2024
1. SILVA, André Luís Silva da; MOURA, Paulo Rogério Garcez de; SOUZA, Mariane Lima de. Theoretical approximations between Sternberg’s Theory of Triarchic Intelligence and Ausubel’s Theory of Meaningful Learning: a proposal for evaluating the emergent learning of the Problematized Experimental Activity (PEA). REnCiMa, São Paulo. v. 15, n. 2, p. 01-27, abr./jun., 2024.
DOI: https://doi.org/10.26843/rencima.v15n2a10
https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/4497
2. RIBAS, Sabrina Nunes; SILVA, André Luís Silva da; TRINDADE, Mirella Branco da. Teoria da Aprendizagem Significativa e avaliação formativa: uma interlocução via indicadores de aprendizagem. Cadernos de Educação, Pelotas. n. 68, 2024.
https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/26087
2023
3. SILVA, André Luís Silva da; MOURA, Paulo Rogério Garcez de; DEL PINO, José Cláudio; RIBAS, Sabrina Nunes. Perspectivas de Utilização de Fundamentos Conceituais e Procedimentais da Teoria da Aprendizagem Significativa no Contexto Escolar (da Química). Revista FOCO. v. 16, n. 12, p. 01-11, 2023.
https://ojs.focopublicacoes.com.br/foco/article/view/4003
4. SILVA, André Luís Silva da; DEL PINO, José Cláudio; MOURA, Paulo Rogério Garcez de; TRINDADE, Mirella Branco da; MORAIS, Francielle Nelsiane Colman de; LINK, Luciana Miranda Serafim. Atividade Experimental Problematizada (AEP): processo de inovação teórico – metodológica voltado ao ensino experimental das ciências. Contribuciones a Las Ciencias Sociales, São José dos Pinhais. v. 16, n. 10, p. 22998-23013, 2023.
DOI: https://doi.org/10.55905/revconv.16n.10-253
https://ojs.revistacontribuciones.com/ojs/index.php/clcs/article/view/2734
5. BARBOSA, Angelo Fernando Melo; RIBEIRO, Joselito Nardy; RIBEIRO, Araceli Verónica Flores Nardy; AZEVEDO, Lilia do Espírito Santo; SILVA, André Luís Silva da; MOURA, Paulo Rogério Garcez de. Atividade Experimental Problematizada (AEP) e Educação Ambiental (EA): presença de metais pesados em aterros sanitários – uma proposta didática. Quím. nova esc. – São Paulo – SP. v. 45, n. 4, p. 283-291, nov. 2023.
DOI: http://dx.doi.org/10.21577/0104-8899.20160348
http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc45-4/06-EQF-32-22.pdf
6. MENEZES, Ionara da Luz; WERLANG, Rafhael Brum; SILVA, André Luís Silva da. Explorando o Sistema Solar: análise da abordagem em livros didáticos. Revista de Produtos Educacionais e Pesquisas em Ensino – REPPE. v. 7, n. 2, p. 296-317, 2023.
https://seer.uenp.edu.br/index.php/reppe/article/view/1348
2022
7. SILVA, André Luís Silva da; MOURA, Paulo Rogério Garcez de; DEL PINO, José Cláudio. ATIVIDADE EXPERIMENTAL PROBLEMATIZADA (AEP): Discussões Pedagógicas e Didáticas de uma Asserção de Sistematização Voltada ao Ensino Experimental das Ciências. Revista Contexto e Educação. v. 37, n. 116, p. 130-144, jan./abr., 2022.
https://www.revistas.unijui.edu.br/index.php/contextoeducacao/article/view/12491
8. FERREIRA, Marcello; SILVA, André Luís Silva da; SILVA FILHO, Olavo Leopoldino da; PORTUGAL, Khalil Oliveira. Atividade Experimental Problematizada (AEP): asserções praxiológicas e pedagógicas ao ensino experimental das ciências. Investigações em Ensino de Ciências. v. 27, n. 1, p. 308-322, 2022.
https://www.if.ufrgs.br/cref/ojs/index.php/ienci/article/view/2676
9. GARCIA, Lucimara Beatriz; VERISSIMO, Ana Carolina Brandão; BUSSMANN, Tanise Brandão; SILVA, André Luís Silva da. Propostas pedagógicas do Rio Grande do Sul e a Teoria da Aprendizagem Significativa: correspondências encontradas. Revista Educação. Porto Alegre, v. 45, n. 1, p. 01-12, jan./dez. 2022.
https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/37789
10. FERREIRA, Marcello; SILVA, André Luís Silva da; SILVA FILHO, Olavo Leopoldino da; POLITO, Antony Marco Mota; CARVALHO, Cleonice de Ávila. Relação entre teorias de aprendizagem e teorias de educação exemplificada pela tecnologia educacional da pesquisa investigativa. Revista Educação. Porto Alegre, v. 45, n. 1, p. 01-16, jan./dez. 2022.
DOI: https://doi.org/10.15448/1981-2582.2022.1.38133
https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/38133
11. FERREIRA, Marcello; SILVA, André Luís Silva da; SILVA FILHO, Olavo Leopoldino da. Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS) e Ensino de Ciências Pela Pesquisa (ECP): Interfaces a Partir de uma Revisão Narrativa de Literatura. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências. v. 22, p. 01-28, 2022.
https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/39001/31835
12. FERREIRA, Marcello; SILVA, André Luís Silva da; SILVA FILHO, Olavo Leopoldino da. Meaningful Learning Theory and Science Teaching Through Research: Interfaces From a Narrative Literature Review. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências. v. 22, p. 01-28, 2022.
https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/41847/31838
13. REZENDE, Marco Antônio Rodrigues; SILVA FILHO, Olavo Leopoldino da; FERREIRA, Marcello; SILVA, André Luís Silva da. Abordagem investigativa sobre pilhas e baterias. PHISICAE ORGANUM. v. 8, n. 1, p. 77-88, 2022.
https://periodicos.unb.br/index.php/physicae/article/view/42818
2021
14. SILVA, André Luís Silva da; MACHADO, Aniele Valdez. Programa Conexões Universidade – Escola: cenários e contextos de uma aprendizagem significativa em Química. Revista EXTENSIO. v. 18, n. 38, p. 141-160, 2021.
https://periodicos.ufsc.br/index.php/extensio/article/view/75762
15. SILVA, André Luís Silva da; CORRÊA, Ana Paula Souza. Percepção Ambiental da geodiversidade de Caçapava do Sul/RS: uma proposta didático – pedagógica voltada ao ensino das Ciências. Di@logus: Revista do Programa de Pós-Graduação em Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social – UNICRUZ. v. 10, n. 1, p. 67-81, 2021.
DOI: https://doi.org/10.33053/dialogus.v10i1.439
https://revistaeletronica.unicruz.edu.br/index.php/dialogus/article/view/439
16. SILVA, André Luís Silva da; MOURA, Paulo Rogério Garcez de; DEL PINO, José Cláudio. Formação Continuada de Professores em cenários brasileiro e português: procedências e qualificadores da Atividade Experimental Problematizada (AEP). VIDYA. n. 2, p. 201-217, jul./dez. 2021.
DOI: https://doi.org/10.37781/vidya.v41i2.3815
https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/3815
17. SILVA, André Luís Silva da; CARVALHO, Cleonice de Ávila. Histórico de participação do Curso Técnico em Química do IEE Professor Annes Dias na Mostra de Ensino Profissional (MEP): 2008-2018. Di@logus: Revista do Programa de Pós-Graduação em Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social – UNICRUZ. v. 10, n. 2, p. 27-38, 2021.
DOI: https://doi.org/10.33053/dialogus.v10i2.570
https://revistaeletronica.unicruz.edu.br/index.php/dialogus/article/view/570
2020
18. CORRÊA, Ana Paula Souza; SILVA, André Luís Silva da; CARVALHO, Cleonice de Ávila. Proposta didática ao Ensino de Ciências subsidiada por conceitos/princípios da Alfabetização Científica: o caso do patrimônio geológico de Caçapava do Sul/RS. Revista GEONORTE. v. 11, n. 37, p. 97-114, 2020.
DOI: https://doi.org/10.21170/geonorte.2020.V.11.N.37.97.114
https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/revista-geonorte/article/view/7455
2019
19. MOREIRA, Jackeline da Rosa; SILVA, André Luís Silva da; MOURA, Paulo Rogerio Garcez de; DEL PINO, José Cláudio. Potencialidade de um plano de ensino pautado na Atividade Experimental Problematizada (AEP) à Alfabetização Científica em Química. Experiências em Ensino de Ciências. v. 14, n. 2, p. 558-581, 2019.
https://fisica.ufmt.br/eenciojs/index.php/eenci/article/view/180
20. MACHADO, Aniele Valdez; SILVA, André Luís Silva da; CARVALHO, Cleonice de Ávila. Inserção da História e Epistemologia da Ciência no Ensino de Química na Educação Básica: perspectivas de uma aprendizagem significativa. Aprendizagem Significativa em revista. v. 9, n. 1, p. 65-84, 2019.
http://www.if.ufrgs.br/asr/artigos/Artigo_ID163/v9_n1_a2019.pdf
2018
21. SILVA, André Luís Silva da; MACHADO, Aniele Valdez. Proposta didádico – pedagógica ao Ensino de Química à luz de uma relação processual entre Aprendizagem Significativa, Mapas Conceituais e História da Ciência. Di@logus: Revista do Programa de Pós-Graduação em Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social – UNICRUZ. v. 7, n. 2, p. 63-78, 2018.
http://revistaeletronica.unicruz.edu.br/index.php/Revista/article/view/6889/1635
22. SILVA, André Luís Silva da; MOURA, Paulo Rogério Garcez de; DEL PINO, José Cláudio. Subsídios pedagógicos e epistemológicos da Atividade Experimental Problematizada (AEP). Revista de Educação, Linguagem e Literatura – REVELLI. v. 10, n. 4, p. 41-66, 2018.
http://www.revista.ueg.br/index.php/revelli/article/view/7568
23. SCHMIDT, Anelise Marlene; SILVA, André Luís Silva da; GOI, Mara Elisângela Jappe. Percepção ambiental da educação básica das águas próximas a atividades mineradoras em Caçapava do Sul/RS. Expressa Extensão – UFPEL. n. 1, p. 50-73, jan./abr. 2018.
DOI: https://doi.org/10.15210/ee.v23i1.12564
https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/expressaextensao/article/view/12564
24. SILVA, André Luís Silva da; MACHADO, Daniane Stock. Identificação de um Tema Gerador freireano a partir do aporte teórico – metodológico da Análise Textual Discursiva (ATD). RevInt: Revista Interdisciplinar de Ensino, Pesquisa e Extensão – UNICRUZ. v. 6, n. 1, p. 411-421, 2018.
http://revistaeletronica.unicruz.edu.br/index.php/eletronica/article/view/6964/pdf_220
25. SILVA, André Luís Silva da; GOI, Mara Elisângela Jappe; ELLENSOHN, Ricardo Machado; MACHADO, Daniane Stock; SILVA, Édila Rosane Alves da; MACHADO, Aniele Valdez; JESUS, Laura Chaves de. Utilização de mapas conceituais como práxis pedagógica em uma oficina de extensão universitária: análise reflexiva. Extensio: Revista Elerônica de Extensão – UFSC. v. 15, n. 31, p. 46-66, 2018.
DOI: https://doi.org/10.5007/1807-0221.2018v15n31p46
https://periodicos.ufsc.br/index.php/extensio/article/view/1807-0221.2018v15n31p46
2017
26. SILVA, André Luís Silva da; MOURA, Paulo Rogério Garcez de; DEL PINO, José Cláudio. Continuum entre aprendizagem mecânica e Aprendizagem Significativa na perspectiva ausubeliana e sua relação ao contexto escolar. Di@logus: Revista do Programa de Pós-Graduação em Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social. v. 6, n. 1, 2017.
https://revistaeletronica.unicruz.edu.br/index.php/dialogus/article/view/160/92
27. SILVA, André Luís Silva da; CARVALHO, Graça Simões de; MOURA, Paulo Rogério Garcez de. Articulação entre Alfabetização Científica, Resolução de Problemas e Pesquisa Orientada e Mapas Conceituais como recursos didáticos qualificadores ao Ensino (de Ciências). RevInt: Revista Interdisciplinar de Ensino, Pesquisa e Extensão. v. 4, n. 1, 2017.
https://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/45218
28. SILVA, André Luís Silva da; BAIOTTO, Cléia Rosane; COCCO, Izabel Rubin. A pesquisa como um princípio pedagógico de aprendizagem, segundo perspectivas em pesquisa-ação de Thiollent. Di@logus: Revista do Programa de Pós-Graduação em Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social. v. 3, n. 6, 2017.
https://revistaeletronica.unicruz.edu.br/index.php/dialogus/article/view/162/94
29. SILVA, André Luís Silva da; MOURA, Paulo Rogério Garcez de; DEL PINO, José Cláudio. Atividade Experimental Problematizada (AEP) como uma estratégia pedagógica para o Ensino de Ciências: aportes teóricos, metodológicos e exemplificação. Experiências em Ensino de Ciências. v. 12, n. 5, 2017.
https://fisica.ufmt.br/eenciojs/index.php/eenci/article/view/646
2016
30. SILVA, Édila Rosane Alves da; SILVA, André Luís Silva da; MOURA, Paulo Rogério Garcez de; COCCO, Izabel Rubin. Relação entre concepções teóricas e aplicações metodológicas da pesquisa no ambiente escolar de professores da educação básica de ensino. REDEQUIM: Revista Debates em Ensino de Química. v. 2, n. 1, 2016.
https://www.journals.ufrpe.br/index.php/REDEQUIM/article/view/1281
2015
31. FERREIRA, Marcello; SILVA, André Luís Silva da. Análise de tecnologias educacionais em um curso de licenciaturas interdisciplinares e integradas. Revista pesquisa e debate em educação. v. 5, n. 1, 2015.
https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31966