PIBID INSTITUCIONAL UNIPAMPA 2018 | Site de publicações e divulgações do Projeto PIBID-UNIPAMPA 2018 | Página: 33

Pibidianos disponibilizam materiais didáticos com a temática: Diversidade Cultural

Os pibidianos Alecsânder Motta e Letícia Lima disponibilizaram materiais didáticos com a temática: Diversidade Cultural. Os materiais foram desenvolvidos no primeiro semestre de 2019 a partir da intervenção pedagógica feita no PIBID. Os materiais didáticos são relevantes para o processo de aprendizagem do aluno em relação ao tema na sala de aula de Espanhol no Educação Básica.

Div.Cul-Nos.Sen-Aula2-Alecsander, Leticia

Div.Cul-Nos.Sen-Aula3-Alecsander, Leticia

Alunos da 7a série refletem sobre Comunicação Não-Violenta

As discentes de iniciação à docência do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID),  Núcleo Línguas Adicionais: Espanhol e Respectivas Literaturas ministraram aulas em três escolas no segundo semestre de 2018. Uma delas foi a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Professor Miranda. Em aulas de espanhol, as pibidianas Carolina Spillari e Krisley Vargas abordaram conteúdos relacionados à Comunicação Não-Violenta entre os meses de abril a julho de 2019.  Confira a seguir algumas imagens da turma de 7o ano do ensino fundamental, onde ocorreram as aulas.

 

 

Comunicação não-violenta
Aula do dia 18 de junho
Comunicação não-violenta
Em intervenção pedagógica, pidibianas buscaram levar conhecimentos aos alunos de acordo com suas necessidades
Comunicação não violenta na sala de espanhol
Intervenção pedagógica ocorreu entre abril e junho deste ano
Comunicação não violenta na sala de espanhol
Alunos foram estimulados à produção escrita e oral
Comunicação não-violenta na sala de espanhol
Aula de 9 de abril
Comunicação não violenta na sala de espanhol
Pibidiana Carolina Spillari lê em voz alta questões sobre comunicação não violenta em espanhol para os alunos e alunas
Comunicação não-violenta na sala de espanhol
Imagem da aula de 4 de junho
Comunicação não violenta na sala de espanhol
Aluna com necessidades especiais assiste aula de espanhol
Comunicação na sala de espanhol
Inclusão é uma das demandas recebidas pelos pibidianos, que devem preparar materiais adaptados
Comunicação não-violenta na sala de espanhol
Na aula de 16 de abril, pibidiana Krisley Vargas presta auxílio à turma
Comunicação não violenta na sala de espanhol
Uma das atividades envolveu uma música sobre Comunicação não violenta em espanhol que foi reproduzida em tablet e smartphone
Comunicação não violenta na sala de espanhol
Alunos participam de aula de espanhol tendo como pano de fundo a Comunicação não violenta
Comunicação não violenta na sala de espanhol
Pibidiana orienta alunos a como responder os exercícios propostos
Comunicação não violenta na sala de espanhol
Produção escrita foi um dos critérios que balizaram as aulas de espanhol na 7a série do ensino fundamental
Comunicação não violenta na sala de espanhol
Pibidiana aborda Comunicação não violenta na sala de espanhol

Oficina sobre Preservação dos Biomas

Foram aplicadas intervenções com alunos do 8° ano de duas Escolas municipais de Dom Pedrito, Alcides Maia com 15 alunos de idades entre 13 a 16 anos e Dr José Tude de Godoy com 20 alunos com idades entre 13 a 17 anos; este trabalho teve por objetivo identificar a localização dos biomas brasileiros no mapa, bem como características desses biomas, animais, relevo e vegetação. Com propósito de que os alunos se sentissem parte do meio em que vivem podendo assim contribuir com o meio e estimular o pensamento crítico desses alunos. Após a intervenção em sala de aula, os alunos foram dirigidos ao pátio para jogar o jogo da trilha, que tinha por objetivo a preservação dos biomas, a trilha continha perguntas objetivas, reflexivas e algumas informações extras. Seguem imagens da aplicação:

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas

Pibid participa de Formação Pedagógica de professores do Campo

No dia 5 de agosto às 10 horas o grupo de pibidianos do núcleo Ciências da Natureza participou da  formação de professores do campo ( 15 professoras), realizada na Secretaria Municipal de Educação. Os bolsistas  apresentaram o trabalho realizado através do Programa institucional de bolsa de iniciação à docência (PIBID) que tem como tema AS PLANTAS MEDICINAIS DO BIOMA PAMPA E O USO DE JOGOS E TECNOLOGIAS.

A imagem pode conter: 1 pessoa, sentado e área interna

A imagem pode conter: 4 pessoas, pessoas em pé e área interna

Pibid participa da Mostra de Ciências e avalia trabalhos

No dia 15/08, foi realizada a terceira Mostra de Ciências das Escolas Municipais- Professora Isolda Silveira Castilhos, no CTG Herança Paternal.
O evento contemplou 6 Escolas de Educação Infantil com 8 trabalhos, e 9 Escolas de Ensino Fundamental dos anos iniciais com 10 trabalhos e anos finais com 17 trabalhos.  Durante o processo de observação verificou-se a organização dos estudantes, pois os mesmos possuíam identificações com nome, ano e a instituição de ensino, sempre acompanhados de seus professores e equipe diretiva, que estavam auxiliando no decorrer das atividades.
Ressaltamos a desenvoltura dos estudantes no que se refere ao conhecimento abordado em cada trabalho apresentado.
Os trabalhos destaques foram os seguintes:
Corpos que afundam ou flutuam. E.M.E.F Dr José Tude de Godoy.
– Como ver a própria voz. E.M.E.F Alda Seabra.
O relógio do corpo humano. E.M.E.F Alcides Maia. Trabalho baseado em uma atividade desenvolvida no 8º ano pelo pibid “O bioma pampa e plantas medicinais”. Montaram um relógio com as plantas medicinais e o horário mais adequado para fazer os chás e infusões.
A influência da música em nosso cérebro. E.M.E.F Alda Seabra.
Esclerose Múltipla. E.M.E.F Alda Seabra.

 

A imagem pode conter: 1 pessoa, sentado e tocando um instrumento musical

A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé

Participação do Pibid na II MOstra folclórica “Pedacinhos do Sul”

No dia 22 de Agosto se comemora o dia do folclore, e foi dia de visitar a II Mostra folclórica “Pelos caminhos do sul” realizada no Rancho da Praça General Osório. Quem prestigiou  conheceu um pouco da cultura gaúcha, como o uso do lenço com vários tipos de nós e seus significado, uma indumentaria da pilcha gaúcha, além das feiras de artesanatos. Entre eles o bordado de ponto cruz e fita, o crochê, massa de biscuit, o sabão caseiro.  Importante a participação pois estamos trabalhando com a temática Bioma Pampa e já realizamos uma atividade denominada: túnel do pampa, na qual mostramos produtos fabricados com lã de ovelha e na feira também  esta parte da nossa cultura estava contemplada, com os ponchos de lã, tapetes, xergões e casacos.

 

Nenhuma descrição de foto disponível.A imagem pode conter: 1 pessoa, atividades ao ar livre

Integração Pibid e Educação Básia

No dia 24 de agosto , na 1° reunião geral do 2° semestre do ano de 2019,  os pibidianos do núcleo de Ciências da Natureza, receberam e prestigiaram os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Alcides Maia, premiados na Mostra de Ciências Municipal com o trabalho relógio do Corpo Humano. Relataram que o projeto foi desenvolvido depois que o Pibid desenvolveu uma oficina sobre plantas medicinais na escola . O trabalho  “Relógio do Corpo Humano ”  tem como objetivo  conhecer a importância e os benefícios das plantas medicinais para a saúde, bem como seu uso adequado.

  .

Pibid Ciências da Natureza tem artigo publicado em revista

O artigo intitulado: Potencial Formativo do Pibid a partir da avaliação dos egressos, foi publicado na Revista de Iniciação à Docência. O trabalho analisa as contribuições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), considerando o subprojeto “Ciências da Natureza na Formação de Professores” a partir da perspectiva dos egressos.  os dados foram coletados através de um questionário desenvolvido por meio do google forms, respondido por 48 dos 64 bolsistas que passaram pelo programa entre os anos 2014-2017.  A análise dos resultados evidenciou a influência positiva do Pibid na formação dos professores de Ciências, seja pela antecipação do contato dos licenciandos com a escola, seja pelo desenvolvimento de estratégias pedagógicas como oficinas, monitorias e projetos. Destaca-se a importância atribuída pelos bolsistas aos recursos financeiros, tanto para subsidiar os gastos com as atividades desenvolvidas nas escolas, como pela dedicação maior para a graduação.

Acesse o artigo na íntegra no link: http://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/issue/view/353

PIBID – Física acompanha alunos selecionados na Feira de Ciências da Unipampa – Bagé em visita ao Museu de Ciências da PUC – RS

Bolsistas do PIBID – Física acompanha alunos selecionados na VIII – Feira de Ciências da Unipampa Campus Bagé em visita ao Museu de Ciências da PUC em Porto Alegre- RS em 01 de dezembro de 2018. Participaram da visita, em torno de 30 pessoas. Os alunos das escolas de ensino médio e fundamental da rede passaram por pré-seleção nas feiras realizadas, em alguns casos, nas respectivas escolas, em feiras locais (Feican – Feira de Ciências Municipal de Candiota, por exemplo) e na última etapa que foi a Feira de Ciências da Unipampa.

Pibidianos participam do Dia “D”

Bolsistas registram suas discussões em painel.

Bolsistas do Núcleo de Iniciação à Docência Ciências Exatas participaram, no dia 29 de agosto de 2019,  no Instituto Estadual de Educação Dinarte Ribeiro, em Caçapava do Sul, das discussões sobre a implantação da Base Nacional  Comum Curricular (BNCC).

Auditório do IEE DInarte Ribeiro onde aconteceram as discussões coletivas
Inicialmente, foi proposto o estudo das Diretrizes e Bases nacionais e estaduais para o Ensino Fundamental.
O estudo deveria ser apresentado por meio de mapas conceituais e respondendo as seguintes perguntas:
– O que é essencial?
– Quais as palavras-chave?
– O que é importante registrar?
Os pibidianos trabalharam na área de Ciências.
No momento seguinte, cada grupo apresentou seus mapas e houve momentos produtivos de reflexão e análise.
Os pibidianos contribuíram de forma dinâmica com as atividades do Dia D, interagindo com todos os professores da Escola.