LEITURA LITERÁRIA DA PRÉ-ESCOLA AO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

O Subprojeto Alfabetização, desde o mês de março vem realizando práticas de leitura de obras da literatura infantil com crianças da pré-escola ao 5º ano do ensino fundamental, incentivando o letramento literário em escolas públicas do município de Jaguarão. “De acordo com Cosson (2014), podemos entender o letramento literário como um tipo de letramento que, pela própria existência única do universo literário, deve ocorrer através do contato direto com o texto literário, visto que, diferentemente de outros tipos de letramento, a literatura além de estar imersa em práticas sociais permite a suspensão da realidade através da ficcionalidade”. (TRINDADE, 2023, p.37). Em maio estas práticas foram intensificadas com atividades decorrentes das leituras, que tiveram um caráter lúdico voltadas também à reflexão e à aprendizagem do sistema de escrita alfabética. Na EMEF General Antônio de Sampaio esses momentos contaram com o recurso da lousa digital, o que facilitava a leitura do livro projetado de forma visível a todos. Na EEEF Joaquim Caetano da Silva, outros ambientes para leitura foram explorados.