PIBID INSTITUCIONAL UNIPAMPA | Site de publicações e divulgações do Projeto PIBID-UNIPAMPA | Página: 6

Encontro dos pibidianos de Língua Portuguesa, na escola cívico-militar Dr. João Severiano da Fonseca

Em abril, os pibidianos do núcleo de língua portuguesa visitaram pela primeira vez a escola cívico-militar Dr. João Severiano da Fonseca.  A escola passou a integrar o subprojeto no lugar da EEEM Gomes Filho devido a uma adequação de funções da supervisora. No entanto, todos os envolvidos abraçaram esse novo desafio com muita responsabilidade e carinho e o primeiro encontro já deu mostras de que o trabalho será muito frutífero.

Escola Arneldo Matter e bolsistas do Pibid realizam projetos e eventos em São Borja

Projeto Páscoa – Fonte: arquivo da turma

 

Projeto Cultura Indígena – Fonte: arquivo da turma
Evento aniversário da Escola – Fonte: arquivo da turma

Durante os meses de março, abril e maio do corrente ano, os bolsistas do PIBID de São Borja, grupo do Instituto Estadual Arneldo Matter, juntamente com a supervisora Milviane Holz realizaram projetos e eventos com os estudantes do Ensino Fundamental (anos finais) e Ensino Médio. De acordo com a avaliação do grupo de bolsista, os eventos tiveram como objetivo fundamental, aumentar a proximidade  e  a interação com os alunos do educandário e intensificar a relação entre universidade e escola.

Encontros de Formação: Memórias e Resistência: Protagonismo de Fronteira

O segundo encontro da agenda de formações para os PIBIDianos ocorreu no dia 23 de Maio de 2023, foi ministrado pelo Prof. Caiuá Cardoso Al Alan, intitulado Memória e Resistências: Protagonismo de Fronteira. Foi recomendada aos participantes a leitura prévia de uma cartilha do GEESPA sobre os Territórios Negros de Jaguarão e no decorrer da atividade uma visitação a esses espaços foi conduzida sob mediação do professor.

Parceria entre Pibid & Residência Pedagógica

 

Na manhã do dia 23/05 ocorreu na escola campo Presidente João Goulart, uma intervenção planejada pelos alunos do programa Pibid e Residência, do curso de Ciências Biológicas campus São Gabriel.
A intervenção foi com a temática de métodos contraceptivos, direcionada aos alunos do 8º ano. Uma aula expositiva, com a demonstração dos métodos contraceptivos como camisinha feminina e masculina e jogo.
A atividade foi conduzida pelo pibidiano Caio Henrique Gonçalves e residentes Bruna Pinheiro e Lauren Mendonça.

Bolsistas do Pibid São Borja integram projeto com alunos

A turma de bolsistas do Pibid de São Borja que atua na Escola Estadual Apparício Silva Rillo, desenvolveu nos dias 8 e 15 de maio, dois temas junto as turmas de 1º e 3º anos do ensino médio que trataram sobre dia do trabalho e diversidade religiosa com ênfase na perspectiva sociológica dos temas.

O projeto teve participação ativa dos alunos que protagonizaram o desenvolvimento das atividades de construção dos conceitos e apresentação visual por meio de cartazes e roda de conversa.

A avaliação do trabalho foi considerado positiva pela grupo de bolsistas que contou com a supervisão pedagógica do    professor Leandro Lied.

 

Encontro de Formação: Educação ONLife: O que é? Como se faz?

O primeiro encontro da agenda de formações para os PIBIDianos ocorreu no dia 16 de Maio de 2023, foi ministrado pela Profª Camila do Canto e teve como tema central a Educação ONLife. O conceito foi apresentado e contextualizado de acordo com Floridi (2015) e ele se refere a uma experiência de realidade hiperconectada. Alguns temas foram debatidos, como por exemplo: o consumo de informação que se traduz em uma hipertextualidade; o estado de alerta que gera o cansaço mental; a perspectiva de que ser multitarefa que pode resultar em menos produtividade; a dificuldade de entender o funcionamento da tecnologia e a falta de conhecimento ao buscar informações.

SUBPROJETO ALFABETIZAÇÃO PROMOVE AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA COMO ESTRATÉGIA PARA O PLANEJAMENTO

    No dia 13 de abril de 2023, estiveram reunidos nas escolas Joaquim Caetano da Silva e General Antônio Sampaio os bolsistas de iniciação à docência, supervisoras e coordenadora de área, para analisar as produções escritas das crianças em situação de avaliação diagnóstica. Na escola Joaquim Caetano da Silva, a reunião ocorreu das 13h30 às 14h45. Na escola General Antônio Sampaio foi das 15h45 às 17h. O objetivo era identificar, com os grupos de cada escola, os níveis de aquisição da escrita das crianças da pré-escola ao 3º ano, e analisar as produções de texto das crianças do 4º e 5º anos. Foi possível perceber que muitas crianças que ingressaram neste ano no 1º ano do ensino fundamental apresentaram significativos avanços em sua escrita, durante o mês de março. Já algumas crianças do 3º, 4º e 5º anos apresentam certa defasagem na escrita, em virtude de estarem em ensino remoto no ciclo de alfabetização, em virtude da pandemia. Nas duas reuniões, a partir do diagnóstico realizado, foram indicadas pela coordenadora de área algumas estratégias de ensino, para favorecer o avanço da aprendizagem das crianças.

ATIVIDADES DE INTEGRAÇÃO ENTRE BOLSISTAS E CRIANÇAS DO SUBPROJETO ALFABETIZAÇÃO

 

    No mês de março, os bolsistas do Subprojeto Alfabetização planejaram e realizaram atividades de integração com crianças da pré-escola ao 5º ano do ensino fundamental, com o objetivo de aproximá-los uns dos outros e se conhecerem melhor. O princípio que fundamentou o planejamento destas atividades foi a ludicidade, com o intuito de promover momentos de brincadeiras, prazerosos e dinâmicos. Também é importante destacar que foi a primeira atividade elaborada pelos próprios bolsistas e executada pelos mesmos, assumindo a regência de classe nesse momento. Tais atividadesproporcionaram muitos frutos, como a empatia das crianças e o estreitamento dos laços com os bolsistas.