Local de Apoio.

O relato final destaca que a aula foi extremamente positiva, com os alunos demonstrando boa participação e empolgados com a realização do trabalho prático. Essa alta taxa de engajamento é um forte indicativo de que o tema foi relevante para o público e que a metodologia escolhida foi eficaz na promoção da reflexão e da conscientização sobre a importância da Saúde Mental como pilar da prevenção de riscos.