Aprendendo a aprender: tópicos sobre a Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel

10 de maio de 2023

Semana Acadêmica Integrada – Campus Caçapava do Sul – Unipampa

Palestra proferida pelo Prof. Dr. André Luís Silva da Silva

A Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel propõe que a aprendizagem é mais efetiva e duradoura quando:

  • conhecimentos novos são relacionados com conhecimentos prévios;

  • há estímulo de reflexão e percepção própria sobre o assunto em estudo;

  • propiciam-se condições para desenvolvimento de raciocínio lógico;

  • promove-se a proatividade do aluno em seu processo de aprendizagem.

A teoria está intensamente vinculada à prática de sala de aula, pois valoriza a participação ativa do aluno na construção do conhecimento, conferindo ao professor um papel de facilitador da aprendizagem, e não de provedor de conhecimento.

A revolução da educação: como a IA está transformando a maneira como aprendemos

05 de maio de 2023

Atividade desenvolvida no Campus Caçapava do Sul da Unipampa

Mestrado Profissional em Ensino de Ciências – Seminários Especiais I

Docente Responsável: Prof. Dr. André Luís Silva da Silva

Seminário apresentado pelo Prof. Dr. Rafhael Brum Werlang

A inteligência artificial está revolucionando a educação, proporcionando personalização do ensino e aprendizagem, tornando-a mais efetiva e significativa. Através da utilização adequada da inteligência artificial, é possível observar lacunas de conhecimento e “preenchê-las”, da forma mais apropriada possível. Além disso, é possível personalizar o ensino e a aprendizagem de acordo com as necessidades individuais de cada indivíduo, visto todos aprendermos de modo distinto.

No entanto, essa estratégia deve ser utilizada como uma ferramenta complementar, e não substitutiva. Dessa forma, ela pode agregar muito na melhoria da educação e ser valiosa para os estudantes.

Desvendando a próxima fronteira da educação: a convergência entre Inteligência Artificial e Aprendizagem Significativa

11 de maio de 2023

Evento realizado no campus Caçapava do Sul da Unipampa

Subcomissão de Formação Docente

A revolução da educação através do uso da inteligência artificial tem se tornado cada vez mais frequente em nosso cotidiano, sendo capaz de auxiliar no modo como aprendemos e personalizar o ensino e a aprendizagem significativa de acordo com as necessidades individuais de cada aluno. Contudo, é necessário um conhecimento sólido sobre a teoria da aprendizagem significativa de Ausubel para que o uso da inteligência artificial seja efetivo. Conforme Ausubel, para promover a compreensão profunda e duradoura, são necessários:

  • Conhecimentos prévios sobre o material em estudo;

  • Predisposição por parte do estudante;

  • Capacidade de elaborar percepção própria;

  • Criar significado lógico e coerente para o conteúdo em estudo.

Desse modo, foram abordados métodos para elaborar um ambiente de aprendizagem eficiente e personalizado, de forma a auxiliar o aluno a desenvolver sua aprendizagem, em um domínio psicológico.

Mestrado Profissional em Ensino de Ciências – MPEC – Seminários Especiais II – Tópicos sobre Educação CTS

Atividade vinculada ao Grupo de Pesquisa EnASCi

Linha de Pesquisa: TAS – Teoria da Aprendizagem Significativa

Temática tratada: CTS e aprendizagem das Ciências

Em 09/12/2022

Seminário proposto pela Professora Elenize Nicoletti na componente de Seminários Especiais II, do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Unipampa (campus Bagé/Caçapava do Sul/Dom Pedrito), sob regência dos Professores André Luís Silva da Silva (líder do GP EnASCi) e Paulo Guadagnini.

Seminários Especiais II – MPEC – História da Ciência pelo viés da Experimentação – Paulo Sartori

Atividade vinculada ao Grupo de Pesquisa

Linha de Pesquisa: HEC – História e Epistemologia da Ciência

Temática tratada: História da Ciência e Experimentação

Em 25/11/2022

Seminário apresentado pelo convidado Prof. Dr. Paulo Sartori na componente de Seminários Especiais II, do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Unipampa (campus Bagé/Caçapava do Sul/Dom Pedrito), sob regência dos Professores André Luís Silva da Silva (líder do GP EnASCi) e Paulo Guadagnini.

Seminários Especiais II – MPEC – Experimentos Investigativos – Paula Viéga

Atividade vinculada ao Grupo de Pesquisa

Linha de Pesquisa: HEC – História e Epistemologia da Ciência

Temática tratada: Experimentos Investigativos

Em 18/11/2022

Seminário proposto pela discente Paula Viéga na componente de Seminários Especiais II, do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Unipampa (campus Bagé/Caçapava do Sul/Dom Pedrito), sob regência dos Professores André Luís Silva da Silva (líder do GP EnASCi) e Paulo Guadagnini.

Atualizações em AEP

Universidade Federal do Pampa – Unipampa.

Apresentação ministrada em 28/10/2022, no âmbito da componente curricular Seminários Especiais I do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências.

Defesa de Dissertação – MARCELO DO NASCIMENTO (16/09)

MESTRADO PROFISSIONAL EM QUÍMICA EM REDE NACIONAL ProfQui

PRINCÍPIOS TERMOQUÍMICOS POR MEIO DA ATIVIDADE EXPERIMENTAL PROBLEMATIZADA (AEP): UMA PROPOSTA DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA CRÍTICA

COMISSÃO EXAMINADORA: Drª. Fabiana da Silva Kauark (Instituto Federal do Espírito Santo); Dr. Paulo Rogerio Garcez de Moura (Universidade Federal do Espírito Santo); Dr. André Luís Silva da Silva (Universidade Federal do Pampa) e Prof. Dr. Prof. Dr. Juliano Souza Ribeiro (Instituto Federal do Espírito Santo)

Resumo: O presente trabalho tratou dos princípios da Termoquímica a partir da Aprendizagem Significativa Crítica, com abordagem teórica-metodológica da Atividade Experimental problematizada (AEP), no desenvolvimento de habilidades cognitivas, na perspectiva da Taxonomia de Bloom Revisada (TBR). A pesquisa foi do tipo de pesquisa-intervenção com abordagem qualitativa, utilizando os instrumentos de avaliação dos conhecimentos prévios dos princípios de termoquímica e também da análise fenomenológica sobre Aprendizagem Significativa Crítica nos estudantes da turma da 2ª série da escola de EM estadual “EEEFM Hunney Everest Piovesan”, no munícipio de Cariacica-ES. O tratamento qualitativo dos dados da pesquisa foi realizado por meio do software pNota. Os resultados apresentados demonstraram que os estudantes desenvolveram habilidades cognitivas na aquisição de conhecimento dos princípios da termoquímica em termos de lembrar, entender, aplicar, analisar, avaliar e outros, evidenciando com maior alcance de uma aprendizagem significativa crítica, chegando até o nível da dimensão do processo cognitivo criar de TBR. Foi elaborado um guia didático no formato de e-book sobre os princípios da termoquímica para os docentes de química com a finalidade de desenvolver as habilidades cognitivas nos estudantes de ensino médio.